Acessibilidade / Reportar erro

IDEAÇÃO SUICIDA E AVALIAÇÃO DE CRONOTIPO EM ENFERMEIRAS E POLICIAIS MILITARES

INTRODUÇÃO:

Enfermeiros e policiais militares são profissionais que trabalham em turnos e têm empregos que exigem atenção e responsabilidade. Eles trabalham sob condições que podem causar estresse, ansiedade e mudanças nos padrões de sono.

OBJETIVO:

Este estudo visa identificar sintomas de ansiedade e depressão, cronotipo e a presença de ideação suicida em enfermeiros e policiais militares de Arapiraca/Alagoas, Brasil.

MÉTODO:

Este é um estudo descritivo e quantitativo. As entrevistas foram realizadas usando registros de Identificação e Dados Gerais, o Inventário de Ansiedade de Beck, a Escala de Depressão do Centro de Estudos Epidemiológicos e o questionário cronotipo de Horne-Ostberg.

RESULTADOS:

Cinquenta e três enfermeiras e 111 policiais militares participaram do estudo. Militares e enfermeiras apresentaram cronotipo matutino indiferente e moderado. A maioria das enfermeiras e militares relatou níveis mínimos e leve de ansiedade. As enfermeiras e os policiais militares apresentaram um risco elevado para depressão. Cinco enfermeiras e seis policiais militares pensaram em tantar suicídio até o momento da pesquisa. Não houve diferenças significativas (p > 0,05) entre os grupos de estudo com relação aos sintomas de ansiedade e depressão, cronotipo e ideação suicida.

CONCLUSÃO:

As enfermeiras e policiais militares estudados apresentaram um alto risco de sintomas de ansiedade e depressão. Um número considerável de enfermeiras e policiais militares tiveram ideação suicida ao longo da vida. A implementação de medidas de prevenção é necessária para o diagnóstico precoce de ansiedade e transtornos depressivos para evitar complicações, dentre estas, o suicídio.

UNITERMOS:
Enfermagem; Polícia; Ansiedade; Depressão; Ideação suicida; Fenômenos de Cronobiologia


Mavera Edições Técnicas e Científicas Ltda Rua Professor Filadelfo Azevedo, 220, Cep: 04508-010, tel: (11) 3051 3043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: medicalexpress@me.net.br