"Igualdade de gênero em educação física: O uso da linguagem." O objetivo do estudo foi analisar o comportamento dos professores espanhóis na transmissão de estereótipos de gênero para os seus alunos. Observou-se 48 aulas de educação física dadas por quatro professores espanhóis (dois homens e duas mulheres). Os códigos descritivos, que foram gerados de forma iterativa, foram agrupados, categorizados, integrados, recodificados e reclassificados. Identificou-se quatro variáveis relacionando o professorado e a sua transmissão dos estereótipos de gênero: masculinos genéricos, expressões estereotipadas, atenção nominativa e ordem de prioridade. Utilizou-se uma folha de codificação, bem como gravações de áudio e vídeo para os registros. Níveis de significância no teste de Kruskal-Wallis inferiores 0,05 permitiram rejeitar a hipótese nula. Comportamentos sexistas foram encontrados no uso de masculino genérico, a atenção nominativa e ordem de prioridade. No entanto, não foi encontrada diferenças nas expressões estereotipadas.
interação professor aluno; gênero; metodologia de observação; educação física