EDITORIAL FAREWELL GUIMARÃES, HÉLIO DE SEIXAS GRANJA, LÚCIA SENNA, MARTA DE MONTEIRO, PEDRO MEIRA |
Artigo THE HIDDEN OF THE APPARENT: THE TEXT-MUSIC RELATIONSHIP PRESENT IN THE BRAZILIAN ART SONG CORAÇÃO TRISTE [SAD HEART], BY ALBERTO NEPOMUCENO, COMPOSED TO VERSES BY MACHADO DE ASSIS SANTOS, MAURO CAMILO DE CHANTAL PEIXOTO, MELINA DE LIMA OLIVEIRA, VITOR DUTRA Abstract in Portuguese: Resumo Este artigo investiga a presença de relações texto-música na canção brasileira de câmara Coração triste, para canto e piano, de Alberto Nepomuceno, sobre versos de Machado de Assis, e disponibiliza dados acerca da união de poeta e compositor a partir do olhar de estudiosos da canção nacional. Voltado para leitores distantes da linguagem musical e tendo como referência as obras Guidelines for Style Analysis, de LaRue (1992), e Curso de Formas Musicales, de Zamacois (1994), este estudo dispõe dados do processo criativo conhecido como relação texto-música, presente na música ocidental desde seus primórdios, cujos reflexos permanecem através dos séculos até a atualidade. Completa este estudo a disponibilização de uma interpretação dessa canção, por dois dos autores deste estudo.Abstract in English: Abstract This article investigates the presence of text-music relationships in the Brazilian Art Song Coração triste [Sad Heart], for voice and piano, by Alberto Nepomuceno, on verses by Machado de Assis, and provides data about the union of poet and composer from the perspective of scholars of the Brazilian Art Song. Aimed at readers distant from the musical language and taking as reference the works Guidelines for Style Analysis, by LaRue (1992), and Curso de Formas Musicales, by Zamacois (1994), this study provides data on the creative process known as the text-music relationship, present in western music since its beginnings, whose reflections remain throughout the centuries until today. This study is completed by the availability of an interpretation of this Art Song, by two of the authors of this study. |
Artigo CARPEAUX, READER OF MACHADO ROSA, ANDRÉ Abstract in Portuguese: Resumo Quando partiu rumo ao Brasil, em setembro de 1939, o intelectual austro-brasileiro Otto Maria Carpeaux fez o seu primeiro contato com a literatura brasileira por meio de um texto de Machado de Assis. Com esse primeiro contato, que se deu com uma tradução francesa, Carpeaux percebeu que valeria a pena aprender a língua portuguesa. Desde então, a sua relação com o Bruxo do Cosme Velho - como foi apelidado o autor de Dom Casmurro - e com a cultura brasileira tornou-se cada vez mais profunda. Carpeaux dedicou alguns ensaios à obra de Machado de Assis, entre os quais uma análise original de Memórias póstumas de Brás Cubas e um ensaio que se propunha a rebater as críticas pretensamente marxistas feitas por Octávio Brandão à obra machadiana. Diante desse corpus, este artigo se propõe a analisar os ensaios de Otto Maria Carpeaux dedicados a Machado de Assis, bem como contextualizar a importância do escritor brasileiro para as discussões literárias que se colocavam naquele momento, sobretudo do ponto de vista da análise sociológica.Abstract in English: Abstract When he set off for Brazil in September 1939, the Austro-Brazilian intellectual Otto Maria Carpeaux had his first contact with Brazilian literature through a text by Machado de Assis. With this initial contact, which occurred through a French translation, Carpeaux realized that it would be worthwhile to learn the Portuguese language. Since then, his relationship with the "Wizard of Cosme Velho" - the nickname for the author of "Dom Casmurro" - and Brazilian culture became increasingly profound. Carpeaux dedicated several essays to Machado de Assis' work, including an original analysis of "Memórias póstumas de Brás Cubas" and an essay aimed at refuting the supposedly Marxist criticisms made by Octávio Brandão of Machado's work. In light of this body of work, this article aims to analyze Otto Maria Carpeaux's essays dedicated to Machado de Assis, as well as to contextualize the importance of the Brazilian writer for the literary discussions of that time, especially from the perspective of sociological analysis. |
