Mana, Volume: 18, Issue: 2, Published: 2012
  • Sobre o cuidado de outros em contextos de pobreza, uso de drogas e marginalização Artigos

    Epele, María

    Abstract in Portuguese:

    A coordenação temporária entre a rápida extensão do consumo de Pasta Base/Paco (PB/Paco) e a extrema crise econômico-política (2001-2002) na Argentina promoveu profundas modificações nas redes sociais, nas características corporais e nos problemas de saúde das populações marginalizadas. Partindo dos resultados da pesquisa etnográfica em três bairros e favelas da área metropolitana de Buenos Aires, analiso neste trabalho as características e as tensões das práticas e dos saberes localmente categorizados como "cuidado de outros", sendo estes outros, usuários/as de drogas em geral e de PB/Paco. Através da análise dos desenvolvimentos em ciências sociais e antropologia sobre a temática do cuidado nas últimas décadas, neste artigo examino os modos com que tais práticas e saberes expressam os conflitos e os encerramentos gerados pelas tensões entre as tradições locais de cuidado e os modos institucionais de abordar o uso problemático de drogas e de tratar seus/suas usuários/as.

    Abstract in English:

    The temporary relationship between the rapid spread of freebase cocaine/paco (PB/paco) and the extreme political-economic crisis (2001-2002) in Argentina engendered deep changes to the social networks, bodily characteristics and health issues of marginalized populations. The present article is based on ethnographic research that I carried out in three neighborhoods (villas) located in the Metropolitan Area of Buenos Aires. Here, I analyze the characteristics of practices and knowledge locally categorized as "care towards others", specifically drug users and, most specifically, PB/paco users. Taking as my point of departure the problematization of care in the social sciences and anthropology during the last decades, this paper examines the ways in which these practices and knowledge express conflicts and entrapments generated by the tensions between local traditions of care, on the one hand, and institutional strategies orientated to intensive drug use and modes of treating drug users, on the other.
  • O dom e a iniciação revisitados: o dado e o feito em religiões de matriz africana no brasil Artigos

    Goldman, Marcio

    Abstract in Portuguese:

    Partindo da conhecida oposição entre o que derivaria do "dom" e o que derivaria da "iniciação" nas religiões de matriz africana no Brasil, este trabalho visa, em um primeiro movimento, demonstrar etnograficamente que esse dualismo oculta um triadismo. O desdobramento da análise etnográfica levará, contudo e em seguida, à substituição desse triadismo por um modelo simultaneamente unitário e múltiplo. Neste, a "participação", em seus múltiplos sentidos, deverá ter um lugar ao lado do "dom" e da "iniciação", e as três categorias deverão ser entendidas como atualizações de um princípio subjacente único.

    Abstract in English:

    Beginning with the known opposition between that which derives from the "gift" and that which derives from "initiation" in African-oriented religions in Brazil, this work aims to ethnographically demonstrate that said dualism actually conceals a triadism. The unfolding of ethnographic analysis in the article will, however, lead us to replace this triadism with a model that is simultaneously unified and multiple. In this, "participation" (in its multiple meanings) should have a place next to the "gift" and "initiation" and the three categories should be construed as updates of a single under-lying principle.
  • A ciência social europeia como campo transnacional de pesquisa Artigos

    Heilbron, Johan

    Abstract in Portuguese:

    Os debates sobre a internacionalização das ciências sociais têm focalizado a globalização. Este artigo, no entanto, analisa o campo da ciência social europeia como um caso de regionalização transnacional. O crescimento do financiamento europeu provocou cada vez mais colaboração entre fronteiras nacionais, e nestas estruturas regionais transnacionais emergentes três padrões se destacam. O primeiro diz respeito à posição predominante de países maiores, em particular a Grã-Bretanha. O segundo concerne à variação de uma para outra disciplina: certas disciplinas de ciências sociais apresentam um nível muito mais alto de orientação internacional do que outras. Um terceiro padrão diz respeito à implicação da colaboração europeia no contexto global. A colaboração europeia aumentou, mas a consequência disso, de maneira geral, parece paradoxal: enquanto periódicos e associações europeus têm uma posição periférica, se comparados com aqueles baseados nos EUA, entre os cientistas sociais mais citados, os europeus superam os norte-americanos.

    Abstract in English:

    Debates about the internationalization of the social sciences have focused on globalization. This article, however, analyses the field of European social science as a case of transnational regionalization. The growth of European funding provoked increasing collaboration across national borders. In these emerging transnational regional structures, three patterns stand out. The first concerns the predominant position of the larger countries, in particular, Great Britain. The second concerns variation across disciplines: certain social sciences display a much higher level of international orientation than others. A third pattern concerns the significance of European collaboration in a more global context. European collaboration has increased, but its broader significance seems paradoxical: while European journals and associations have a rather peripheral position as compared to those based in the US, European social scientists are more cited than their U.S. American brethren.
  • Exposição de corpos humanos: o uso de cadáveres como entretenimento e mercadoria Artigos

    Kim, Joon Ho

    Abstract in Portuguese:

    "Espécimes" inodoros, secos e quase eternos, produzidos a partir de cadáveres humanos por uma técnica chamada plastinação, estão sendo amplamente usados como modelos de anatomia em exposições e faculdades de medicina. Milhões de leigos já viram corpos dissecados em uma das espetaculares exposições de anatomia pelo mundo e um novo mercado on-line de "espécimes" humanos plastinados está crescendo. Mais do que transformações físico-químicas, a plastinação, associada a outros procedimentos, também realiza uma transformação simbólica que reduz o corpo-pessoa a corpo-objeto para neutralizar a poluição e o tabu associados aos cadáveres humanos. Contudo, as circunstâncias obscuras sobre como esses corpos foram doados, comprados ou mesmo roubados traz o status de pessoa de volta aos corpos, assim como chama a nossa atenção para novas questões éticas e morais.

