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Motriz: Revista de Educação Física, Volume: 18, Issue: 1, Published: 2012
  • Comparison between heart rate deflection point and maximal lactate steady state in distance runners Artigos Originais

    Silveira, Bruno Honorato da; Aguiar, Rafael Alves de; Alves, Thiago Luiz; Caputo, Fabrizio; Carminatti, Lorival José

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo do estudo foi comparar o ponto de deflexão da freqüência cardíaca (PDFC) visual e método DMAX com a máxima fase estável de lactato (MFEL). Treze corredores executaram teste incremental Vameval e testes de cargas retangulares (TCR). A velocidade do PDFC visual (14,3 ± 1,13km.h-1) foi significantemente maior que o DMAX (13,2 ± 1,35km.h-1) além de apresentarem correlação não significante. Entretanto, nenhuma dessas velocidades foram diferentes da MFEL (13,8 ± 0,90km.h-1) embora somente o PDFC visual tenha apresentado correlação significante com a MFEL (r = 0,75). A concentração de lactato sanguíneo não apresentou estabilidade em oito sujeitos no TCR na intensidade do PDFC visual o qual nos leva a concluir que este não é um índice confiável para estimativa da MFEL. No entanto, este índice pode ser usado como um indicador de capacidade aeróbia.

    Abstract in English:

    The aim of study was to compare heart rate deflection point (HRDP) determined by visual and DMAX methods to Maximal lactate steady state (MLSS). Thirteen runners carried out incremental test Vameval and constant load tests (CLT). Velocity of HRDP (14,3 ± 1,13km.h-1) was significantly higher compared to DMAX (13,2 ± 1,35km.h-1) but they were not significantly correlated. However, both velocities, HRDP and DMAX, were not different from MLSS (13,8 ± 0,90km.h-1) while only HRDP has been significant correlated with MLSS (r = 0,75). On eight runners during CLT the blood lactate concentration did not show stability at HRDP velocity which to let us to conclude that HRPD is not appropriated to estimate MLSS. However, it may be used as aerobic capacity index.
  • New "Era Dunga": the coach as a dispositive Artigos Originais

    Freitas, Gustavo da Silva; Rigo, Luiz Carlos; Silva, Méri Rosane Santos da

    Abstract in Portuguese:

    A Copa do Mundo é o evento futebolístico de maior protagonismo junto aos meios de comunicação. Neste sentido este artigo tem como objetivo central fazer uma análise sobre os discursos produzidos por uma parte da imprensa esportiva brasileira sobre a atuação de Dunga como treinador da Seleção Brasileira de Futebol. Fazendo uso da análise de discurso, no sentido que a utiliza Michel Foucault, analisou-se uma série de discursos publicados em diferentes veículos midiáticos (jornais, televisão, sites, revistas) no período compreendido entre os anos de 2006 ao início 2009. A conclusão do estudo mostra a existência de movimentos de resistência que a imprensa esportiva brasileira teve ao nome de Dunga. Destaca-se também o fato de Dunga representar outro perfil de técnico, referendando prioritariamente em seu capital de ex- jogador.

    Abstract in English:

    The World Cup is the football event of major position in the media vehicles. In this sense this article is mainly aimed to make an analysis of the speech produced by a part of the Brazilian sports press on the performance of Dunga as coach of Brazil National Football Team. Making use of analysis of discourse in the same way as Michel Foucault uses, we analysed a series of speeches published in different media vehicles (newspapers, television, websites, magazines) in the period between the years 2006 until the begging of 2009. The conclusion of the study shows the existence of resistance movements that the Brazilian sports media had with the name of Dunga. Also noteworthy is the fact that Dunga represent another profile of technician, endorsing priority in its capital of a former player.
  • Defining the training load in bench press and biceps curl exercises in young women Artigos Originais

    Pinto, Ronei Silveira; Félix, Daniel; Cadore, Eduardo Lusa; Cardoso, Marcelo

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste estudo foi avaliar a força máxima dinâmica (1RM) nos exercícios supino e rosca scott, e relacioná-la com a massa corporal total (MCT) e com a massa corporal magra (MCM), bem como avaliar o número máximo de repetições em diferentes percentuais de 1RM. Onze mulheres (24 ± 1,4 anos) foram submetidas à avaliação da composição corporal, testes de 1RM e testes de repetições máximas em 50, 60, 70 e 80% de 1RM. No tratamento dos dados, foram utilizados a regressão linear múltipla, a ANOVA para medidas repetidas e o teste t pareado. A MCM é a variável que melhor explica a variância de 1RM, podendo ser utilizada para a determinação de um coeficiente para a estimativa da carga de treino. Houve diferenças significativas entre os números de repetições em todos os percentuais e em ambos os exercícios [(supino (p=0,000) e rosca scott (p=0,000)], sendo esses números progressivamente menores com o incremento da carga.