Artigo REPRESSED SPEECH AND OVERFLOWING LOVE: LOVE AND FRIENDSHIP IN MACHADO DE ASSIS SILVA, ANDRÉ LUIZ BARROS DA Abstract in Portuguese: Resumo: Investigamos como Machado de Assis, no conto "Pílades e Orestes", propõe um modo singular de figurar a fala represada como signo ou sintoma da amizade e do amor, tanto no âmbito do personagem como no da forma narrativa. Tentamos mostrar como a postura do personagem Quintanilha pode ser entendida como inversão de papéis sexuais e familiares e como figuração da neurose histérica, em chave psicanalítica. Para tanto, comparamos o conto não apenas com os dois últimos romances de Machado, mas também com tragédias gregas que figuram o mito, além de dois contos da França do século XVIII, de Diderot e de Saint-Lambert.Abstract in English: Abstract: We investigated how Machado de Assis, in the short story "Pílades e Orestes", proposes a unique way of representing repressed speech as a sign or symptom of friendship and love both at the level of the character and the narrative form. We try to show how the posture of the character Quintanilha can be understood both as an inversion of sexual and family roles, and as a representation of hysterical neurosis, in a psychoanalytic key. To do so, we compared the short story both with Machado's last two novels, as well as with Greek tragedies that feature the myth, in addition to two short stories from 18th century France, by Diderot and Saint-Lambert. |
Dossiê: Machado de Assis, a escravidão e a questão racial MACHADO BLACK AND BLUR: THE AUTHOR’S RACIALIZATION MONTEIRO, PEDRO MEIRA Abstract in Portuguese: Resumo: Atentando para a construção das imagens do autor ao longo do tempo, proponho a inadequação dos procedimentos que pretendem resgatar o “verdadeiro Machado de Assis”. Por meio da discussão de certos passos da fortuna crítica passada e atual, de fotografias, anúncios e de um filme recente, sugiro o alinhamento da perspectiva machadiana às propostas de Fred Moten sobre a natureza oscilante da luta negra, e de Eduardo de Assis Duarte sobre o tratamento indireto da história por Machado.Abstract in English: Abstract: Paying attention to the construction of the images of the author over time, I propose the inadequacy of the procedures that intend to rescue the “real Machado de Assis’. By discussing certain strides in the criticism, photographs, posts, and a recent film, I connect the Machadian perspective with Fred Moten’s propositions on the oscillating nature of the Black struggle, and Eduardo de Assis Duarte’s propositions on Machado’s indirect treatment of history. |
Dossiê: Machado de Assis, a escravidão e a questão racial THE BLACK SERVANT'S INSTINCT AND THE BLACK BOY'S TRIUMPH: (ANOTHER) READING OF "O ALIENISTA" BRAGA-PINTO, CÉSAR Abstract in Portuguese: Resumo O artigo propõe uma leitura do conto/novela "O Alienista" levando em conta a questão da escravidão e da negritude. Primeiro, discute a forma como a questão é incluída ou excluída das obras de alguns dos grandes nomes da crítica machadiana e, em particular, das interpretações da novela. Depois, chama a atenção para uma cena em que aparecem uma "mucama" e um "moleque", associando-a ao contexto da revista em que a novela foi publicada.Abstract in English: Abstract This article proposes a reading of the story/novella "The Alienist" taking into consideration the issue of slavery and blackness. First, it discusses the way in which the theme is included or excluded from the works of some of the most renown critics of Machado and, in particular, from their interpretations of the story. Then, it calls attention to passage with two black characters, and associates it with the context of the magazine in which it was published. |