    Abstract in English:

    Odorless, dry and almost everlasting "specimens", produced from human corpses by a technique called plastination, are being used as anatomy models in exhibitions and medical schools. Millions of lay people have already seen dissected corpses in one of the spectacular human anatomy exhibitions around the world and a new on-line market for plastinated human "specimens" is growing. More than chemical and physical transformations, plastination, associated with other procedures, also makes a symbolic transformation that reduces the person-body into object-body in order to neutralize the pollution and the taboo associated with human corpses. But unclear circumstances about these bodies and questions as to whether they have been donated, sold, or even stolen bring status as "people" back to the corpses and draws our attention to new ethical and moral questions.
  • "O exército dos mortos": sentido do sacrifício e da transcendentalidade na militância revolucionária, caso do exército de libertação nacional (ELN) da Colômbia Artigos

    Pérez, Andrea Lissett

    Abstract in Portuguese:

    Neste artigo discuto a força do religioso na constituição identitária da guerrilha revolucionária da Colômbia, o Exército de Libertação Nacional (ELN), surgida em 1964 e ainda vigente como projeto de luta armada. Embora o ELN se defina como uma organização ateia, seguidora dos princípios do marxismo-leninismo, a morte em combate do sacerdote Camilo Torres ativou um dos princípios germinais da tradição cristã no interior do grupo: o sacrifício de Jesus pela humanidade, mensagem traduzida para a linguagem da luta social e convertida em premissa de luta. Essa visão sacrificial perpassará os distintos contextos, práticas, formas expressivas e discursos do mundo dos elenos. Constitui-se num elemento estruturante e significante da identidade do grupo.

    Abstract in English:

    In this article I discuss the strength of the religious in the identifiable constitution of the Colombian revolutionary guerrilla (ELN) national liberation army, arisen in 1964 and yet in force as an army struggle project. Although the ELN defines itself as an atheist organization that follow the Marxism-Leninism principles, the dead in combat of the priest Camilo Torres activated one of the germinal principles of the Christian traditions to the inner of the group: Jesus sacrifice by humanity, it is a message translated to the social fight and converted in straggle premise. This sacrifying vision will pass by the distinct contexts, practices, ways of expression and lectures from the elenos world that bind itself into a significant and structural element of the identity of the group.
  • Artigo bibliográfico após a (antropologia/sociologia da) religião, o secularismo? Artigo Bibliográfico

    Dullo, Eduardo

    Abstract in Portuguese:

    O presente ensaio apresenta ao público brasileiro, a partir de duas coletâneas - Varieties of secularism in a secular age (2010) e Rethinking secularism (2011) - o recente debate sobre o secularismo. Os diversos autores pretendem seguir a crítica de Charles Taylor em A secular age (2007), em que questiona a tese da retração da religião das diversas esferas sociais sem que as mesmas sofram profundas alterações, isto é, ignorando seu caráter relacional. O principal argumento mobilizado é, nesse sentido, a necessidade de reavaliar a dicotomia secular/religioso, compreendendo a mútua constituição dos polos, bem como o efeito desta dicotomia em países fora do "mundo do Atlântico Norte", de tradição judaico-cristã. Diferencia-se, assim, "secularização", "secularismo" e "secular" como três fenômenos relacionados, mas não homogêneos. A proposta subjacente, de pesquisas sobre a "formação do secular", reivindica, portanto, uma análise da positividade do secular ao invés da simples ausência do religioso.

    Abstract in English:

    This paper introduces the Brazilian public to the recent debate on secularism, drawing upon two collections - Varieties of secularism in a secular age (2010) and Rethinking secularism (2011).The various authors contributing to these works intend to pursue the critique Charles Taylor makes in A Secular Age (2007), which questions the thesis of that religion can withdraw from social spheres without causing profound changes, i.e. a thesis which ignores the relational character that exists between religion and these spheres. The main argument mobilized is, accordingly, the need to reevaluate the secular / religious dichotomy, through a better understanding of the mutual constitution of both poles, as well as the effect of this dichotomy in countries outside of the "North Atlantic world" and the Judeo-Christian tradition. "Secularization", "secularism" and "secular" are thus differentiated as three related, but not homogeneous, phenomena. The underlying proposal, which calls for research into the "formation of the secular", seeks to study secular positivity, rather than the simple absence of religion.
  • Antropologia da cidade: lugares, situações, movimentos Resenhas

    Figueiredo, Guilherme Gitahy de
  • Resenhas

    Shiratori, Karen
  • Collecting across cultures: material exchanges in the Early Modern Atlantic World Resenhas

    Françozo, Mariana
  • Becoming mapuche: person and ritual in indigenous Chile Resenhas

    Avila, Carolina Alvarez
  • Resenhas

    Montangie, Antonela E. dos Santos
  • Resenhas

    Zapata, Laura
  • Errata

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