    Abstract in English:

    The purpose of this study was to assess maximum strength (1RM) in the bench press and biceps curl exercises, and relate it to total body mass (BM) and fat-free mass (FFM), as well as to assess the maximum repetition number at different percentages of 1-RM. Eleven women (age: 24 ± 1.4 years) were submitted to body composition assessment, 1-RM tests, and maximum repetition tests at 50, 60, 70 and 80% of 1-RM. For data treatment, multiple linear regression, repeated measures ANOVA and paired t-test were used. FFM explains better than BM the 1-RM variance and can be used to determine a coefficient to estimate the training load. Significant differences were found in the maximum repetition numbers in all percentages and both exercises (bench press (p=0,000) and biceps curl (p=0,000). These results revealed a gradual decrease in the number of repetitions as the load increased.
  • Contributions of the complex phenomena conception to the teaching of team sports Artigos Originais

    Menezes, Rafael Pombo

    Abstract in Portuguese:

    Há tempos os Jogos Coletivos Esportivizados (JCE's) são considerados ou analisados em função das partes que os compõem. Esse pensamento reducionista, caracterizado pelo comportamento linear entre o estímulo e sua resposta, vem passando por significativa mudança de paradigma, principalmente quando estão os JCE's no cerne da análise. O objetivo desta pesquisa é apresentar as relações e as contribuições existentes entre a mudança de paradigma, que passa a considerar a complexidade dos sistemas, e os métodos de ensino dos JCE's, considerando a aleatoriedade, a não-linearidade e a imprevisibilidade inerentes a esses.

    Abstract in English:

    For long years the Collective Sports (CS) are considered and analyzed according to the parties that compose them. This reductionist thinking, characterized by the linear relationship between the stimulus and its response, has been undergoing a significant paradigm shift, especially when they are the CS at the center of the analysis. The objective of this research is to present the relations and contributions between the paradigm shift, which is now considered the complexity of the systems and methodologies for the CS teaching, considering some properties of these, like the randomness, the non-linearity and unpredictability.
  • Stages of change for physical activity among adolescents Artigos Originais

    Oliveira, Nilma Kelly Ribeiro de; Barros, Mauro Virgilio Gomes de; Reis, Rodrigo Siqueira; Tassitano, Rafael Miranda; Tenório, Maria Cecília Marinho; Bezerra, Jorge; Farias Júnior, José Cazuza de

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo do estudo foi identificar e descrever fatores associados à distribuição em relação aos estágios de mudança de comportamento para prática de atividade física (EMCAF) em adolescentes. Trata-se de um estudo transversal desenvolvido mediante análise de dados de 4.207 adolescentes (14-19 anos), estudantes da rede pública estadual de ensino médio do estado de Pernambuco, selecionados em processo amostral por conglomerados em dois estágios. Dados foram coletados mediante uso de questionário previamente testado (GSHS-WHO), adotando-se a seguinte classificação para os EMCAF: (1) manutenção, sujeito fisicamente ativo há mais de 6 meses; (2) ação, sujeito fisicamente ativo há menos de 6 meses; (3) preparação, sujeito não é, mas pretende se tornar fisicamente ativo nos próximos 30 dias; (4) contemplação, sujeito não é, mas pretende se tornar fisicamente ativo nos próximos 6 meses; e (5) pré-contemplação, sujeito não é e não pretende se tornar fisicamente ativo nos próximos 6 meses. Análises de regressão logística ordinal foram empregadas para identificar fatores associados ao EMCAF. Verificou-se que 31,1 e 16,4% dos sujeitos, respectivamente, encontravam-se nos estágios de manutenção e ação. Os rapazes de 14-16 anos e, independente do sexo, os adolescentes que trabalhavam e residiam na região litorânea do estado tinham maiores chances de referir que se encontravam nos estágios de ação e manutenção. Idade para os adolescentes do sexo masculino e trabalho e região de residência para os adolescentes de ambos os sexos foram identificados como fatores associados aos EMCAF.

    Abstract in English:

    The objective of this study was to identify and to describe factors associated with the distribution in relation to the stages of change for physical activity (SCPA) in adolescents. This cross-sectional study was carried out through data analysis from a sample of 4,207 adolescents high-school students (14-19 years old) from the state of Pernambuco (Brazil), selected by a 2-stage cluster sampling process. The data were collected by using a previously tested questionnaire (GSHS-WHO), adopting the following classifications for SCPA: (1) maintenance - subject physically active for more than 6 months; (2) action - subject physically active for less than 6 months; (3) preparation - subject is not active, but would like to become physically active in the next 30 days; (4) contemplation - subject is not active, but would like to become physically active in the next 6 months; and (5) pre-contemplation - subject is not and does not intend to become physically active in the next 6 months. Ordinal logistic regression analyses were used to identify factors associated with SCPA. It was found that 31.1% and 16.4% of subjects, respectively, were in action and maintenance stages. The boys of 14-16 years old and, adolescents who worked and lived in the coastal region of the state, regardless of gender, were more likely to be classified in the action and maintenance stages. Age for male adolescents, and region of residence and occupational status for adolescents of both genders were identified as factors associated with SCPA.
  • Isokinetic analysis of the elbow joint in children with cerebral palsy Artigos Originais

