Acessibilidade / Reportar erro
Mana, Volume: 27, Número: 3, Publicado: 2021
  • Afinidades e diferenças: Algumas considerações sobre a política da consideração (Parte 1) Artigo

    Fausto, Carlos; Costa, Luiz

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo promove uma discussão crítica sobre a “política da consideração” proposta por Kelly e Matos, em texto publicado nesta revista. O objetivo é comparar interpretações alternativas sobre o mundo indígena amazônico e daí tirar algumas consequências teórico-etnográficas. O artigo será publicado em duas partes. Na primeira, analisam-se as premissas dos autores, bem como os dados etnográficos que sustentam seus argumentos. Na segunda, esclarecem-se equívocos na interpretação da “teoria da maestria”, bem como avançam-se algumas figuras alternativas da ação e agência na Amazônia indígena. Ao final, pergunta-se a que serve uma política de donos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo propone una discusión crítica sobre la "política de la consideración" planteada por Kelly y Matos en un texto publicado en esta revista. El objetivo es comparar interpretaciones alternativas sobre el mundo indígena amazónico y extraer algunas consecuencias teórico-etnográficas. El artículo será publicado en dos partes. En la primera, se analizan las premisas de los autores, así como los datos etnográficos que apoyan sus argumentos. La segunda parte aclara malentendidos en la interpretación de la "teoría de la maestría" y avanza algunas figuras alternativas de la acción y la agencia en la Amazonía indígena. Al final, nos preguntamos para qué sirve una política de dueños.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article is a critical discussion of the “politics of regard” proposed by Kelly and Matos in an article published in this journal. Our aim is to compare alternative interpretations of Indigenous Amazonia, and to highlight their theoretical-ethnographic consequences. The article will be published in two parts. In the first part we analyse the authors’ premises, as well as the ethnographic data that supports their arguments. In the second, we will clarify equivocations in their interpretation of the ‘theory of mastery’, and suggest alternative figure for action and agency in Indigenous Amazonia. In conclusion, we will enquire into what a politics of ownership achieves.
  • Os Chiquitanos no Mato Grosso: Etnogênese, políticas indígenas e discurso acadêmico Artículo

    Martínez, Cecilia

    Resumo em Português:

    Resumo Desde que os Chiquitanos foram oficialmente reconhecidos como povo indígena do Brasil em 1998, foram produzidos mais de vinte livros, artigos e teses em antropologia, linguística e educação sobre eles. Neste artigo, faço uma revisão crítica dessa produção cujo denominador comum é o seu perfil indigenista derivado do contexto que deu origem ao próprio reconhecimento oficial: o problema do acesso à terra e a disputa com os fatores do poder local. Uma leitura com vistas a uma proposta de pesquisa em antropologia histórica e história indígena encontra historicidade nessas condições de produção e, portanto, um objeto e tema da reflexão que apresento nestas páginas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Desde que los chiquitanos fueron reconocidos oficialmente como pueblo indígena de Brasil en 1998, se produjeron más de una decena libros y artículos y otras tantas de tesis de maestría y doctorado en antropología, lingüística y educación sobre ellos. En este artículo hago un repaso crítico de esa producción cuyo denominador común es su perfil indigenista derivado del contexto que dio origen al propio reconocimiento oficial: el problema del acceso a la tierra y la disputa con los factores del poder local. Una lectura con miras a una propuesta de investigación en antropología histórica y en historia indígena encuentra historicidad en esas condiciones de producción y, por lo tanto, un objeto y tema de la reflexión que despliego en estas páginas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Since the Chiquitanos were officially recognized as a Brazilian indigenous people in 1998, more than twenty books, articles and theses about them have been written and published in anthropology, linguistics, and education. This article is a critical review of this academic research, focusing on their contributions, their common themes and their interlinkages, as well as on the context in which they were produced: the conflict between Chiquitanos and local powers over access to land. Seeking a research proposal on historical anthropology and indigenous history, the analysis finds historicity in the context of this production and discusses it in the second part of the article.
  • “És feiticeiro, então já estudas”: Crianças em risco, agencialidade e mobilidade social em Angola Artigo

