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Machado de Assis em Linha, Volume: 7, Número: 13, Publicado: 2014
  • Editorial

    Guimarães, Hélio de Seixas; Senna, Marta de; Passos, José Luiz
  • Sir Thomas Browne, Lamb e Machado de Assis Da Tradição Crítica

    Woodbridge, Jr., Benjamin

    Resumo em Português:

    O artigo revela uma alusão a Sir Thomas Browne nas Memórias póstumas de Brás Cubas, propondo conexões entre o texto machadiano e os Ensaios de Elia, de Charles Lamb.

    Resumo em Inglês:

    The article reveals an allusion to Sir Thomas Browne in The Posthumous Memoirs of Bras Cubas, proposing connections between the Machadian text and the Essays of Elia, by Charles Lamb.
  • Machado de Assis, imaginação moral e o romance Articles

    Passos, José Luiz

    Resumo em Português:

    O artigo discute a premissa, dominante na crítica machadiana recente, de que o valor de uma obra literária esteja diretamente relacionado à sua capacidade de prover informações sócio-históricas, argumentando que o conjunto da obra de Machado de Assis mostra uma ambivalência crescente no que se refere a essa equivalência entre vida imaginada e história, e propondo que, nos grandes romances do autor, a principal fonte de uma percepção melancólica do mundo está na consciência de que o gesto de relacionar coisas reais a representações é trama retórica. Para ilustrar a prevalência da imaginação moral nos romances tardios de Machado de Assis, o autor destaca alguns pontos de contato entre Machado e Henry James, contemporâneos e correlatos em suas sensibilidades literárias.

    Resumo em Inglês:

    The article discusses the premise behind binding literary value to the ability a work has to yield socio-historical information, prevalent in recent criticism on Machado de Assis. It argues that the body of Machado's work shows an increasing ambivalence regarding the links between imagined lives and history, thus proposing that in his late writings the matching between things real and things represented is a rhetorical and melancholy gesture of great insight. In order to illustrate the prevalence of moral imagination as object and technique in Machado's late novels, the author highlights a few points of contact between Machado de Assis and Henry James, contemporaries and akin in their literary sensibilities.
  • Relendo Dom Casmurro - hibridismo estético em Capitu Articles

    Carter, Eli

    Resumo em Português:

    Talvez mais conhecido como o diretor do filme Lavoura Arcaica (2001), uma adaptação do romance homônimo de Raduan Nassar, Luiz Fernando Carvalho desenvolveu a maior parte de sua atividade profissional na televisão, onde, além de telenovelas de grande êxito, fez adaptações de obras de Eça de Queirós, Ariano Suassuna, Machado de Assis, Clarice Lispector e Graciliano Ramos. A obra audiovisual de Carvalho o distingue como um dos diretores mais criativos em atividade no Brasil e como o primeiro auteur da televisão brasileira. Em 2008, Carvalho completou Capitu, adaptação de Dom Casmurro (1899), umas das obras-primas de Machado de Assis. Este artigo analisa a criativa releitura que Carvalho faz do romance de Machado e o hibridismo estético que caracteriza Capitu.

    Resumo em Inglês:

    Although perhaps best known for Lavoura Arcaica (2001), an adaptation of Raduan Nassar's 1975 novel, the majority of Luiz Fernando Carvalho's professional activity has been in television, where, in addition to critically acclaimed telenovelas, he has directed adaptations of works by Eça de Queirós, Ariano Suassuna, Machado de Assis, Clarice Lispector, and Graciliano Ramos. Carvalho's audiovisual oeuvre has distinguished him as one of the most creative directors working in Brazil today and as the first full-fledged Brazilian television auteur. In 2008 Carvalho completed Capitu, an adaptation of Machado de Assis's masterpiece, Dom Casmurro (1899). This paper analyzes Carvalho's unique rereading of Machado's novel and the aesthetic hybridity that characterizes Capitu.
  • Objetividade e aventura: Machado de Assis a partir do casmurro Sílvio Romero Artigos

    Aguiar, Maurício Maia

    Resumo em Português:

    Sílvio Romero, o leitor mais severo da obra de Machado de Assis, tornou-se conhecido no pensamento social brasileiro devido ao seu maior equívoco: decretar a irrelevância da obra de Machado. A investigação desse equívoco nos remete diretamente a uma compreensão dos pressupostos teóricos deste importante historiador da literatura, sua aproximação ao positivismo e naturalismo e às diretrizes políticas, estéticas e doutrinárias desenvolvidas pela "Geração de 1870". Deste modo, a crítica literária de Sílvio Romero sobre a obra de Machado de Assis nos permite tanto lançar luz às redes de sociabilidade artística/intelectual no Brasil do final do século XIX, como ainda descrever os modelos de intelectual e artista considerados por ele adequados ou não diante do processo de formação racial brasileira.