    Franciulli, Patrícia Martins; Souza, Flávia de Andrade e; Bigongiari, Aline; Mochizuki, Luis; Araújo, Rubens Correa

    Abstract in Portuguese:

    A quantidade de torque aplicado na articulação é uma medida de aptidão física importante para crianças com paralisia cerebral. O presente estudo analisou parâmetros cinéticos na articulação do cotovelo em crianças saudáveis e com paralisia cerebral. Participaram 10 crianças com paralisia cerebral e 10 crianças sem comprometimento neurológico. Avaliou-se a média do pico de torque, média do ângulo do pico de torque, coeficiente de variação do torque e aceleração angular do movimento de flexo-extensão do cotovelo nas velocidades com um dinamômetro isocinético. A média de pico de torque (extensão), aceleração (flexão) e coeficiente de variação (flexão e extensão) são diferentes entre grupos. Conclui-se que o torque e aceleração sofreram interferências no movimento de flexo-extensão; as principais diferenças encontradas foram entre os extremos das velocidades; não houve diferenças no ângulo do pico de torque. A espasticidade não interferiu na força dos músculos agonistas do movimento de flexão da articulação do cotovelo.

    Abstract in English:

    The joint torque is an important variable related to children with cerebral palsy. The present study analyzed kinetic parameters during elbow flexion and extension movements in healthy and cerebral palsy children. Ten healthy and 10 cerebral palsy children participated of the study. An isokinetic dynamometer was used to measure the elbow mean peak torque, mean angle peak torque, coefficient of variation and acceleration during flexion and extension movements at different angular speeds. The mean peak torque on extension movement in healthy children group was significant higher compared to the cerebral palsy group. The coefficient of variation on both flexion and extension movements was significantly higher in cerebral palsy group. However there were significantly difference on both groups compared the lowest and highest velocities. Although the results showed no difference in flexor peak torque, the acceleration is significantly lower in lowest and highest angular velocity.
  • Body satisfaction in Physical Education undergraduate students: questionnaire proposal Artigos Originais

    Cardoso, Fernando Luiz; Sacomori, Cinara; Sperandio, Fabiana Flores; Krüger, Ana Paula

    Abstract in Portuguese:

    A satisfação corporal pode ser dimensionada em: imagem corporal, satisfação com o peso e catexia corporal. Avaliou-se a satisfação corporal de 302 acadêmicos de Educação Física e sugeriu-se um questionário. Os estudantes se consideraram de médio a muito satisfeitos com seus corpos. Os homens apresentaram maiores médias para: "quanto acha seu corpo proporcional" e "quanto está satisfeito com seu corpo". Já as mulheres para: "quanto olha seu corpo no espelho", "quanto toca o corpo de forma geral", "quanto percebe que os outros acham sexy" e "quanto gostaria de ser mais magra". A análise fatorial confirmou o modelo e obteve-se α=,757.

    Abstract in English:

    Body satisfaction can be divided into: body image, satisfaction with weight and body cathexis. Body satisfaction of 302 Physical Education undergraduate students was evaluated and a questionnaire was proposed. Students self-evaluated as medium to very satisfied with their bodies. Men had higher means (p<.05) regards "to feel their body proportionate" and "being satisfied with their bodies". And women "look more their bodies at the mirror", "touch more the bodies in general", "find themselves more sexy" and "would like to be thinner". The factor analysis confirmed the model and got a α =. 757.
  • How to think beach volleyball sociologicaly Artigos Originais

    Afonso, Gilmar Francisco; Marchi Júnior, Wanderlei

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo trata de uma análise sociológica da história do Voleibol de Praia. Aqui procuramos responder: por que o desenvolvimento internacional da modalidade ocorreu no Brasil e não nos EUA? Como hipótese apresentamos que a estrutura do campo Voleibol de Praia vem sendo determinada pela disputa de duas instituições, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e a Association of Volleyball Professionals (AVP). Os objetivos foram investigar por que o Brasil foi o local onde o Voleibol de Praia se transformou em show business internacional e analisar as configurações entre os agentes/estruturas que compõem o campo. O recorte compreendeu o intervalo de 1985 a 2004. Como referencial teórico metodológico de análise, buscamos na teoria dos campos de Pierre Bourdieu o instrumental capaz de explicitar as relações que se estabelecem no contexto socioeconômico contemporâneo, aplicando-o na leitura do desenvolvimento do Voleibol de Praia. Constatamos que a FIVB assumiu o controle do campo e o Brasil passou a ser uma estrutura estruturante da modalidade.