    Soares, Pedro Pestana

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho explora o papel da feitiçaria - e em particular das acusações dirigidas a crianças - nas reconfigurações sociais que têm marcado, desde 2002, o pós-guerra civil em Angola. Destaca, por um lado, a forma como a problemática social das "crianças-feiticeiras" se articula intimamente com a etnopolítica bakongo e com o debate sobre o lugar desta etnia na sociedade angolana; por outro, revela que, longe de serem elementos passivos nesse processo, as próprias crianças podem instrumentalizar as acusações como forma de aceder a recursos e oportunidades que lhes permitam ascender socialmente. Desta forma, vai ao encontro de outros estudos que, nas últimas décadas, identificam transformações profundas no estatuto da infância e juventude em vários contextos de crise pós-Guerra Fria na África Ocidental. Este trabalho partiu de uma etnografia dos processos de reintegração social e familiar de crianças acusadas de feitiçaria acolhidas em instituições missionárias católicas na capital, Luanda, e em Mbanza Kongo, na província angolana do Zaire.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo explora el papel de la hechicería, y en particular de las acusaciones dirigidas hacia niños, en las reconfiguraciones sociales que han marcado, desde 2002, el posguerra civil en Angola. Destaca, por un lado, cómo los problemas sociales de los "niños hechiceros" están estrechamente vinculados con la etnopolítica Bakongo y con el debate sobre el lugar de este grupo étnico en la sociedad angoleña; por otro lado, revela que, lejos de ser elementos pasivos en este proceso, los propios niños pueden usar las acusaciones como una forma de acceder a recursos y oportunidades que les permiten ascender socialmente. De esta manera, el presente artículo dialoga con otros estudios que, en las últimas décadas, han identificado profundas transformaciones en el status de los niños y jóvenes en diversos contextos de la África Occidental durante la crisis que siguió a la Guerra Fría. Este trabajo partió de una etnografía de los procesos de reintegración social y familiar de los niños acusados de hechicería recibidos en instituciones misioneras católicas en la capital, Luanda, y en Mbanza Kongo, en la provincia angoleña de Zaire.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article explores the role of witchcraft, and in particular of accusations directed against children, in the social reconfigurations that, since 2002, have characterized the post-civil war period in Angola. On the one hand, it highlights the way in which the "witch children" phenomenon, perceived as a social problem, is closely related to bakongo ethnopolitics and with the debate on the place of this ethnic group in Angolan society. On the other, it reveals that, far from being passive elements in this process, children can themselves use accusations as a way to access resources and opportunities that allow them to ascend socially. In this way, the article echoes other studies which, in the last few decades, have identified profound transformations in the status of children and young people in different contexts of the post-Cold War crisis in West Africa. It starts from an ethnography of the social and family reintegration processes of children accused of witchcraft sheltered at Catholic missionary institutions in the capital, Luanda, and Mbanza Kongo, in the Angolan province of Zaire.
  • Força e vulnerabilidade: lições de etnografia e feitiçaria na obra de Jeanne Favret-Saada Artigo

    Vieira, Suzane de Alencar

    Resumo em Português:

    Resumo Mais de dez anos depois da primeira etnografia em Bocage, Jeanne Favret-Saada formula de maneira mais acabada uma reorientação metodológica definitiva para a etnografia que toma o “ser afetado” como dimensão crucial do trabalho de campo e do conhecimento antropológico. Como um dos efeitos desse encontro da etnografia com a feitiçaria, esta última deixa de ser tomada como um sistema de crenças para figurar como uma pragmática da linguagem. A etnógrafa e sua etnografia, por sua vez, deslocam o lugar pretensamente invulnerável do sujeito de conhecimento que passa a se deixar afetar pela relação com as pessoas e com os mundos que elas habitam. O objetivo deste artigo é apresentar lições de etnografia de Jeanne Favret-Saada como contribuições à antropologia contemporânea. Pretendo, com isso, apresentar a proposição segundo a qual a etnografia Les mots, la mort et le sorts e outros livros e artigos, que prolongam a reflexão sobre essa experiência de campo, exploram uma via de crítica e criação etnográfica fundamentada na vulnerabilidade do sujeito de conhecimento que defendo ser um caminho de reinvenção da etnografia não trilhado pela virada reflexiva da antropologia das décadas de 1980 e 1990.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Más de diez años después de la primera etnografía en Bocage, Favret-Saada formula de manera más completa una reorientación metodológica definitiva para la etnografía que toma el “ser afectado” como dimensión crucial del trabajo de campo y del conocimiento antropológico. Como uno de los efectos de este encuentro de la etnografía con la brujería, la brujería deja de ser tomada como un sistema de creencias para figurar como una pragmática del lenguaje. La etnógrafa y su etnografía, a su vez, desplazan el lugar presuntamente invulnerable del sujeto de conocimiento que pasa a dejarse afectar por la relación con las personas y con los mundos que ellas habitan. El objetivo de este artículo es presentar lecciones de etnografía de Jeanne Favret-Saada como contribuciones a la antropología contemporánea. Mi intento es presentar una reflexión según la cual la etnografía Les mots, la mort et le sorts y otros libros y artículos que prolongan la reflexión sobre esa experiencia de campo, exploran una vía de crítica y creación etnográfica fundamentada en la vulnerabilidad del sujeto de conocimiento y, en ese sentido, se presentan como un camino de reinvención de la etnografía no recorrido por el giro reflexivo de la antropología de las décadas de 1980 y 1990.

