Aerobic training intervention in panic disorder: a case-series study

Raphael Marques Gomes Aline Sardinha Claudio Gil Soares de Araújo Antônio Egidio Nardi Andrea Camaz Deslandes Sobre os autores

RESUMO

OBJETIVO:

O efeito ansiolítico do exercício aeróbio regular em pacientes com Transtorno de Pânico é bem conhecido. No entanto, permanece a lacuna de um protocolo de intervenção com exercícios aeróbios como um tratamento adjunto não farmacológico para o transtorno de pânico. Nosso objetivo foi apresentar estudo piloto de um protocolo de treinamento aeróbio que pudesse ser replicável, seguro e viável para outras triagens clínicas com pacientes com transtorno de pânico.

MÉTODO:

Pacientes com transtorno de pânico completaram 24 sessões (duas vezes por semana) de caminhada na esteira, com intensidade controlada (75% VO2max).

RESULTADOS:

Não foram observadas complicações importantes. Os benefícios da intervenção com treinamento aeróbio refletiram-se favoravelmente através de mudanças nos escores da Escala de Pânico e Agorafobia, do Questionário de Ansiedade Cardíaca, do Índice de Sensibilidade à Ansiedade e do Questionário de Sensações Corporais, apesar de nenhuma diferença ter se mostrado significativa nas variáveis fisiológicas.

CONCLUSÕES:

O protocolo de treinamento aeróbio proposto mostrou ser seguro e uma ferramenta potencialmente útil para o tratamento adjunto não farmacológico do transtorno de pânico. Mais estudos são necessários a fim de avaliar se intensidades mais elevadas e/ou intervenções mais longas com exercícios poderiam induzir benefícios fisiológicos adicionais, ao mesmo tempo permanecendo viáveis e seguros.

Mavera Edições Técnicas e Científicas Ltda Rua Professor Filadelfo Azevedo, 220, Cep: 04508-010, tel: (11) 3051 3043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: medicalexpress@me.net.br