    Abstract in English:

    This study carried out a sociological analysis of the history of Beach Volleyball. The problem was: why has the development of Beach Volleyball as an international sport occurred in Brazil rather than in the USA? The hypothesis proposed that the framework of the field of Beach Volleyball has been defined by the dispute between two institutions, the Fèdèration Internationale de Volleyball (FIVB) and the Association of Volleyball Professionals (AVP). The outlined goals were to investigate why Brazil came to be where Beach Volleyball was transformed into International Show Business and analyze the structure of the interdependent relationships among the sub components that make up the field. The proposed period included the years 1985 to 2004. The instrument capable of expounding the relationships that are established in the contemporary socioeconomic context was found in the 'theory of fields' of Pierre Bourdieu, which was applied to the material comprehending the development of Beach Volleyball. The historical material analyzed confirmed that the FIVB took control of the sport, which therefore defined Brazil internationally as the reference for Beach Volleyball.
  • Eating disorders and body image in Physical Education students Artigos Originais

    Legnani, Rosimeide Francisco Santos; Legnani, Elto; Pereira, Érico Felden; Gasparotto, Guilherme da Silva; Vieira, Lenamar Fiorese; Campos, Wagner de

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste estudo foi identificar as associações entre excesso de peso corporal, provável transtorno alimentar e distorção da imagem corporal em acadêmicos de educação física. A amostra foi formada por 229 universitários (45,6% rapazes). A imagem corporal foi analisada pelo questionário Body Shape Questionnaire (BSQ) e os indicadores de transtorno alimentar pelo Eating Attitudes Test (EAT-26). A presença de transtorno alimentar esteve associada às distorções da imagem corporal (p<0,001) e não ao estado nutricional (p=0,448). Já a distorção com a imagem corporal esteve associada tanto com o provável distúrbio alimentar (p<0,001) e com o estado nutricional (p=0,016). Os universitários com distorção da imagem corporal apresentaram uma prevalência 5,29 vezes maior (IC 95%: 2,15-13,09) de transtorno alimentar em relação ao grupo sem distorção. Os indicadores de transtorno alimentar e distorção da imagem corporal foram superiores no grupo feminino e a maior prevalência de excesso de peso no sexo masculino.

    Abstract in English:

    The objective of this study was to identify the relationships possible eating disorders and distortion of body image in physical education students. The sample was composed by 229 students (45.6% males). The body image was analyzed by mean Body Shape Questionnaire (BSQ) and the eating disorders through Eating Attitudes Test (EAT-26). The presence of possible eating disorders was associated with distortion of body image (p<0.001) and not with nutritional status (p=0.448). Already the distortion in body image was associated both with possible eating disorders (p<0.001) and with the nutritional status (p=0.016). The university students with distortion of body image that were 5.29-folder higher (CI 95%: 2.15-13.09) when compared with no disorders group. The possible eating disorders indicators and distortion body image were higher in females and the higher nutritional status prevalence in males.
  • Academic-scientific-cultural activities in professional formation in Physical Education Artigos Originais

    Silva, Sheila Aparecida Pereira dos Santos; Melo, Luciene Farias de; Nunes, Hugo Cesar Bueno; Moura, Sara de

    Abstract in Portuguese:

    Este estudo discute a importância da inclusão das atividades acadêmico-científico-culturais (AACC) como estratégia para ampliar a formação dos futuros profissionais de Educação Física (EF) e descreve como vêm sendo compreendidas e conduzidas nos cursos de Licenciatura e Bacharelado de sete Instituições de Ensino Superior de diferentes estados brasileiros que oferecem ambas modalidades de curso. Trata-se de um estudo qualitativo-descritivo que utiliza como fonte de dados os regulamentos publicados nos sites das Instituições que foram analisados segundo categorias temáticas pré-determinadas e discutidos à luz da fundamentação teórica da legislação educacional sobre a formação universitária no Brasil. Concluiu-se que as finalidades previstas na legislação têm sido parcialmente alcançadas uma vez que sua implementação nas Instituições estudadas denota apropriação parcial e, algumas vezes, equivocada de seu conteúdo, o que indica a necessidade de ajustes para que o graduando possa ter sua formação cultural enriquecida com tais práticas.

    Abstract in English:

    This study aims to discuss the importance of cultural education for future professionals in Physical Education and how the academic-scientific-cultural (AACC) has been understood and conducted in seven Higher Education Institution of different brazilian states. This is a qualitative study of the descriptive type. The regulation published on the websites of the institutions suffers content analysis with pre-categorized topics and the discussion was made based in the Brazilian educational legislation about the AACC. The conclusion points a lack of comprehension and implementation of the practices expressed in the legislation, a low evaluation of these activities as a tool to increase diversity in graduation courses, and consequently the expected contribution of the AACC in Physical Education universities' curricula partially achieved shows a need of better knowledge of your content from the curriculums designers of Brazilian's Higher Education Institution.
  • Comparison of physical and physiological indicators between professional futsal and soccer athletes Artigos Originais

    Nunes, Renan Felipe Hartmann; Almeida, Flávia Angélica Martins; Santos, Bruno Vinícius; Almeida, Fabrícia Daniela Martins; Nogas, Gustavo; Elsangedy, Hassan Mohamed; Krinski, Kleverton; Silva, Sergio Gregório da

    Abstract in Portuguese:

