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Mana, Volume: 17, Número: 1, Publicado: 2011
  • Nota dos Editores

    Oliveira, João Pacheco de; Vianna, Adriana; Lopes, José Sergio Leite
  • O Instituto de Antropologia Social (EUA, Brasil e México): um artefato da resposta antropológica ao "esforço de guerra" Artigos

    Faulhaber, Priscila

    Resumo em Português:

    O presente trabalho trata do estabelecimento de escritórios do Instituto de Antropologia Social da Smithsonian Institution (SI) no México e no Brasil. A presença da SI dependia de acordos diplomáticos que requeriam aceitação pelos países hospedeiros. O trabalho focaliza documentos, tais como entrevistas e registros institucionais, analisados segundo a relação entre discursos e práticas envolvidos na resposta antropológica ao esforço de guerra. Tal análise pressupõe um entendimento de conceitos empregados na época como "antropologia aplicada", "estudos de área", "estudos de comunidade" e definições usadas especificamente por antropólogos da SI, como "bem limitado" e "choque cultural". O método comparativo mostra-se relevante para entender o que se passava nos dois países. No México, negociações políticas e outros fatores retardaram a criação do Instituto. No Brasil, o processo envolveu disputas interinstitucionais. O exame dessas interações leva à análise da maneira hierárquica como o Instituto era apresentado.

    Resumo em Inglês:

    This paper examines the establishment of offices of the Smithsonian Institute of Social Anthropology (ISA) in Mexico and Brazil. The Smithsonian's presence depended on diplomatic agreements that required acceptance from the host countries. The article analyzes written documents such as interviews and institutional records to explore the relationship between the discourses and practices involved in the anthropological contribution to the US war effort. This analysis presumes a basic understanding of concepts used at the time, such as 'applied anthropology,' 'area studies' and 'community studies,' as well as definitions specifically used by the Smithsonian's anthropologists, such as 'limited good' and 'culture shock.' The comparative method is relevant to understanding what happened in the two countries. In Mexico, political negotiations and other factors delayed its implantation. In Brazil the process involved inter-institutional disputes. A closer look at these interactions leads to an analysis of the hierarchic interrelationships involved in the creation of the Institute.
  • Além da racionalidade: o estudo das emoções como práticas políticas Artigos

    Álvarez, María Inés Fernández

    Resumo em Português:

    Nos anos recentes, as emoções chamaram a atenção das pesquisas sobre ação coletiva. A partir de uma concepção racional desta última, foi desenvolvida uma visão cognitiva da emoção- baseada em uma tradição ocidental que opõe racional a irracional, mente a corpo, privado a público- segundo a qual as emoções seriam fatores motivacionais. Neste artigo, elaboro uma revisão de parte de meu estudo etnográfico sobre fábricas recuperadas em Buenos Aires para analisar as emoções como práticas políticas. Proponho deslocar o debate sobre a irracionalidade/ racionalidade da ação e introduzir uma compreensão das práticas políticas como experiência encarnada. Com este objetivo, analiso a descrição que as/os trabalhadores/trabalhadores fizeram do momento da ocupação. Esta reconstrução demonstra a importância das emoções para articular a experiência e definir as reivindicações. O processo de construção de demandas implicou uma objetivação desta experiência e, ao mesmo tempo, de exposição pública de certas emoções e sentimentos.

    Resumo em Inglês:

    Emotions have achieved a certain prominence in recent studies of collective action. Based on a rationalist conception of the latter, many of the authors concerned have developed a cognitive view of emotion adhering to a western tradition of thought that divorces the rational from the irrational, mind from body and private from public. Emotions thereby become factors capable of explaining people's motivations in collective actions. In this article I review part of my ethnographic study of recovered factories in Buenos Aires in order to analyze emotions as political practices. I suggest shifting the debate away from irrational/rational action and towards an understanding of political practices as embodied experience. This aim in mind I analyze the workers' descriptions of the moment of occupation. This reconstruction shows us the importance of emotion in articulating the experience and in pursuing their claims. At the same time, the public display of feeling enables the workers to legitimate their demands and garner political support.
  • Palavra de coca e de tabaco como "conhecimento tradicional": cultura, política e desenvolvimento entre os uitoto-murui do rio Caraparaná (CO) Artigos

    Pereira, Edmundo

    Resumo em Português:

    Entre 2000-2001, um debate mobilizou os aldeamentos uitoto-murui do rio Caraparaná tendo como tema a noção de "desenvolvimento". Alguns deles sediaram reuniões entre indígenas (locais e de órgãos de representação política nacional) e não indígenas (técnicos de Estado, de ONGs e militares) na produção de "diagnósticos" e "projetos". Nesse contexto, o aldeamento de San Rafael, em articulação entre seu cacique, Don Ángel Ortiz, e o cabildo local, propõe um projeto baseado nos "conhecimentos" das rodas noturnas de diálogo e consumo ritual da coca (Erythroxylon coca var. ipadu) e do tabaco (Nicotiana tabacum), no conjunto de conhecimentos materiais, simbólicos e ético-morais chamado de "Palavra de Coca e de Tabaco" (jiibina uai diona uai). Este conjunto de "conhecimentos" (do mítico-cosmológico ao médico-terapêutico e as formas de governança) é o resultado das articulações socioculturais vividas pelos grupos indígenas que habitam o interflúvio dos rios Caquetá-Putumayo (que têm a coca e o tabaco como epicentros simbólicos), em especial após a década de 1930, com o fim da escravidão caucheira e do conflito Peru-Colômbia. No calor dos debates, a noção de "desenvolvimento" ganha, então, contornos "indígenas", passando a ser lida e articulada a partir dos "usos e costumes" locais, como demanda a Constituição de 1991. Do mesmo modo, diante das demandas da arena do desenvolvimento, um perfil discreto e acabado do que seja a Palavra de Coca e de Tabaco é também apresentado.

    Resumo em Inglês:

    Throughout 2000 and 2001 the Uitoto-Murui communities of the Cara Paraná River were mobilized by a debate on the notion of 'development.' Meetings were held between the indigenous population (including both local villagers and representatives of national organizations) and the non-indigenous population (government officials, NGOs and the military) to discuss the theme with the aim of producing 'diagnoses' and 'projects.' As part of this context, the San Rafael village- led by cacique Don Ángel Ortiz and the local cabildo or council- proposed a project based on the 'knowledge' acquired from nightly rounds of dialogue and ritual consumption of coca and tobacco, culminating in a corpus of symbolic, ethico-moral and material knowledge denominated 'The Word of Coca and Tobacco' (jiibina uai diona uai). This body of knowledge (spanning from the mytho-cosmological to the medicinal-therapeutic and including forms of governance) can be traced to the sociocultural configurations lived through by indigenous peoples from the region between the Caquetá and Putumayo rivers (whose symbolic epicentres are coca and tobacco), especially after the 1930s with the end of the Colombia-Peru War and the debt-bondage system associated with the rubber trade. In the heat of the debates, the notion of 'development' therefore acquired 'indigenous' contours, becoming read and articulated on the basis of local 'uses and customs,' as indeed required by Colombia's 1991 Constitution. Likewise, in response to the demands made from the development area, a concise outline of 'The Word of Coca and Tobacco' was also presented.
  • Fazendo guanxi: dádivas, etiquetas e emoções na economia da China pós-Mao Artigos

    Pinheiro-Machado, Rosana

    Resumo em Português:

    Este artigo trata da importância das redes de relações pessoais no processo de abertura para a economia de mercado da China contemporânea. O sistema de guanxi, que significa conexões interpessoais de ajuda mútua, ao invés de desaparecer ao longo da reforma econômica, fortaleceu-se sobremaneira, constituindo-se como elemento êmico crucial para o desenvolvimento de negócios nas mais diversas esferas econômicas, locais e globais. Esse modo sui generis entrelaça autoridades do Estado e empresários, que são as novas elites do país, e atualiza antigos cerimoniais de dádivas. À luz do método etnográfico, discuto esse tema, apresentando três casos que representam meu processo de formação de guanxi durante trabalho de campo na Província de Guangdong.

    Resumo em Inglês:

    The article discusses the importance of personal networks in opening up the contemporary Chinese economy to market forces. Instead of disappearing in the process of economic reform, the system of guanxi- a word signifying interpersonal connections based on mutual help- has actually strengthened hugely, becoming a crucial emic element in the development of business among the most diverse economic spheres, both local and global. This sui generis mode brings together authorities and business people- who form the country's new elite- and reproduces traditional gift ceremonies in new ways. Using an ethnographic methodology, zI discuss the topic through the presentation of three cases illustrating my process of making guanxi during fieldwork in Guangdong Province
  • Hakani e a campanha contra o infanticídio indígena: percepções contrastantes de humanidade e pessoa na Amazônia brasileira Artigos

    Santos-Granero, Fernando

    Resumo em Português:

    O presente artigo examina o debate, desencadeado pela campanha da ONG ATINI-Voz pela Vida e travado tanto no ciberespaço quanto na mídia brasileira, a respeito do infanticídio na Amazônia. Argumenta que este debate foi levado adiante em termos ocidentais-o suposto isomorfismo entre as noções de "humanidade" e "pessoa"-e, como tal, contribui pouco para entender esta incomum prática indígena. Para evitar o duplo risco do "imperialismo cultural" e do "relativismo cultural", adota um ponto de vista indígena, sustentando que os indígenas amazônicos consideram humanidade e pessoa como "estados de existência" independentes. Explora esta percepção por meio da análise de uma série de "instantâneos" etnográficos, à luz dos recentes desenvolvimentos teóricos, e conclui que, ao invés de confirmar o "primitivismo" das sociedades indígenas da Amazônia, este debate expõe a fratura da noção ocidental de "humano/pessoa", bem como a profunda- embora potencialmente positiva- crise do "moderno" pensamento ocidental.

    Resumo em Inglês:

    This article examines the debate on native Amazonian infanticide triggered by the lobbying of the NGO ATINI-Voice for Life in both cyberspace and the Brazilian media. It argues that this debate has been carried out in Western terms- the supposed isomorphism between the notions of 'humanness' and 'personhood'- and, as such, contributes little to understanding this unusual indigenous practice. To avoid the dual peril of 'cultural imperialism' and 'cultural relativism,' the article adopts a native point of view. The article contends that native Amazonians consider humanness and personhood as independent 'states of being.' It explores this perception through the analysis of a series of ethnographic 'snapshots' in the light of recent theoretical developments. The author concludes that rather than confirming the 'primitiveness' of native Amazonian societies, this debate exposes the fracture of the Western notion of 'human/person,' as well as the profound- but potentially positive- crisis of 'modern' Western thought.
  • Antropologia urbana: interdisciplinaridade e fronteiras do conhecimento Artigos

    Velho, Gilberto

    Resumo em Português:

    Este texto lida com a complexidade e o desenvolvimento da Antropologia Urbana. É também um relato da carreira do autor e suas relações com os diferentes campos do conhecimento, não apenas de Ciências Sociais, num sentido mais restrito, como sociologia e ciência política, mas também literatura, filosofia, história e artes em geral. O texto enfatiza a importância do cruzamento de limites e fronteiras com o objetivo de enriquecer linhas de pesquisa e pensamento. Entre outros grupos, cita a Escola Sociológica de Chicago e a Antropologia Social Britânica como exemplos importantes de trabalho interdisciplinar. Chama a atenção para a complexidade e a heterogeneidade da sociedade moderno-contemporânea e para a importância de mobilizar diferentes tradições de trabalho e pesquisa, especialmente no que toca os estudos urbanos desenvolvidos nas grandes cidades e metrópoles.

    Resumo em Inglês:

    This text deals with the complexity and development of Urban Anthropology. It is also an account of the author's career and his relations with different fields of knowledge, not only Social Sciences like Sociology and Political Science, but also Literature, Philosophy, History and the Arts in general. The text emphasizes the importance of crossing borders and frontiers as a way of enriching different lines of research and thought. Among other groups he cites the Chicago School of Sociology and British Social Anthropology as important examples of interdisciplinary work. The author draws attention to the complexity and heterogeneity of modern contemporary society and to the importance of mobilizing different traditions of work and research, especially when dealing with urban studies centred on the big cities and metropolises.
  • Antonio Candido: um debate inacabado Documenta

    Thomaz, Omar Ribeiro; Cabral, João de Pina
  • A invenção da juventude violenta: análise da elaboração de uma política pública Resenhas

    Cordeiro, Manuela Souza Siqueira
  • Cuerpos significantes: travesías de una etnografía dialéctica Resenhas

    Greco, Lucrecia
  • Do arco e flecha ao "arco digital": os indígenas do Brasil e a internet Resenhas

    Schneider, Jens
  • Incest and influence: the private life of a Bourgeois England Resenhas

    Tambascia, Christiano Key
  • Cárcere público: processos de exotização entre Brasileiros no Porto Resenhas

    Silva, Douglas Mansur da
  • Entre textos e imágenes: representaciones antropológicas de la América indígena Resenhas

    Arisi, Barbara
  • Travels with Tooy: history, memory, and the African American imagination Resenhas

    Loureiro, Thiago de Niemeyer Matheus
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS-Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Quinta da Boa Vista s/n - São Cristóvão, 20940-040 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 2568-9642, Fax: +55 21 2254-6695 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
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