Acessibilidade / Reportar erro
Mana, Volume: 9, Número: 1, Publicado: 2003
  • Nota Editorial

  • O "gaucho", o tango, primitivismo e poder na formação da identidade nacional argentina Artigos

    Archetti, Eduardo P.

    Resumo em Português:

    De 1900 a 1930, a Argentina esteve sob o impacto de uma massiva imigração européia que provocou a reconfiguração da identidade nacional. Todavia, o projeto de nação mascara sua heterogeneidade e nega espaço tanto às comunidades que se viram então submersas quanto aos imaginários alternativos que apresenta. O artigo ilustra esse processo particular do prisma do impacto da imageria e vestimenta gaucha no tango. Nesse contexto, ver-se-á que as tradições e vestimentas gauchas constituíram elementos-chave de um revivescimento nacionalista. Procura-se mostar que a conexão entre a imageria e a vestimenta gaucha, teoricamente pertencentes ao passado, abarca também o tango, a música e dança modernas criadas na Argentina nos anos 1880 e 1890 e exportadas para o mundo no início do século XX. O artigo também examina a confluência do nacionalismo argentino com idéias européias de exotismo e primitivismo na definição de um contexto no qual o tango podia ser referido como música e dança gauchas.

    Resumo em Inglês:

    From 1900 to 1930 Argentina was changed under the impact of massive European immigration provoking a remaking of the national identity. However, the project of a nation masks its heterogenity and denies a space both to the communities that become submerged through it and to the alternative imaginaries that it displays. The article is an illustration of these particular processes through the lens of the impact of gaucho imagery and dress in tango. In this context we will see that the gaucho dress and folk traditions were key components of a nationalist revival. The article tries to show that the connection between gaucho imagery and dress, in theory belonging to the past, embraces also tango, the modern dance and music created in Argentina in the 1880s and 1890s and exported to the world at the beginning of the twentieth century. The paper also examines the confluence of nationalism in Argentina with European ideas of exoticism and primitivism in defining an arena in which tango could be referred as gaucho music and dance.
  • O ethos sanjoanense: tradição e mudança em uma "cidade pequena" Artigos

    Caniello, Márcio

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa como o "padrão pessoalizante de relações sociais", arquetípico das chamadas sociedades holistas ou tradicionais, âmago do ethos nacional brasileiro e elemento estruturante da vida coletiva nas "cidades pequenas", reage diante do "processo de individualização" provocado pela expansão do capitalismo e de seus valores dominantes. Tomando como referência o período em que o Brasil passou a se incluir mais vigorosamente sob a "ordem social competitiva" do sistema mundial, o texto reconstitui a história do faccionalismo - uma expressão proeminente do padrão pessoalizante de relações sociais - em uma pequena cidade de Minas Gerais entre o final do século XIX e o final do século XX. O objetivo é relativizar a concepção de que esse processo tenha redundado em uma decaída do estilo de vida tradicional da pequena cidade, mas também rejeitar a idéia de que a tradição se mantém incólume à passagem do tempo, propondo que a dialética entre tradição e mudança explicita "processos de modulação" do ethos local.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes how the 'personalizing pattern of social relations' archetypical of so-called holistic or traditional societies - the core of the Brazilian national ethos and a structuring element of the collective life in 'small towns' - has responded to the 'individualization process' provoked by the expansion of capitalism and its dominant values. Taking as its context the period during which Brazil inserted itself ever more forcibly into the competitive social order of the world system, the text reconstructs the history of factionalism - a prominent expressive feature of the personalizing pattern of social relations - in a small town of Minas Gerais between the ends of the 19th and 20th centuries. The aim is to relativize the conception that this process has led to a decline in the traditional lifestyle of the small town, but also to reject the idea that tradition continues unscathed by the passage of time, proposing instead that the dialectic between tradition and change makes explicit various modulation processes of the local ethos.
  • Ex-cocama: identidades em transformação na Amazônia peruana Artigos

    Gow, Peter

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa a "aculturação", um conceito derivado da antropologia cultural, do ponto de vista da antropologia social. O termo "ex-Cocama" foi cunhado por antropólogos culturais para denotar a suposta perda ou recusa da identidade indígena pelos Cocama da Amazônia peruana, que pareceriam assim representar um caso clássico de "aculturação". Argumento, todavia, que este caso aparentemente clássico é melhor compreendido como mais um exemplo da sociológica indígena amazônica, pois revolve em torno dos temas da semelhança e da diferença, da afinidade potencial e dos processos onomásticos encontrados em outras sociedades indígenas da região. Essa continuidade de estrutura no seio de uma transformação radical levanta pois questões sobre a natureza da história amazônica que foram obscurecidas pelo conceito de aculturação.