    Muitos profissionais do esporte periodizam o treinamento do futebol e do futsal de forma semelhante. Todavia, pouco se conhece das respostas físicas e fisiológicas dos atletas de futsal. Esse estudo comparou perfil antropométrico, capacidade aeróbia e produção de potência entre atletas profissionais de futsal e futebol. Onze jogadores de futsal (idade 24,1±2,4anos) e 21 jogadores de futebol (idade 22,6±3,6anos) do sexo masculino submeteram-se a duas sessões experimentais: (I) avaliação antropométrica, teste de esforço máximo em esteira e (II) teste de velocidade de 30 metros (capacidade de sprint repetido, CSR). Empregou-se teste t para amostras independentes, permitindo verificar possíveis diferenças entre as modalidades (p<0,05). Comparados aos atletas de futebol, os jogadores de futsal apresentaram, respectivamente, maiores valores de FC LV (177,2±10 e 167,1±10,8 bpm); VO2max, VO2LV e %VO2max (62,5±4,3 e 52,1±4,6; 58,7±5,6 e 43,1±4,6; 93,9±5,3 e 76±8,4 ml·kg-1·min-1). Esses resultados demonstram a necessidade de métodos específicos para treinamento do futsal e futebol.

    Abstract in English:

    Many professional sports training periodize soccer and futsal similarly. However, little is known about physical and physiological responses of futsal players. This study compared anthropometric, aerobic capacity and power production among professional indoor and outdoor soccer players. Eleven futsal players (age 24.1±2.4 years) and 21 soccer players (age 22.6±3.6 years) males underwent two experimental sessions: (i) anthropometric measurements, maximal effort test treadmill and (II) test speed of 30 meters (repeated sprint ability, CSA). It was applied t-test for independent samples to verify possible differences between the modalities (p>0,05). The futsal players showed higher values of HR VT (177,2±10 e 67,1±10,8 bpm) VO2max ;VO2VT; %VO2max (62,5±4,3 e 52,1±4,6; 58,7±5,6 e 43,1±4,6; 76±8,4 e 93,9±5,3 ml·kg-1·min-1) compared with soccer players, respectively. These results demonstrate the need for specific methods of training for outdoor and indoor soccer.
  • The starting system in speed racing of track and field Artigos Originais

    Ginciene, Guy; Matthiesen, Sara Quenzer

    Abstract in Portuguese:

    Não é difícil observar a importância das corridas de velocidade para o cenário esportivo mundial. Entretanto, do stádion, disputado pelos gregos nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, aos atuais 100 metros rasos, foram várias as modificações. Não por outro motivo, o objetivo dessa pesquisa foi registrar as modificações que ocorreram no sistema de partida das corridas de velocidade ao longo dos tempos. Essa pesquisa teórica, caracterizada como uma pesquisa bibliográfica, concentrou-se na coleta de dados provenientes de livros, artigos, imagens e websites relacionados aos 100 metros rasos. Dentre as modificações identificadas merecem destaque as que ocorreram no sistema de partida e que incluem o bloco de partida utilizado pelos atletas na atualidade, sem o qual, talvez, não se tivesse chegado ao incrível recorde mundial dos 100 metros rasos de 9s58.

    Abstract in English:

    It is not difficult to realize the importance of speed racing to the world sports scene. However, from the stádion, disputed by the Greeks of the Olympic Games of Ancient Greece, to the current 100 meters dash, there were a lot of modifications. For no other reason, the objective of this research was to record the changes that occurred in the starting system from speed racing over time. This theoretical research, characterized as a literature search, focused on collecting data related to the 100 meter dash from books, articles, pictures and websites. Among the changes identified the ones that occurred with the starting system, which include the starting block used by athletes today deserve to be highlighted. Without that, perhaps, the incredible world record of 100 meters dash of 9s58 would not have been achieved.
  • Pedagogical innovation and divestment in school Physical Education: a social recognition theory-based approach Artigos Originais

    Faria, Bruno de Almeida; Machado, Thiago da Silva; Bracht, Valter

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo pretende discutir a teoria do reconhecimento social de Axel Honneth, objetivando explicitar o potencial dessa teoria para melhor compreender as relações intersubjetivas construídas na cultura escolar e o processo de construção das identidades dos professores de Educação Física. A condição de "segunda classe" da Educação Física na escola implica que a luta por reconhecimento se constitua num elemento fundamental da construção das identidades dos professores da área, uma vez que o sentido de "ser" professor de Educação Física tem uma relação estreita com as condições de reconhecimento da área/disciplina na escola.