    Resumo em Inglês:

    Abstract More than ten years after her first ethnography in the Bocage, Jeanne Favret-Saada formulates a more polished, definitive methodological reorientation towards an ethnography that takes “being affected” as a crucial dimension of fieldwork and anthropological knowledge. One of the effects of this encounter of ethnography and witchcraft is that witchcraft is no longer assumed to be a system of beliefs, but rather as a linguistic pragmatics. The ethnographer and her ethnography, in turn, shift the purportedly invulnerable vantage point of the knowing subject, now affected by the relationship with people and the worlds they inhabit. The aim of this article is to present Jeanne Favret-Saada’s lessons in ethnography as contributions to contemporary anthropology. I thereby argue that Les mots, la mort et le sorts and other books and articles on experience in the field carve a path for a critical and creative ethnography based on a vulnerability of the knowing subject that, I argue, is a path for ethnography not traveled by the reflexive turn of the 1980s and 1990s.
  • Maríyarapáxjis: língua, gênero e homossexualidade em Moçambique Artigo

    Miguel, Francisco Paolo Vieira

    Resumo em Português:

    Resumo Maríyarapáxjis é um neologismo (proveniente da expressão portuguesa maria-rapaz) encontrado na língua materna de meus interlocutores moçambicanos (a língua changana) para dar conta, entre outros, de homens que a princípio demonstram certa afeminação, mas que nas últimas décadas passou também a nomear os homossexuais. Apesar de analisar outros vocábulos, escolho-o como título deste artigo porque, além de ser uma das palavras mais ouvidas no sul do país para nomear esses sujeitos, ela parece ser o epítome de uma série de processos históricos de institucionalização das homossexualidades masculinas nas classes populares do sul de Moçambique. O presente artigo, fruto de investigação etnográfica e linguística, busca analisar o léxico das línguas changana e portuguesa dentro do campo semântico da homossexualidade no sul de Moçambique e colocá-las em diálogo com as teorias feministas africanas.

    Resumo em Espanhol:

    Abstract Maríyarapáxjis es un neologismo (proveniente de la expresión portuguesa maria-rapaz) encontrado en la lengua materna de mis interlocutores mozambiqueños (la lengua changanana) para dar cuenta, entre otros, de hombres que en un principio demuestran cierto afeminamiento, pero que en las últimas décadas también es utilizado para nombrar a los homosexuales. Aunque también analizo otras palabras, la elijo como título de este artículo porque además de ser una de las palabras más escuchadas en el sur del país para nombrar a estos sujetos, parece ser el epítome de una serie de procesos históricos de institucionalización de los varones homosexuales en las clases populares del sur de Mozambique. Este artículo, resultado de una investigación etnográfica y lingüística, busca analizar el léxico de las lenguas changanana y portuguesa dentro del campo semántico de la homosexualidad en el sur de Mozambique y ponerlas en diálogo con las teorías feministas africanas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Maríyarapáxjis is a neologism (derived from the Portuguese expression maria-rapaz) found in the mother tongue of my interlocutors (the Changana language). The expression is mostly applied to men who at first demonstrate some effeminacy, but in recent decades it has also come to name the homosexuals. Although I also analyze other expressions, I choose it as the title of this article because besides being one of the most heard words in the south of the country to name these subjects, it seems to be the epitome of a series of historical processes of institutionalization of male homosexualities in the popular classes of southern Mozambique. This article, the result of ethnographic and linguistic research, seeks to analyze the lexicon of the Changanan and Portuguese languages within the semantic field of homosexuality in southern Mozambique and put them in dialogue with African feminist theories.
  • A vida compartilhada: parto, doença e morte na internet Artigo