Dossiê: Machado de Assis, a escravidão e a questão racial MACHADO DE ASSIS, AFROPESSIMIST: A HERMENEUTIC POSSIBILITY? SAMYN, HENRIQUE MARQUES Abstract in Portuguese: Resumo Este ensaio investiga possibilidades de leitura da produção literária de Machado de Assis desde uma perspectiva Afropessimista. Em contraposição ao entendimento convencional do pessimismo presente na obra de Machado, ressaltado no trabalho de críticos como Sílvio Romero, Alcides Maya e Alfredo Pujol, sugere-se que o Afropessimismo oferece subsídios para uma compreensão do olhar radicalizado de Machado de Assis sobre as consequências da escravidão para a sociedade brasileira. Desde essa perspectiva, apresentam-se alguns apontamentos iniciais de leitura sobre os contos "Mariana" (1871) e "Pai contra mãe" (1906).Abstract in English: Abstract The paper inquires about interpretations of Machado de Assis's literary production from an Afropessimist perspective. In contrast to the conventional understanding of pessimism present in Machado de Assis's writings, in the works of critics such as Sílvio Romero, Alcides Maya and Alfredo Pujol, the paper suggests that Afropessimism offers support for an understanding of Machado de Assis's radicalized view of the consequences of slavery for Brazilian society, presenting some remarks on the short stories "Mariana" (1871) and "Pai contra mãe" (1906). |
Dossiê: Machado de Assis, a escravidão e a questão racial POTIRA E SABINA: SLAVERY, GENDER, AND INDIANISM IN THE POETRY OF MACHADO DE ASSIS MUNDIM, LARISSA Abstract in Portuguese: Resumo Autor de personagens femininas aclamadas pelos leitores, Machado de Assis criou mulheres que suscitam o debate de gênero realizado pela crítica literária. Neste artigo, meu objetivo é analisar Potira e Sabina, duas personagens femininas machadianas da coletânea poética Americanas (1875), uma indígena e outra africana, pela ótica das discussões sobre escravidão, raça e gênero no Brasil Imperial. O tema das duas poesias dialoga com o debate acerca da Lei do Ventre Livre (1871), que apontou para o possível fim da escravidão no Brasil - mostrando que o poeta estava afinado com as principais questões oitocentistas em torno dos três temas citados.Abstract in English: Abstract Machado de Assis was the author of female characters who were acclaimed by audiences. These characters have already sparked a gender debate in literary criticism. In this article, my purpose is to analyse two of Machado's female characters from the poetic collection Americanas (1875): Potira and Sabina, the former indigenous and the latter African, through the lens of the debate on slavery, race, and gender in Imperial Brazil. The theme of the two poems dialogues with the debate on the Free Womb Law (1871), a law that pointed towards the possible end of slavery in Brazil - showing that the poet was aligned with the main nineteenth-century debates on gender, race, and slavery. |
Dossiê: Machado de Assis, a escravidão e a questão racial AN UNTRUSTWORTHY NARRATOR: AIRES AND WHITE CORDIALITY IN THE MIDST OF SLAVERY SIEGA, PAULA REGINA VITA, MARIA CONCEIÇÃO Abstract in Portuguese: Resumo Contrapondo as teorias sobre as literaturas afro-brasileira, negro-brasileira e o romance moderno, retomamos as noções de autor implicado, pacto de leitura e leitor desconfiado para indicar na dissimulação machadiana o esvaziamento de poder do leitor idealmente branco. Sugerimos que a teoria do romance moderno europeu é insuficiente para abarcar os procedimentos narrativos de Machado, próprios de uma sociedade cujas relações étnicas se assentam sobre a escravidão. Vendo em Aires o último dos narradores machadianos indignos de confiança, indicamos as bases escravistas da cordialidade do conselheiro em suas anotações sobre a Abolição. Concluímos que o leitor desconfiado, diante do romance machadiano, recupera o pacto de confiança no autor real, cujos artifícios retóricos marcam a indignidade das vozes narrativas de nossas elites.Abstract in English: Abstract Confronting the theories about Afro-Brazilian, Black-Brazilian and modern literatures, we return to the notions of implicated author, reading pact and suspicious reader to indicate that Machadian dissimulation empties the power of the ideally white reader. We suggest that the theory of the modern European novel is insufficient to encompass the Machadian narrative procedures, proper as they are to a society whose ethnic relations are based on slavery. Seeing in Aires the last of Machado's untrustworthy narrators, we indicate the slave bases of the counselor's cordiality, focusing his notes on abolition. We conclude that the suspicious reader, in the face of the Machadian novel, recovers the pact of trust in the real author, whose rhetorical devices mark the indignity of the narrative voices of our elites. |