    Abstract in English:

    This article aims at discussing Axel Honneth's theory of social recognition in order to highlight this theory's potential to better understand the intersubjective relationships built in school settings, as well as the construction of physical education teachers' identities. The "second class" status of physical education means that the fight for recognition should represent a fundamental element in the construction of these teachers' identities, as the sense of "being" a physical education teacher is closely related to the conditions for recognizing this subject/field in schools.
  • Olympic medal-winning swimmers: the Brazilian context of development Artigos Originais

    Ferreira, Renato Melo; Penna, Eduardo Macedo; Costa, Varley Teoldo da; Moraes, Luiz Carlos Couto de Albuquerque

    Abstract in Portuguese:

    Expertise é um campo de conhecimento que estuda as diferentes competências dos experts em seu campo de proficiências, como no esporte. Diversos modelos, a partir da perspectiva ambiental, avaliam fatores que influenciam no desenvolvimento expert. O objetivo deste trabalho foi verificar o contexto do desenvolvimento expert dos nadadores medalhistas olímpicos brasileiros. Oito nadadores que conquistaram, no mínimo, uma medalha em qualquer edição dos Jogos Olímpicos, foram os entrevistados. Realizou-se a transcrição das entrevistas e, posteriormente, uma análise qualitativa foi feita, por meio de mini-unidades (MUs). 218 MUs obedeceram à seguinte classificação: Início da carreira esportiva, presença dos treinadores, influência da família / amigos e prática deliberada. Concluiu-se, a partir dos resultados apresentados, que o contexto do desenvolvimento contribuiu de forma fundamental para a evolução dos atletas. As diversas realidades apontam que não existe necessariamente um padrão restrito de excelência.

    Abstract in English:

    Expertise as a field is one that studies the authenticity of the expert, meaning the skill or knowledge level he or she has in a certain field, such as athletics. Different models, from the ambient perspective, judge factors that influence the development of the expert. The aim of this study was to verify the context in which Brazilian swimmers develop, specifically those who have won an olympic medal. Eight swimmers who have won at least one medal in any category of the Olympic games were interviewed. The transcripts of the interviews were recorded, after which a qualitative analysis using Meaning - Units (MUs). 218 MUs were classified as follows: when the athlete's career began, the presence of coaches, the influence of family and friends, and deliberated practice. From the results, it can be concluded that the context of development contributed fundamentally to the evolution of the athletes. The diverse realities show that there is not a necessary pattern needed to restrict excellency.
  • The English ethos and the local identity: the cricket and the golf in Cape Verde Artigos Originais

    Melo, Victor Andrade de

    Abstract in Portuguese:

    Em Cabo Verde, podemos identificar que precocemente se estabeleceram as bases da organização do campo esportivo: foi significativo o número de agremiações fundadas entre o quartel final do século XIX e as décadas iniciais do século XX. Partindo do princípio de que a experiência do arquipélago constitui-se em tema interessante para refletir sobre a difusão do esporte pelo mundo, esse artigo tem por objetivo discutir a conformação do campo esportivo em Cabo Verde, especificamente do cricket e do golfe, relacionando-os tanto à influência estrangeira/britânica quanto a movimentos identitários locais.

    Abstract in English:

    In Cape Verde, we can identify early the organization of the sports field: there was a significant number of associations founded between the end of 19th century and 20th century beginning. Assuming that the experience of the archipelago is an interesting topic to think about spreading the sport around the world, this article aims to discuss the conformation of the sports field in Cape Verde, especially cricket and golf, relating it both to foreign/British influence as the local identity movements.
  • Neuromuscular responses of the lower limb muscles during vertical jumping in volleyball athletes Artigos Originais

    Felicissimo, Caroline Tosini; Dantas, José Luiz; Moura, Melissa Luiza; Moraes, Antônio Carlos de

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste estudo foi analisar o desempenho e as respostas eletromiográficas dos músculos Reto Femoral, Bíceps Femoral e Gastrocnêmio Medial durante protocolo de saltos verticais. Participaram 13 voleibolistas do sexo feminino (15,6 ± 0,9 anos). Inicialmente foi realizado um protocolo de potência máxima (três saltos máximos), seguido do protocolo de resistência de saltos (ciclos de três saltos máximos em aproximadamente 10 segundos (s) - um salto a cada três s, com recuperação de 15 s). O tempo de duração do protocolo de resistência foi de 20 minutos. Foi usada a técnica do salto com contramovimento sem ajuda dos braços, sobre tapete de contato. Para tratamento dos dados os saltos foram divididos em quatro períodos com 12 ciclos cada um. Os resultados mostraram queda na altura dos saltos de aproximadamente 1,3cm entre os períodos de 1 a 4, sendo que, essa queda foi mais significativa nos 3º e 4º períodos em comparação ao 1º e 2º. Entretanto, com relação às variáveis RMS e FM, não ocorreu alteração nas respostas eletromiográficas entre músculos e períodos. Concluiu-se, assim, que a fadiga pode depender de variáveis psicofisiológicas, ao nível do SNC, que também influem no desempenho.