    Resumo em Inglês:

    The article analyses ‘acculturation’, a concept deriving from cultural anthropology, from a social anthropological perspective. The term ‘ex-Cocama’ was coined by cultural anthropologists to denote the supposed loss or refusal of an indigenous identity by the Cocama people of Peruvian Amazonia. These people therefore seem to represent a classic case of ‘acculturation’. The article argues, however, that this apparently classical example of acculturation is better understood as yet another example of an indigenous Amazonian sociologic, for it is made out of classical themes of sameness and difference, potential affinity and onomastic processes as other indigenous Amazonian societies. This continuity of structure within radical transformation therefore raises questions about the nature of Amazonian history, questions that have simply been obscured by the very concept of acculturation.
  • Heitor Villa-Lobos e o ambiente artístico parisiense: convertendo-se em um músico brasileiro Artigos

    Guérios, Paulo Renato

    Resumo em Português:

    Este artigo pretende discutir o regime de funcionamento dos fluxos culturais entre um grande centro e um sistema periférico, tomando como exemplo os ambientes musicais da França e do Brasil na década de 20. As trajetórias de vida de dois personagens, o poeta e pintor francês Jean Cocteau e o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, são tomadas como pontos de referência para atingir tal objetivo. A análise do material estudado permite demonstrar como os próprios atores sociais pertencentes à periferia acabam por subordinar-se ao julgamento dos atores sociais do centro, acatando suas definições a respeito dos critérios que definem a validade interna de suas produções.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses how the flux of cultural productions between center and periphery works, taking as an example the field of music production in France and Brazil in the 1920s. The life trajectories of Jean Cocteau, french poet and painter, and Heitor Villa-Lobos, a brazilian composer, are taken as reference for the discussion. It is concluded that the social actors in the periphery tend themselves to accept the opinions and judgements of the social actors in the center, taking for granted their definitions on the criteria that validate their productions.
  • Semelhança e verossimilhança: horizontes da narrativa etnográfica Artigos

    Cabral, João de Pina

    Resumo em Português:

    Este ensaio se desenvolve a partir da noção de que uma condição indispensável para a comunicação é que o emissor e o receptor, por um lado, aceitem que são semelhantes e, por outro, partilhem de um contexto de semelhança. Esta semelhança estabelece os parâmetros de avaliação da mensagem. Assim, a semelhança é condição da verossimilhança. Estas considerações, inspiradas em uma leitura da obra de Donald Davidson, são usadas neste texto para abordar algumas das implicações culturais do fenômeno da tradução (visto à luz do conceito quiniano de "indeterminação"), assim como da prática etnográfica. Como exemplo, recorre-se à proto-etnografia quinhentista de Duarte Barbosa - tornada famosa pela sua descrição dos Nayar.

    Resumo em Inglês:

    This essay starts out from the notion that an indispensable condition for communication is that the sender and receiver (a) accept they are similar, and (b) share a context of similarity. This similarity sets the parameters for the message’s evaluation. Thus similarity is a condition of verisimilitude. Inspired by Donald Davidson’s work, the text makes use of his above ideas as a means of approaching some of the cultural implications of both the phenomenon of translation (seen in the light of the Quinean concept of ‘indeterminacy’) and the practice of ethnography. As an example, the essay turns to Duarte Barbosa’s 16th century proto-ethnography, made famous by his description of the Nayar.
  • Ruído e determinismo: diálogos espinosistas entre antropologia e biologia Conferência/entrevista

    Atlan, Henri
  • Resenhas

    Perrone-Moisés, Beatriz
  • Resenhas

    Merenson, Silvina
  • Destino ímpar: sobre a formação de Florestan Fernandes Resenhas

    Pontes, Heloisa
  • O mundo inacabado: ação e criação em uma cosmologia amazônica Resenhas

    Bonilla, Oiara
  • A cidade das mulheres Resenhas

    Abreu, Regina
  • Resenhas

    Schneider, Jens
  • Resenhas

    Sprandel, Marcia Anita
  • A inconstância da alma selvagem e outros ensaios de antropologia Resenhas

    Almeida, Mauro W. Barbosa de
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS-Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Quinta da Boa Vista s/n - São Cristóvão, 20940-040 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 2568-9642, Fax: +55 21 2254-6695 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistamanappgas@gmail.com