    Resumo em Inglês:

    Sílvio Romero, the most severe reader of Machado de Assis, became known in the Brazilian social thought for his biggest mistake: to decry this author's work for its irrelevance. Research on this mistake reveal the influence of positivism and naturalism on this important literary historian’s theoretical assumptions and also the political, aesthetic and doctrinal guidelines developed by the generation of 1870. Indeed, Sílvio Romero’s literary reviews on Machado de Assis provide an understanding of artistic/intellectual sociability in Brazil at the end of the 19th Century and describe the intellectual and artistic roles that he considered appropriate for the Brazilian race-building process.
  • A tradição da sátira menipeia nos romances crepusculares de Machado de Assis Artigos

    Madeira, Wagner Martins

    Resumo em Português:

    Certa crítica literária aponta Memórias póstumas de Brás Cubas como modelo de sátira menipeia na obra de Machado de Assis. O presente estudo procura demonstrar que tal procedimento satírico não foi circunstancial, pois perpassa também os dois últimos romances do escritor, Esaú e Jacó e Memorial de Aires. O conselheiro Aires – protótipo de narrador tal qual concebido no clássico ensaio de Benjamin – permite elucidar, através de sua erudição, que o recurso de citar narrativas antigas tem o propósito de subversão, ao rebaixar as práticas coevas, num Brasil que adotava as ideias liberais, embora persistisse em ser escravocrata. Os sinais, então, são trocados, o "alto" da tradição subjuga o "baixo" contemporâneo, numa demonstração de espírito tomada de segundas intenções.

    Resumo em Inglês:

    Certain literary criticism cites Memórias póstumas de Brás Cubas as a model of Menippean satire in the works of Machado de Assis. The present study aims to demonstrate that such satirical procedure was not circumstantial, as it is also present in the author's last two novels, Esaú e Jacó and Memorial de Aires. Conselheiro Aires – prototypical narrator, as conceived in the classic essay by Benjamin – permits us to elucidate, by means of his extensive knowledge, that citing ancient narratives presents subversion as its purpose, when lowering its contemporary practices, in Brazil, who espoused liberal ideas, even though slavery still existed. Thus exchanging the signs: "high" of tradition subdues the “low” of contemporary in a demonstration filled with spirited second intentions.
  • Experiência em casa e inocência no exterior: o capital social e cultural em Esaú e Jacó de Machado de Assis e The Ambassadors de Henry James Articles

    Beyer, Bethany

    Resumo em Português:

    Este estudo examina dois universos literários criados por Machado de Assis e Henry James. Nos romances Esaú e Jacó (1904) e The Ambassadors (1903), os autores exploram a condição do "embaixador", e nas duas obras os personagens agem como emissários. O conselheiro Aires, Lambert Strether e Sarah Pocock descobrem as complicações dessa função e cada um deles desempenha sua missão de maneira singular e com motivações diferentes. Para esses três indivíduos, o acesso à informação e à sua interpretação torna-se fator decisivo nas suas comissões, na medida em que a informação circula de forma distinta, mas a habilidade de acessá-la e compreendê-la depende do "capital" social e cultural de cada emabaixador, como observado nas teorias de Pierre Bourdieu.

    Resumo em Inglês:

    This study examines two literary worlds fashioned by epic authors Machado de Assis and Henry James. In the novels Esaú e Jacó (1904) and The Ambassadors (1903), the writers explore the theme of ambassadorship. In these two texts, key characters act as emissaries. Councilor Aires, Lambert Strether, and Sarah Pocock discover that ambassadorial service brings with it many complication Each of them fulfills his or her mission in a particular way and does so with difs. fering motives. For these three individuals, access to and interpretation of information becomes decisive in fulfilling their respective commissions. This information circulates in distinct ways, yet the ability to access and understand the information depends on each ambassador's social and cultural "capital", as can be seen in the theories of Pierre Bourdieu.
  • Aprendizagem da dissimulação no conto machadiano" Ponto de vista (Quem desdenha)" Artigos

    Teles, Ana Carolina Sá

    Resumo em Português:

    Este artigo propõe uma leitura do conto "Ponto de vista (Quem desdenha)", que é o último do livro Histórias da meia-noite (1873), de Machado de Assis. A presente abordagem dialoga com críticos que consideraram como aspectos relevantes da obra machadiana o desenvolvimento das motivações morais dos personagens, a imaginação deles, a maneira como dissimulam e a forma como se constituem subjetivamente. Tem-se em mente investigar as motivações de Raquel e como elas são relevantes para a constituição subjetiva da personagem.

    Resumo em Inglês:

    This essay offers a view on the short story "Ponto de vista (Quem desdenha)", which is the last title in Machado de Assis' book Histórias da meia-noite (1873). The present approach refers to critics who have considered major aspects of Machado de Assis' works, including the ones that follow: the characters development of moral motivation; their imagination; the way they mask themselves; and how they are composed as subjects. It is aimed at investigating the motivations of the character Raquel and how they are relevant to her subjective constitution.
  • Resenha de Machado de Assis: crítica literária e textos diversos Resenhas

    Vieira, Anco Márcio Tenório
  • Resenha de The Alienist and other stories of nineteenth-century Brazil, de John Chasteen Book Reviews

    Goméz, Isabel C.
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