Dossiê: Machado de Assis, a escravidão e a questão racial MACHADO DE ASSIS AND THE RACIAL ISSUE IN HIS "BONS DIAS!" CHRONICLES TIMBÓ, MARGARIDA PONTES SEIDL, CHRISTIAN GOMES Abstract in Portuguese: Resumo A atemporalidade da literatura machadiana é inegável, pois Machado de Assis trouxe à tona questões emblemáticas quanto ao seu tempo e espaço históricos, situadas na sociedade carioca do século XIX marcada, sobretudo, pelo debate social e político da escravidão que atravessava todas as comunidades à época. O referido autor desenvolveu ácido e pontual senso crítico sobre o tema, abordado mais frequentemente em seus contos e crônicas, ao se utilizar de variados elementos discursivos, estéticos, estilísticos e literários para denunciar o sistema escravocrata presente no Brasil oitocentista. Com isso, este artigo objetiva investigar a questão racial nas crônicas da série "Bons Dias!" (1888-1889), publicadas no jornal carioca Gazeta de Notícias. Busca-se analisar o contexto de produção dos referidos textos sob o olhar da literatura negro-brasileira e compreender a necessidade de aplicação desse conceito à análise contemporânea da produção escrita machadiana. A pesquisa, teórico-bibliográfica e de viés qualitativo, baseou-se nos estudos de Duarte (2009; 2020), Gledson (2006), Chalhoub (2009), Guimarães (2017), entre outros pesquisadores da fortuna crítica machadiana. Para compor o aporte teórico do trabalho, utilizou-se ainda o pensamento dos autores Cuti (2010), Fanon (2008), entre outros que estudam questões étnico-raciais e a literatura negro-brasileira. Os resultados da pesquisa discutem a compreensão do projeto literário elaborado por Machado de Assis, cidadão e autor negro-brasileiro que lutou contra e denunciou, a seu modo, as injustiças de uma nação construída com base na exploração e no genocídio da população negra.Abstract in English: Abstract Machado's literature resonates with contemporary audiences because of its insightful exploration of 19th-century Rio de Janeiro society, particularly its grappling with slavery. Machado de Assis, a key figure of the time, critiqued societal norms sharply through his short stories and chronicles, employing various literary techniques to condemn the pervasive slave system. This article focuses on analyzing how Machado addressed race in his "Bons Dias!" series (1888-1889), published in Rio de Janeiro's Gazeta de Notícias. We aim to understand the production context of these texts within black-Brazilian literature and emphasize the importance of this perspective in contemporary assessments of Machado's work. Our study employs a theoretical and bibliographical approach, drawing on insights from scholars like Duarte (2009; 2020), Gledson (2006), Chalhoub (2009), and Guimarães (2017). We also incorporate perspectives from scholars such as Cuti (2010) and Fanon (2008), who contribute to the discourse on ethnic-racial issues and black-Brazilian literature. Ultimately, our research highlights Machado de Assis's role as a conscientious black-Brazilian author who bravely confronted and exposed the injustices endured by the black population in a nation built on their exploitation and genocide. Machado's writings not only critique societal inequalities but also contribute to the broader struggle for social justice and equality. |
