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Machado de Assis em Linha, Volume: 13, Número: 30, Publicado: 2020
  • Poesia e juventude em Machado de Assis Editorial

    GUIMARÃES, HÉLIO DE SEIXAS
  • "OS BRAÇOS DE DONA SEVERINA" Da Tradição Crítica

    IVO, LÊDO; Diego, Marcelo

    Resumo em Português:

    Resumo Em artigo de 1963, o poeta, ficcionista e também ensaísta Lêdo Ivo analisa o conto "Uns braços", de Machado de Assis, relacionando-o com outros contos do escritor, em particular, com "Missa do galo". Observa, nesse conjunto, a representação da esfera do imaginário e o papel desempenhado pelo imaginário no jogo do erotismo. Ao fim, Ivo propõe "o drama do espírito faminto de absoluto" como temática privilegiada pela ficção machadiana.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In a 1963 article, poet, fictionist and essayist Lêdo Ivo analysed Machado de Assis's short story "Her Arms" and related it to other short stories written by the author, namely "Midnight Mass." In this grouping he notes the representation of the sphere of the imaginary and the role it plays in the game of eroticism. Ivo concludes by proposing "the drama of the spirit that craves the absolute" as a Machadian hobby horse.
  • DIÁLOGO ENTRECORTADO: MACHADO DE ASSIS, A LÍNGUA E A POESIA HISPANO-AMERICANA Artigos

    ROCCA, PABLO

    Resumo em Português:

    Resumo Entre 1863 e 1872, quando tinha uma grande preocupação com a poesia, Machado de Assis tentou aproximar-se dos poetas da América Hispânica, na atividade crítica jornalística. De alguns poetas chegou a receber os livros, mas os que estavam próximos, os diplomatas que viviam no Rio de Janeiro, foram os que receberam mais atenção do crítico. Vivia-se o tempo do Romantismo e apenas um poema foi traduzido pelo jovem Machado. Este artigo se ocupa deste assunto, a partir do conceito de "assincronia complementar", derivado do "anacronismo deliberado", de Borges, e procura examinar o peso que a polêmica entre língua literária americana e língua literária espanhola teve nas ideias estéticas do próprio Machado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Between 1863 and 1872, Machado was greatly preoccupied with poetry, and tried to establish relationships with poets from Hispanic America through his work as a critic in the press. He received books directly from some authors, but the poets who were closer, diplomats in Rio de Janeiro, received most of his attention. Romanticism in full-swing, the young Machado translated a few of these poems. This article addresses this subject through the concept of "complementary asynchrony", derived from Borges's idea of "deliberate anachronism," and seeks to examine how the controversy between American and Spanish literary languages came to bear upon Machado's own aesthetic ideas.
  • A HISTÓRIA DE FRANCISCO GONÇALVES BRAGA: O PRIMEIRO MESTRE DE MACHADO DE ASSIS Artigos

    MARQUES, WILTON JOSÉ

    Resumo em Português:

    Resumo Considerado o "primeiro mestre" de Machado de Assis, o poeta português Francisco Gonçalves Braga (1836-1860) é um ilustre desconhecido nas literaturas brasileira e portuguesa. Dessa forma, o artigo mostra aspectos da vida literária de Gonçalves Braga, sobretudo nos seis anos em que viveu no Rio de Janeiro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Considered the "first master" of Machado de Assis, the Portuguese poet Francisco Gonçalves Braga (1836-1860) is an illustrious unknown in Brazilian and Portuguese literatures. Thus, the article shows aspects of Gonçalves Braga's literary life, especially during the six years he lived in Rio de Janeiro.
  • UM CASO DE LEGITIMAÇÃO: TEIXEIRA E SOUSA POR MACHADO DE ASSIS (E PAULA BRITO) Artigos

