EFEITOS CRÔNICOS DO EXERCÍCIO AERÓBIO SOBRE O TRANSTORNO DO PÂNICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE ENSAIOS CLÍNICOS RANDOMIZADOS E NÃO-RANDOMIZADOS

Eduardo Lattari Flávia Paes Ana Machado Nuno Barbosa Ferreira Rocha Antônio Egidio Nardi Sérgio Machado Sobre os autores

INTRODUÇÃO:

Em geral, grande parte dos estudos indicam a existência de uma associação entre os efeitos agudos do exercício aeróbio e um estado de ansiedade reduzida; no entanto, estes estudos não conseguem elucidar completamente a relação entre o efeito crônico do exercício aeróbio e traços de ansiedade.

OBJETIVO:

O objetivo deste estudo foi revisar sistematicamente a literatura sobre o efeito crônico do exercício sobre sintomas associados com transtorno do pânico.

MÉTODOS:

Os estudos foram recuperados de: MEDLINE/PubMed, ISI Web of Knowledge e SciELO. Adotamos a estratégia PICOS para determinar os critérios de elegibilidade. A estratégia de busca foi realizada utilizando uma pesquisa avançada no ISI Web of Science, MEDLINE/PubMed e SciELO com os seguintes termos: “Transtorno de Pânico” e “Exercício”. Operadores booleanos AND e OR foram utilizados para combinação dos termos. A seleção dos estudos foi realizada por dois pesquisadores independentes que, em caso de desacordo, procuraram um consenso sobre a seleção.

RESULTADOS:

Foram identificados um total de 265 artigos: 199 artigos do PubMed/Medline, 63 artigos do ISI Web of Science e 3 artigos através de pesquisas manuais. Assim, 31 artigos foram analisados pelos critérios de elegibilidade e os critérios de exclusão, sendo que um total de cinco estudos foram incluídos na revisão sistemática.

CONCLUSÃO:

A prática regular de exercício aeróbio parece ser uma intervenção apropriada para promover a melhoria da gravidade dos sintomas de ansiedade em pacientes com transtorno de pânico.

PALAVRAS-CHAVE:
Efeitos crônicos; exercício aeróbio; transtorno do pânico


Mavera Edições Técnicas e Científicas Ltda Rua Professor Filadelfo Azevedo, 220, Cep: 04508-010, tel: (11) 3051 3043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: medicalexpress@me.net.br