Dossiê Machado de Assis, a escravidão e a questão racial GAZETA DE HOLANDA, IN THE ANTI-SLAVERY FIGHT: COMPLAINTS FROM A VERSE-MAKING CHRONIST SILVA JÚNIOR, FÁBIO DA Abstract in Portuguese: Resumo: Este artigo tem por objetivo o estudo dos elementos satíricos em duas crônicas da série "Gazeta de Holanda", de Machado de Assis, publicada na Gazeta de Notícias . Ambos os textos tiveram como assunto central a escravidão. Assim, também, o teor social é analisado em sua relação com a composição versificada dos dois textos. No primeiro, o escritor tratou de um crime que chocou a sociedade fluminense, em 1886; já no segundo, deu voz a um escravo, que revelou as duras penas de se viver sob a condição de status-liber .Abstract in English: Abstract: This article aims to study the satirical elements in two chronicles from the "Gazeta de Holanda" series, by Machado de Assis, published in Gazeta de Notícias . Both texts dealt with slavery. Thus, the social content is also analysed in its relationship with the versified composition of the two texts. In the first, the writer dealt with a crime that shocked Rio de Janeiro´s society in 1886; in the other, he gave voice to a slave, who revealed the harsh hardships of living under the condition of status-liber. |
Dossiê Machado de Assis, a escravidão e a questão racial NOT ALL CHILDREN MAKE IT: A READING OF THE FIGURATIONS IN THE SHORT STORY "FATHER AGAINST MOTHER", BY MACHADO DE ASSIS (1906) CUNHA, WAGNER PERROTTA Abstract in Portuguese: Resumo: O presente artigo procura investigar as noções de raça, humanidade, maternidade e classe social inseridas no processo de figuração dos personagens do conto "Pai contra mãe", publicado originalmente em Relíquias de casa velha , de 1906, de Machado de Assis. Esta leitura crítica tem como objetivo levantar questões que estreitem ainda mais as relações entre os campos literário e historiográfico. A partir do debate de ideias de autores como Lélia Gonzalez, Frantz Fanon, Roberto Schwarz e Sidney Chalhoub, propõe-se uma análise da interseccionalidade nas leituras dos personagens. Desse modo, a correlação da figuração de Arminda pode ser vista com as muitas mulheres negras escravizadas que sofreram com a violência da branquitude.Abstract in English: Abstract: This article seeks to investigate the notions of race, humanity, motherhood and social class inserted in the process of figuration of de characters in the short story "Father against mother" originally published in Relíquias de casa velha , 1906, by Machado de Assis. This critical reading aims to raise issues that further strengthen the relationships between literary and historiographic fields. Based on the debate of ideas of authors such as Lélia Gonzalez, Frantz Fanon, Roberto Schwarz and Sidney Chalhoub, an analysis of intersectionality in the readings of characters is proposed. In this way, the correlation of Arminda's figuration can be seen with the many enslaved black women who suffered from the violence of whiteness. |
Dossier: Machado de Assis, slavery and racial issues DECODING THE INVISIBLE INK: BLACK READERSHIP OF MACHADO DE ASSIS IN THE PAGES OF GETULINO, O CLARIM D'ALVORADA AND A VOZ DA RAÇA (1923-1933) FLAHERTY-ECHEVERRÍA, SATTY OLIVEIRA, LUCAS AMARAL DE Abstract in Portuguese: Resumo: Este ensaio examina as ressonâncias de Machado de Assis na Imprensa Negra Paulista no início do século XX. Apesar das tentativas de embranquecimento de sua imagem, o texto analisa esforços pioneiros de lê-lo como escritor afro-brasileiro, explorando quatro engajamentos com a obra machadiana nos jornais Getulino (1923-1924), O Clarim d'Alvorada ( 1924 ) e A Voz da Raça ( 1933 ). A partir de um processo de decodificação da "tinta invisível" na escrita de Machado, leitores negros buscaram, por um lado, legitimar seus próprios projetos literários dentro de uma estrutura predominantemente branca e hostil, e, por outro, conferir inteligibilidade à violência antinegra e aos ecos da escravidão no Brasil República.Abstract in English: Abstract: In this essay, we examine the resonance of Machado de Assis in the São Paulo Black Press during the early twentieth century. Despite relentless attempts to whitewash his image, we analyze the pioneering efforts to read Machado as an Afro-Brazilian author through an exploration of four engagements with his oeuvre in the newspapers Getulino (1923-1924) , O Clarim d'Alvorada ( 1924 ), and A Voz da Raça ( 1933 ) . By decoding the "invisible ink" in Machadian writing, the Black readership pursued a dual goal: legitimizing their own literary endeavors within a predominantly White and hostile framework while making historical anti-Black violence and the echoes of slavery in republican Brazil more intelligible. |
