1 - Nome, idade, estado civil, com quem mora. |
Conhecer o perfil do entrevistado; |
2 - Quanto tempo mora no Pantanal da Nhecolândia? (E os antepassados?) |
Identificar o tempo de relação do entrevistado com o lugar; |
3 - Gosta de viver no Pantanal da Nhecolãndia? Por quê? |
Analisar o sentimento de identidade, de pertencimento; |
4 - Quais os pontos positivos e negativos de viver no Pantanal da Nhecolândia? |
Apreender as dificuldades e benefícios cotidianos da vivência no lugar, de acordo com a percepção do entrevistado; |
5 - Existem diferenças na região desde o período que o(a) Sr(a). chegou aqui até hoje? (histórias contadas pela família) |
Identificar a percepção do entrevistado, vivida ou adquirida através de histórias familiares, com relação as transformações no Pantanal da Nhecolãndia. |
6 - Quando o Sr./Sra. pensa no Pantanal da Nhecolândia, qual a principal característica que acha que o diferencia dos outros Pantanais? |
Entender quais elementos da paisagem o entrevistado considera identitário para a região do Pantanal da Nhecolândia; |
7 - Qual paisagem ou elementos da paisagem o Sr./Sra. enviaria em forma de fotografia para que um parente distante ou um amigo conhecesse essa região? Por quê? |
8 - Qual imagem o Sr,/Sra. levaria deste lugar no caso de uma mudança amanhã? Por quê? |
Extrair um sentimento do entrevistado em relação à uma paisagem cotidiana, íntima; |
9 - Qual paisagem o Sr./Sra. pensa que deveria ser fotografada devido a possibilidade de não existência futura? Porque essa imagem? |
Analisar se o entrevistado possui alguma percepção de mudanças ou transformações drásticas nas paisagens; |
10 - De que forma o Sr./Sra. pensa o futuro deste lugar? |
Verificar as perspectivas e anseios do entrevistado em relação à região do Pantanal da Nhecolândia; |
11 - Quanto as lagoas da região, quais as principais diferenças entre elas? |
Analisar o conhecimento empírico do entrevistado sobre as características das lagoas: baías, salinas e salitradas; |
12- Especificamente sobre as lagoas Salitradas: quais as diferenças entre elas em períodos de seca e cheia? |
Analisar a percepção do entrevistado em relação às transformações nas paisagens das lagoas salitradas. |
13 - O Sr./Sra. sabe dizer o motivo do nome Salitrada? |
Compreender a origem do nome e saber se se trata de uma toponímia regional. |
14 - Qual a importância dessas lagoas (baías, salinas e salitradas) para o Pantanal da Nhecolândia e para o Sr./Sra.? |
Identificar a relação cotidiana do entrevistado com as lagoas e a relevância da mesma para o entrevistado (ambiental ou economicamente); |
15 - Sua vida aqui no Pantanal da Nhecolândia está melhor agora ou no passado? Por quê? |
Apreender quais e como as transformações sócio-econômicas influenciam a opinião dos entrevistados sobre a qualidade de vida atual; |
16 - O que você gostaria que desaparecesse ou aparecesse na região para melhorar a qualidade de vida do Pantaneiro? Por quê? |
Identificar quais aspectos podem ajudar ou prejudicar na melhoria da qualidade de vida, de acordo com a percepção e o cotidiano do entrevistado. |