    Rezende, Claudia Barcellos; Aureliano, Waleska de Araújo; Aisengart, Rachel

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, analisamos como modos de expor vivências corporais apresentadas em sites da internet se articulam à formação de subjetividades contemporâneas. Especificamente, discutimos o que significa a divulgação ampla e pública de experiências corporais particulares em termos de configuração subjetiva. Desenvolvemos este tema a partir de três contextos de manejo dos cuidados corporais - no parto, no adoecimento e tratamento para câncer de mama, e no processo do morrer por meio de suicídio assistido, em sites, grupos de Facebook e vídeos do Youtube. Destacamos em nossa análise a importância dada à escolha, à legitimidade da experiência, na qual o sofrimento físico torna-se elemento de autotransformação e valorização da vida.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo analizamos cómo las formas de exponer las experiencias corporales presentadas en los sitios de Internet se vinculan estrechamente con la formación de subjetividades contemporáneas. Específicamente, discutimos lo que significa difundir públicamente experiencias corporales particulares en términos de configuración subjetiva. Desarrollamos este tema a partir de tres contextos de gestión del cuidado corporal: en el parto, la enfermedad y el tratamiento del cáncer de mama, y en el proceso de morir por suicidio asistido, en sitios web, grupos de Facebook y videos de Youtube. Destacamos en nuestro análisis la importancia que se da a la elección, a la legitimidad de la experiencia en la que el sufrimiento físico se convierte en un elemento de autotransformación y valoración de la vida.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article, we analyse how ways of exposing bodily experiences on internet sites articulate with contemporary subjectivity formations. More specifically, we discuss what it means to share particular bodily events widely and publicly in terms of subjective configurations. We develop this theme through the examination of websites, Facebook groups and YouTube videos regarding three specific contexts of bodily management: at childbirth, in breast cancer treatment, and in the process of dying through assisted suicide. Our analysis emphasizes the significance afforded to choice and the legitimacy of experience, by means of which physical suffering becomes an element of self-transformation and of life enhancement.
  • Agronegócio "desde o gene até o meme": a invasão do vírus/totem agro Artigo

    Gerhardt, Cleyton

    Resumo em Português:

    Resumo Cientes da batalha por fixar sentidos à categoria agronegócio, desde 2010 entidades ligadas à agropecuária/agroindústria decidiram investir num emblema que, sintetizando-a, viesse limpo de estigmas negativos. Via agressiva campanha midiática de valorização do signo agro, suprimiu-se então a palavra "negócio" do termo original, passando o prefixo a colonizar uma infindável quantidade de expressões. Por trás desse artifício está a invenção de um mundo agro relativamente estruturado e que traz consigo traços totêmicos, materializando uma distinção mobilizadora de pertencimento cujos participantes desenvolvem formas de agir, expressar, separar quem nele transita e atrair quem não o habita. O texto, construído através da imersão no principal meio onde circula o totem agro (internet), descreve a invasão linguística pelo vocábulo e a intensificação do caráter inclusivo/totalizante que seu movimento capturador subentende, mostrando estar em curso a fabricação de uma "cosmologia agro" cuja socialização descola-se cada vez mais de seus proponentes iniciais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Conscientes de la batalla para dar sentido a la categoría agronegocio, desde 2010 entidades vinculadas al ambiente agropecuario y a la agroindustria decidieron invertir en una insignia que, sintetizándola, estuviese limpia de estigmas negativos. A través de una agresiva campaña mediática de apreciación del signo agro, se ha suprimido la palabra "negocio" del término original, pasando el prefijo a colonizar una interminable cantidad de expresiones. Detrás de este artificio está la invención de un agromundo relativamente estructurado y que conlleva rasgos totémicos, materializando una distinción movilizadora de pertenencia cuyos participantes desarrollan formas de actuar, expresar, separar quien transita en él y atraer a quien no lo habita. El texto, construido a través de la inmersión en el principal medio donde circula el tótem agro (Internet), describe la invasión lingüística del vocablo y la intensificación del carácter inclusivo/totalizador que su movimiento captador da a entender, mostrando estar en curso la construcción de una “cosmología agro” cuya socialización se distancia cada vez más de sus propósitos iniciales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In 2010, cognizant of the struggle to assign meanings to the agribusiness category, entities linked to large-scale agriculture / agroindustry created an emblem that, free of negative stigmas, was able to synthesize it. Through an aggressive media campaign that ascribes a positive image to the agro sign, the term "business" was suppressed, allowing the prefix (agro) to colonize an endless number of expressions. Behind this artifice we can discern the invention of a relatively structured agro world that displays totemic features, materializing a mobilizing quality of belonging, with specific ways of acting, expressing, and classifying those who inhabit it and attracting those who do not. The article, based on immersion in the Internet, the main medium where the agro totem circulates, describes the linguistic invasion of the prefix and the intensification of the inclusive / totalizing character that its capturing movement implies. This reveals the process of manufacturing an agro cosmology, socialization in which increasingly detaches it from its initial proponents.
  • O direito ao aborto em caso de anencefalia: uma análise antropológica do julgamento da ADPF 54 pelo Supremo Tribunal Federal Artigo