Dossier: Machado de Assis, slavery and racial issues FORCING AND FORBIDDING SPEECH: SILENCE AND RACIAL IDENTITY IN "MARIANA" (1871) AND "MARIANA" (1891) JONES, JORDAN B. Abstract in Portuguese: Resumo: Apesar de muitos estudiosos terem notado paralelos entre "Mariana" (1871) e "Mariana" (1891), muitos concluem que são histórias diferentes que, por coincidência, compartilham o mesmo nome. Meu propósito neste artigo é analisar os temas da fala, do silêncio e da identidade racial – com ênfase particular na conexão às duas Marianas – para identificar ressonâncias entre o texto de 1871 e o de 1891. Uso a análise de Flynn, Calvo-González e Souza ( 2013 ) sobre identidade racial em "Pai contra mãe" como modelo, explorando referências à negritude nos dois contos. Ao fazer isso, proponho que, mesmo que Machado pareça ter extraído a negritude do conto de 1871 e escrito o de 1891 de forma monocromática, traços e sugestões significantes de afro-brasilidade permanecem no texto.Abstract in English: Abstract: Though several scholars have noted parallels between "Mariana" (1871) and "Mariana" (1891), many dismiss them as disparate stories that happen to share the same name. My purpose in this article is to analyze the themes of speech, silence, and racial identity—particularly as they pertain to both Marianas—to identify resonances between the 1871 and 1891 texts. I use Flynn, Calvo-González, and Souza's ( 2013 ) reading of racial identity in "Pai contra mãe" as a model, exploring references to blackness in both stories. In doing so I argue that although it may appear that Machado whitewashed the 1871 story into a monochromatic 1891 narrative, significant traces and suggestions of Afro-Brazilianness remain. |
Dossiê: Machado de Assis, a escravidão e a questão racial MACHADO DE ASSIS'S SUBALTERN "EXTRAS" DIXON, PAUL Abstract in Portuguese: Resumo: Em geral, as análises dos personagens afrodescendentes de Machado de Assis têm se concentrado nas referências a protagonistas ou a atores secundários, pessoas que desempenham uma função significativa nos argumentos e na temática dos textos ficcionais. Mas os afro-brasileiros periféricos, normalmente humildes escravos e muitas vezes servidores domésticos, também merecem a atenção dos estudiosos. Tais personagens, que são comparáveis aos "extras" na produção cinematográfica, contribuem com um ar de verossimilhança aos ambientes, quase como se fossem móveis nas salas. Mas, em Machado, também convidam o leitor a extraí-los do segundo plano, para perceber as atitudes injustas dos senhores e as severas assimetrias de uma sociedade escravocrata.Abstract in English: Abstract: In general, the analysis of characters of African descent in Machado de Assis has concentrated on protagonists or secondary actors, persons who play a significant role in the plots or themes of his fictional texts. But more peripheral blacks, normally humble slaves and often domestic servants, also deserve scholars' attention. Such characters, who are comparable to the "extras" appearing in cinematic productions, contribute a sense of realism to the settings, almost as if they were pieces of furniture. But in Machado, they also invite the reader to extract them from the background, in order to perceive the unjust attitudes of their owners, and the severe asymmetries of a slaveholding society. |