    RODRIGUES, CRISTIANE NASCIMENTO

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo analisa uma tentativa de legitimação do poeta Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa por Machado de Assis e seu editor Francisco de Paula Brito. Através do poema "O gênio adormecido", publicado na Marmota Fluminense em 1855, o então jovem poeta recolocou o nome de Teixeira e Sousa em circulação, dando evidência ao poema épico A Independência do Brasil, publicado em 1847 (Tomo I) e 1855 (Tomo II) por Paula Brito. Machado, assim como outros colaboradores do periódico, provavelmente escrevia de acordo com a mente do editor, compondo versos que, além de consagrar um mestre ou amigo, colocavam novamente seu nome em circulação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyzes Machado de Assis and his editor Francisco de Paula Brito's attempts to legitimize the poet Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa. By writing the poem, "O gênio adormecido" (The Sleeping Genius), published in Marmota Fluminense in 1855, Machado put the name of Teixeira e Sousa back into circulation and foregrounded the epic poem, A Independência do Brasil (The Independence of Brazil), published in 1847 (Tome I) and 1855 (Tome II) by Paula Brito. Machado, like other collaborators at the newspaper, probably wrote in alignment with the editor, composing verses that, in addition to consecrating a master or friend, put his own name in circulation.
  • SOBRE AMOR E "FRIA ELEIÇÃO DO ESPÍRITO": UMA ABORDAGEM ACERCA DA TEMÁTICA DO CASAMENTO NO ROMANCE-FOLHETIM A MÃO E A LUVA (1874), DE MACHADO DE ASSIS, ATRAVÉS DAS PÁGINAS DA IMPRENSA OITOCENTISTA Artigos

    SALVAIA, PRISCILA

    Resumo em Português:

    Resumo Publicado originalmente em 1874, no periódico O Globo, o romance-folhetim A mão e a luva, de Machado de Assis, traz como protagonista a órfã Guiomar, que, caracterizada por certa frieza de espírito e por um tino de ambição indisfarçável, terminaria por ser acolhida/introjetada em uma nova classe social mais abastada graças aos artifícios do favor. Contudo, e diligentemente, a personagem recorreria ao enlace matrimonial - em termos pouco passionais e socialmente mais equânimes - para livrar-se da ascendência exercida pela família patriarcal. Sendo assim, e cientes dos paradigmas liberais associados à modernidade que se prenunciava, buscaremos identificar as intersecções discursivas estabelecidas entre a narrativa e o seu suporte midiático original, especialmente no que concerne ao tema da condição feminina à época.

    Resumo em Inglês:

    Abstract First published in 1874 in O Globo, as a serial novel, A mão e a luva [The Hand and the Glove], by Machado de Assis, portrays its main character, Guiomar the orphan, as being somewhat coldhearted and unabashedly ambitious, a woman who would end up being embraced by a new, wealthier social class thanks to favors. However, and diligently, Guiomar would resort to the bond of marriage - in less romantic, but more socially equanimous terms - to rid herself of the patriarchal family's influence. Aware of the liberal paradigms associated with the emergent modernity, we thus seek to identify the discursive intersections established between the story and its original media support, particularly as it regards the condition of women at the time.
  • O LUGAR DAS IDEIAS LIBERAIS NAS MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS Artigos

    COUTO, ELVIS PAULO

    Resumo em Português:

    Resumo Em seu conhecido livro Um mestre na periferia do capitalismo, Roberto Schwarz mostra que o princípio formal predominante do romance Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis - a volubilidade do narrador em primeira pessoa -, foi criado com vistas a expor crítica e ironicamente a aclimatação do liberalismo no Brasil. Este artigo, além de questionar a implicação sociológica desse argumento, visa a discutir a representação das ideias liberais no romance machadiano sob a perspectiva que salienta o triunfo do liberalismo no plano da imaginação literária.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In his well-known book, A Master on the Periphery of Capitalism, Roberto Schwarz shows that the predominant formal principle, the volubility of the first-person narrator, in Machado de Assis's The Posthumous Memoirs of Brás Cubas was created to critically and ironically expose how Brazil was acclimating to liberalism. In addition to questioning the sociological implication of this argument, this paper aims to discuss the representation of liberal ideas in Machado's novel from the perspective that underlines the triumph of liberalism in the literary imagination.
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