Acessibilidade / Reportar erro

Effects of massage and compression treatment on performance in three consecutive days

RESUMO

OBJETIVO:

Determinar os efeitos do tratamento de massagem, complementado com 24 horas de compressão elástica sobre a dor muscular tardia após exercícios máximos elevação das panturrilhas durante três dias consecutivos.

MÉTODOS

Quatorze estudantes do sexo feminino (com idade entre 20-22 anos) que no passado tinham apenas realizado regularmente exercícios moderados foram submetidos a exercício máximo de elevação das panturrilhas (uma elevação a cada 3 segundos) até a exaustão. Sete participantes (grupo teste) receberam massagem "effleurage" nos músculos das panturrilhas imediatamente após o exercício, complementado com 24 horas de compressão elástica. As outras participantes (grupo controle) não receberam tratamento algum. Medimos creatina-quinase, circunferência da musculatura máxima da panturrilha, contração muscular isométrica voluntária máxima, dor percebida, ângulo máximo de flexão dorsal e salto em distância de uma perna antes e imediatamente após o exercício mais tratamento (group teste) ou após exercício (grupo controle) durante 3 dias de exercício e 7 dias de recuperação. Os pacientes portaram um contador de passos para contar passos a cada dia.

RESULTADOS

O número de repetições de elevação de panturrilha diminuiu significativamente em ambos os grupos nos dias 2 e 3. Os níveis de creatina quinase aumentaram significativamente no grupo teste entre o dia dois do período de exercício e o dia cinco do período de recuperação e mostraram-se tendencialmente mais elevados do que no grupo controle. A circunferência muscular máxima da panturrilha no grupo teste foi maior, a cada dia no período pós-tratamento versus pré-exercício; na fase de recuperação esta circumferência foi significativamente maior no grupo controle. Os níveis de dor percebida foram significativamente menores e o salto em distância significativamente melhor (por 5-10%) no grupo teste.

CONCLUSÃO

A massagem mais compressão elástica minimiza a mudança de circunferência máxima da musculatura da panturrilha, a dor percebida, e maximiza o salto em distância, após o exercício. A dor percebida correlaciona com desempenho.

Mavera Edições Técnicas e Científicas Ltda Rua Professor Filadelfo Azevedo, 220, Cep: 04508-010, tel: (11) 3051 3043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: medicalexpress@me.net.br