    Luna, Naara

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo analisa os votos dos ministros e o debate do plenário no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 54 (ADPF 54) realizado no Supremo Tribunal Federal, nos dias 11 e 12 de abril de 2012, que discutiu a autorização para aborto em caso de gestação de feto anencefálico, chamada de “antecipação terapêutica do parto”. O julgamento constitui parte da controvérsia sobre o direito ao aborto na sociedade brasileira. Sua análise revela que as diferentes posições no debate, na defesa do direito do feto anencefálico à vida, ou na direção da autonomia reprodutiva das mulheres, estão ancoradas na configuração individualista de valores.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo analiza los votos de los magistrados y el debate del plenario en el juicio del Arreglo de Incumplimiento de Precepto Fundamental 54 (ADPF 54) realizado en el Supremo Tribunal Federal los días 11 y 12 de abril de 2012, que discutió la autorización del aborto en caso de anencefalia fetal, llamada de “anticipación terapéutica del parto”. El juicio forma parte de la controversia sobre el derecho al aborto en la sociedad brasileña. Su análisis revela que las diferentes posiciones en el debate, en la defensa del derecho del feto anencefálico a la vida, o en la dirección de la autonomía reproductiva de las mujeres, están ancladas en la configuración individualista de valores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article analyses the arguments of the justices and the debates that took place during the plenary session of the Supreme Federal Court (Brazil) in the trial of the Accusation of Non-Compliance with a Fundamental Precept (ADPF 54) that took place on April 11th and 12th 2012. The trial discussed the authorization of abortions in cases of fetal anencephaly, called “therapeutic anticipation of birth”. The trial is an aspect of the controversy surrounding the right to abortion in Brazilian society. An analysis of the proceedings reveals that the different arguments on the issue, whether upholding the fetus’s right to life or tending towards the reproductive autonomy of women, were anchored in an individualistic configuration of values.
  • Desafios da antropologia nas dobras do tempo - Entrevista

    Geiger, Amir; Giumbelli, Emerson; Martín, Eloísa; Novaes, Regina; Garcia, Ypuan; Velho, Otávio
  • Notas sobre o retorno do teológico-político Ensaio

    Velho, Otávio
  • Duas joias do Museu Nacional: uma apresentação a “Um manto real de Hawaii” de Edgard Roquette-Pinto Documenta

    Pereira, Edmundo
  • CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. 2020. Drama, ritual e performance: a antropologia de Victor Turner. Rio de Janeiro: Mauad X. 148 pp. Resenha

    Rocha, Everardo; Corbo, William
  • POMPEIA, Caio. 2021. Formação política do agronegócio. São Paulo: Editora Elefante. 392 pp. Resenha

    Puga, Felipe
  • GOLDMAN, M. (org.). 2021. Outras histórias. Ensaios sobre a composição de mundos na América e na África. Rio de Janeiro: 7 letras. 358 pp. Resenha

    Nunes, Eduardo S.
  • LEAL, Ondina Fachel. Os gaúchos: cultura e identidade masculinas no pampa. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2021. Resenha

    Passamani, Guilherme R.; Borges, Zulmira Newlands
  • von THÜNGEN, Maximiliano. 2021. Ruinas Jesuíticas, paisajes de la memoria: el patrimônio cultural de los antigos pueblos de guaraníes. Ciudad Autonoma de Buenos Aires: Paradigma Indicial. 148 pp. Resenha

    Mendes Júnior, Rafael Fernandes
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS-Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Quinta da Boa Vista s/n - São Cristóvão, 20940-040 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 2568-9642, Fax: +55 21 2254-6695 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistamanappgas@gmail.com