Yoga Relaxation (savasana) decreases cardiac sympathovagal balance in hypertensive patients

Danilo F Santaella Geraldo Lorenzi-Filho Marcos R Rodrigues Taís Tinucci Ana Paula Malinauskas Décio Mion-Júnior Nicola Montano Cláudia LM Forjaz Sobre os autores

RESUMO

OBJETIVO:

Embora o relaxamento seja recomendado como terapia complementar no tratamento da hipertensão, seus efeitos na modulação autonômica cardiovascular ainda não estão claros. O objetivo desse trabalho foi investigar os efeitos do relaxamento na modulação autonômica cardíaca de indivíduos hipertensos.

MÉTODOS:

Este estudo aleatorizado e controlado foi realizado no Laboratório de Hemodinâmica da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo/Brasil. Dezesseis hipertensos (6-mulheres) e 14 normotensos controle (6-mulheres) não-obesos participaram de 2 sessões aleatórias: relaxamento (R) e controle (C). Os participantes permaneceram supinos por 55 minutos após as intervenções. Eletrocardiograma, pressão arterial batimento a batimento, e respiração foram adquiridos durante e após as intervenções para a posterior análise espectral autorregressiva das variabilidades do intervalo R-R e da pressão arterial.

RESULTADOS:

Hipertensos e normotensos apresentaram respostas semelhantes de modulação autonômica cardíaca durante e após as sessões experimentais. Durante o relaxamento, a baixa frequência e o equilíbrio simpatovagal da variabilidade da frequência cardíaca estavam significantemente mais baixas no R do que no repouso supino em C. Quinze minutos após a intervenção a baixa frequência e o equilíbrio simpatovagal ainda estavam inferiores em R do que em C, o que ocorreu também nos 35 minutos, mas não aos 55 minutos. A variabilidade da pressão arterial foi semelhante entre as sessões.

CONCLUSÃO:

O relaxamento savasana reduz a modulação autonômica simpática cardíaca de hipertensos; essa redução perdura por pelo menos 35 minutos após o término do relaxamento e não é prejudicada nos hipertensos quando comparados com normotensos. Dessa forma, o relaxamento savasana tem efeitos positivos na modulação autonômica cardíaca de hipertensos e pode ser incluído como estratégia para o tratamento não-medicamentoso da hipertensão arterial.

Mavera Edições Técnicas e Científicas Ltda Rua Professor Filadelfo Azevedo, 220, Cep: 04508-010, tel: (11) 3051 3043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: medicalexpress@me.net.br