Dossiê: Machado de Assis, a escravidão e a questão racial AN ARCADE IN LOCAL COLOR: LOVE AND SLAVERY IN “PRIMAS DE SAPUCAIA!”, BY MACHADO DE ASSIS SOUZA, ANA CLAUDIA FERREIRA MARTINS DE Abstract in Portuguese: Resumo: Este artigo consiste em uma leitura do conto “Primas de Sapucaia!” (1883) de Machado de Assis, a partir de seus artigos “O passado, o presente e o futuro da literatura” (1858) e “Notícia da atual literatura brasileira – Instinto de nacionalidade” (1873). Considerando as observações de Machado de Assis sobre o caráter europeu e a cor local nas letras nacionais e tendo em vista a recorrência da sátira menipeia em sua ficção, buscamos identificar matrizes e investigar os procedimentos do autor na possível recontextualização das arcádias pastoris, em especial a tradição ítalo-ibérica, possivelmente parodiada no conto e enfatizada nos textos críticos, assim como a “cor local”, que supomos abordar questões raciais e a escravidão.Abstract in English: Abstract: This article suggests a reading of the tale “Primas de Sapucaia!” (1883) by Machado de Assis, starting at his articles “The past, the present and the future of literature” (1858) and “News about actual Brazilian literature – nationality’s instinctive” (1873). Taking in account his observations respect European character and local color into the national literature, and considering the recurrences of the satiric menipeia in his fiction, we seek to identify matrices; his procedures to parole the bucolic tradition, especially the Italic-Iberian emphasized in de critic articles, as so the “local color” and it’s possible board of slavery and racial questions. |
Dossiê: Machado de Assis, a escravidão e a questão racial SLAVERY AND CLASS STRUGGLE IN “UM APÓLOGO”, BY MACHADO DE ASSIS: A DISCURSIVE ANALYSIS QUEIROZ, ANESIO MARREIROS Abstract in Portuguese: Resumo: Sob a perspectiva teórico-metodológica da análise do discurso materialista, propõe-se um exercício de análise da obra “Um apólogo”, de Machado de Assis. Nesse ensejo, procura-se explicitar os efeitos de sentido que essa narrativa faz circular na sociedade brasileira da época e compreender como esse(s) modo(s) de compreensão se (re)atualizam, mediante um efeito de memória, na sociedade atual. Pelas análises empreendidas, foi possível observar que o cerne da discussão entre os personagens principais desse apólogo não é a exploração de mão de obra, mas quem teria o papel mais importante na produção. As análises explicitaram, ainda, a (re)produção de uma máxima do discurso capitalista: “o trabalho dignifica o homem”.Abstract in English: Abstract: From the theoretical-methodological perspective of materialist discourse analysis, an analysis exercise of the work “Um apólogo”, by Machado de Assis, is proposed. In this sense, we try to explain the effects of meaning that this narrative circulates in Brazilian society at the time, and understand how this mode(s) of understanding are (re)updated, through a memory effect, in actual society. Through the analyzes employed, it was possible to observe that the core of the discussion between the main characters of this apologue is not an exploitation of labor, but who would have the most important role in production. The analyzes also made clear the (re)production of a maxim of capitalist discourse: “the work dignifies the man”. |
Dossiê: Machado de Assis, a escravidão e a questão racial A DIVE INTO THE “HEART OF DARKNESS”: READING THE HANGING SCENE IN QUINCAS BORBA KAMEDA, ANDRÉ TADAO Abstract in Portuguese: Resumo: O objetivo deste artigo é analisar o episódio do enforcamento de um escravizado, em Quincas Borba (1891), e oferecer uma possível interpretação de seu papel para a compreensão global do romance. A conjunção de capitalismo e escravidão parece operar na passagem em diversos níveis, tanto na subjetividade das personagens como nos tempos e na voz narrativa.Abstract in English: Abstract: The aim of this article is to analyze the hanging episode of a slave in Quincas Borba (1891) and provide a possible interpretation of its role in the overall understanding of the novel. The conjunction of capitalism and slavery appears to operate in the passage on various levels, both in the subjectivity of the characters and in the times and narrative voice. |