    Abstract in English:

    The purpose of this study was to analyze the performance and the electromyographic responses of the muscles Rectus Femoris, Biceps Femoris and Gastrocnemius Medialis during vertical jumping protocol. Participated 13 female volleyball players (15,6 ± 0,9 years). Initially was performed a protocol of maximum power (three maximum jumps), followed by resistance jumps protocol (cycles of three maximum jumps in about 10 seconds (s) - one jump every three s, with recovery of 15s. The duration of resistance protocol was 20 minutes. Technique used was countermovement jump without the aid of arms on a mat of contact. The data collected during the jumps were divided into four periods containing 12 cycles each. The results showed a decrease in the height of the jumps of about 1,3cm between the periods from 1 to 4, and this decrease was more significant in the 3rd and 4th periods compared with the 1st and 2nd. However, with respect to the variables RMS and FM, a change did not occur in the electromyographic responses between muscles and periods. It was concluded that fatigue may depend of the psychophysiological variables, the level of the CNS, which also influence the performance.
  • Effects of fluid replacement on cardiorespiratory parameters in exercise and recovery Artigos Originais

    Moreno, Isadora Lessa; Pastre, Carlos Marcelo; Papoti, Marcelo; Vanderlei, Luiz Carlos Marques

    Abstract in Portuguese:

    INTRODUÇÃO: a necessidade de reposição ao máximo das perdas hídricas tornou-se estabelecida e difundida nos consensos internacionais. Entretanto, permanece pouco compreendida a influência da reposição quando administrada, igualmente, durante e após o exercício sobre parâmetros cardiorrespiratórios. OBJETIVO: analisar os efeitos da reposição hidroeletrolítica na frequência cardíaca (FC), pressão arterial sistólica (PAS), pressão arterial diastólica (PAD), saturação parcial de oxigênio (SpO2) e frequência respiratória (f) de jovens durante e após um exercício de longa duração. MÉTODOS: 31 jovens (21,55 ± 1,89 anos) realizaram três visitas ao laboratório (intervalo de 48 horas entre elas), sendo na primeira aplicado um teste incremental, para determinação da carga utilizada nas visitas seguintes, e nas duas últimas, denominadas protocolo controle (PC) e protocolo experimental (PE), os sujeitos foram submetidos a 10 min de repouso supino, 90 min de exercício em esteira ergométrica (60% do VO2pico) e 60 min de repouso supino. No PC não houve hidratação e no PE houve ingestão de solução isotônica. Os parâmetros FC, PAS, PAD, SpO2 e f foram mensurados no final do repouso; nos minutos 30, 60 e 90 do exercício, com exceção da f; e nos minutos 1, 3, 5, 7, 10, 20, 30, 40, 50 e 60 pós-exercício. Foi aplicado o teste t de Student ou teste de Mann-Whitney e ANOVA para medidas repetidas ou teste de Friedman seguidos de testes post hoc, com p < 0,05. RESULTADOS: a solução hidroeletrolítica proporcionou manutenção da PAS e da PAD, e menor incremento da FC durante o exercício; e promoveu retorno mais rápido da FC e conservou PAD, SpO2, PAS (a partir do 5º min) e f (a partir do 30º min) no período de recuperação. CONCLUSÃO: o protocolo de hidratação influenciou parâmetros cardiorrespiratórios de jovens durante e após a realização de atividade física submáxima de intensidade constante e longa duração.

    Abstract in English:

    BACKGROUND: The replacement required of water waste is recognized and established in an international consensus. However, the influence of the replacement in cardiorespiratory parameters, especially when administered during and after physical activity, remains poorly understood. OBJECTIVE: To analyze the effects of fluid replacement in heart rate (HR), systolic blood pressure (SBP), diastolic blood pressure (DBP), partial oxygen saturation (SpO2) and respiratory rate (f) of the youngsters during and after a long-term exercise. METHODS: 31 individuals (21.55 ± 1.89 years old) performed three visits in the laboratory (48 hours among them), at first an incremental test was applied to determine the load used during subsequent visits. In the last two, called control protocol (CP) and the experimental protocol (EP), the subjects were undergone to a 10 min of supine rest, 90 min of treadmill exercise (60% of VO2peak) and 60 min of supine rest. The difference between the protocols is that in the EP there was the intake isotonic solution and the CP there wasn't hydration. The parameters HR, SBP, DBP, SpO2 and f were measured at the end of the rest, in 30, 60 and 90 minutes of the activity, except the f parameter, and at 1, 3, 5, 7, 10, 20, 30, 40, 50 and 60 minute post-exercise. Student t test or Mann-Whitney, and ANOVA repeated measures or Friedman test followed by post hoc tests, were applied (p < 0.05). RESULTS: the intake isotonic solution provided SBP and DBP maintenance and smaller increment in HR during the exercise; promoted faster return of HR and kept SpO2, SBP (from the 5th minute) and f (from the 30th min) during recovery. CONCLUSION: the hydration protocol influenced the cardiorespiratory parameters for youngsters during and after submaximal physical exercise of constant intensity and long duration.
  • Textbook: a possible tool to work with dance at school Physical Education Artigos Originais

    Diniz, Irlla Karla dos Santos; Darido, Suraya Cristina

    Abstract in Portuguese:

    O presente ensaio propõe algumas reflexões sobre como o livro didático se articula com a Educação Física, apontando algumas discussões sobre o processo de elaboração de um material de dança na perspectiva da Pluralidade Cultural voltado para o professor e para o aluno. O texto traz algumas sugestões de como construir um livro com este objetivo para a área, considerando o contexto deste componente curricular. E, finalmente problematiza algumas questões sobre a importância da autonomia do professor para o processo de ensino-aprendizagem, bem como o uso que o mesmo pode fazer do livro didático.

