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A implementação das cotas raciais nos concursos públicos para o magistério federal: um olhar a partir do Colégio Pedro II

The implementation of racial quotas in public offices for the federal teaching posts: a view from Colégio Pedro II

La implementación de cuotas raciales en concursos públicos para instituciones educativas: una mirada desde el Colégio Pedro II

Resumo

A partir da análise de editais dos concursos para cargos efetivos no magistério do Colégio Pedro II (CPII), no período entre 2014 e 2019, elucidamos os fatores que tornam pouco eficaz a implementação das cotas raciais nos concursos, conforme a Lei nº 12.990/2014, impedindo a presença de um maior quantitativo de pessoas negras no corpo docente da instituição. Com esta pesquisa, concluímos que a maneira como a reserva de vagas é implementada nos concursos do CPII e em outras instituições federais de ensino revela a face do racismo estrutural presente na sociedade brasileira. Para combater a implementação equivocada da Lei nº 12.990/2014, sugerimos que as instituições realizem uma avaliação crítica dos procedimentos adotados para a reserva de vagas às pessoas negras nos concursos para o magistério, de modo que sejam desenvolvidas estratégias para reparar esses desvios e, dessa forma, permitir o engajamento das instituições federais de ensino na luta antirracista.

Palavras-chave:
Lei nº 12.990/2014; Cotas raciais; Concursos públicos; Racismo institucional.

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