    Abstract in English:

    This essay proposes some reflections on how the textbook is linked to Physical Education, pointing out some discussions on the process of developing a material constructed specifically about dance from the perspective of cultural diversity focused on the teacher and the student. The text gives some suggestions on how to build a book with this goal for the area, considering the context of this curricular component with regard to this material. And finally discusses some issues about the importance of the teacher's autonomy in the process of teaching and learning as well as the use that he or she can do of the textbook.
  • Leisure, aggressiveness and violence: considerations over the organized fans' behavior Artigos Originais

    Palhares, Marcelo Fadori Soares; Schwartz, Gisele Maria; Teruel, Ana Paula; Santiago, Danilo Roberto Pereira; Trevisan, Priscila Raquel Tedesco da Costa

    Abstract in Portuguese:

    O futebol possui grande representatividade social em diferentes culturas. Porém, a paixão despertada nas torcidas pode gerar comportamentos agressivos e violentos, em um momento que deveria ser de diversão, caracterizando o lazer desviante, o qual ainda não está devidamente esclarecido. Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo investigar, nos estudos acadêmicos, o comportamento agressivo das torcidas organizadas e seus desdobramentos no tempo destinado ao lazer. Para tanto, na pesquisa bibliográfica, buscou-se informações em obras de referência, compostas por livros e teses, além da consulta a diferentes bases de dados, com os descritores: lazer, torcidas organizadas, agressividade e violência. Os resultados indicam que, independente da gênese do comportamento agressivo, quando em presença de um grupo, ou dependendo do contexto sociohistórico, da composição das torcidas, da violência integrante da sociedade, da mídia, da má organização esportiva e da impunidade, estes fatores podem afetar mudança no comportamento individual, contribuindo para manifestações agressivas e violentas no âmbito futebolístico em campo e nas torcidas. Este tipo de manifestação pode favorecer a diminuição do público nos estádios, além de repercutir na delimitação das atividades vivenciadas no contexto do lazer. Estas condutas violentas podem, até mesmo, acarretar graves conseqüências nos âmbitos físico e/ou psíquico. Por fim, aponta-se a premência de políticas públicas específicas envolvendo o lazer e os megaeventos.

    Abstract in English:

    Soccer has a great social representation in many cultures. But the passion developed in the fans can born aggressive and violent behaviors in a moment that should be for fun, characterizing the deviant leisure, theme that needs more investigation. This qualitative research has a main goal to investigate, in the academics studies, the aggressive behavior of the organized fans and their consequences in the leisure time. By a bibliographical research, information were found in reference material, composed by books and thesis, besides the use of databases, with the key-words: leisure, cheerleaders, aggressiveness and violence. The results show that, independently of the genesis of an aggressive behavior, other factors could interfere. When inside a group, or depending on the social-historical context, the profile of the fans, the violence of each society, the media, the poor organization of sport and impunity, these factors can affect individual behavior, contributing to aggressive and violent manifestations in soccer context, inside the field and inside the organizations of the fans. This kind of manifestation leads to a smaller audience at the stadiums, and even creating limitations in activities of leisure context. These violent conducts can bring serious physics and/or psychological consequences. After all, is pointed the necessity of specific public policies involving leisure and the international events.
  • The ballroomdance influence in body perception Artigos De Atualização Ou Divulgação

    Fonseca, Cristiane Costa; Vecchi, Rodrigo Luiz; Gama, Eliane Florencio

    Abstract in Portuguese:

    A dança de salão é uma forma de expressão dos sentimentos através dos movimentos. Os casais devem perceber as suas possibilidades de ação motora e o espaço disponível para interagir com o outro organizando seu corpo em um padrão espacial. Esses fatores combinados com o resgate das emoções despertadas pela dança tornam a prática potencializadora de alterações positivas na relação mente-corpo modificando a percepção corporal, tanto no seu aspecto proprioceptivo (esquema corporal), como emocional (imagem corporal). O objetivo desse estudo foi discutir a dança de salão e sua contribuição na percepção corporal dos seus praticantes. Para isso foi realizada de uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo e abordagem qualitativa. Sendo assim, concluímos que além da técnica na dança é necessário, também, saber utilizar os recursos como uma ferramenta e não como uma "prisão". A beleza da dança de salão é resultado do equilíbrio entre a técnica e emoções do dançarino.

    Abstract in English:

    Ballroomdance is a feeling expression through the movements. Couples should realize their potential motor action and space available to interact appropriately one with the others leading to a correct organization of their bodies in space. Dancing with a partner, exploring perceptual diversity together, bringing the emotions aroused in a musical rhythm, makes this practice responsible for positive changes in the relationship between mind and body, modifying the body perception, both in proprioceptive (body schema), as in emotional (body image) aspects. The aim of this study was to discuss the dance and its contribution to the body perception of its practitioners. The study included a descriptive review of the literature with a qualitative approach consideration. However, more than learning the dance technique is necessary to know how to use these resources as a tool and not as a "prison." The beauty of ballroomdance achieves a balance between technique and the emotions.
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