Open-access A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: DA DIDÁTICA DAS DISCIPLINAS AO CONHECIMENTO DO ENSINO

TRAINING OF PHYSICAL EDUCATION TEACHERS: FROM DIDACTICS OF SUBJECTS TO KNOWLEDGE OF TEACHING

LA FORMACIÓN DEL PROFESOR DE EDUCACIÓN FÍSICA: DE LA DIDÁCTICA DE LAS ASIGNATURAS AL CONOCIMIENTO DE LA ENSEÑANZA

Resumo

O artigo discute sobre a profissionalização em ciências da educação e sua relação com a formação universitária de professores de Educação Física. São consideradas três hipóteses que devem ser superadas no contexto de um desenvolvimento curricular: a diferença entre ciência da disciplina e didática da disciplina; a diferença entre o conhecimento biográfico, as expectativas dos estudantes de Educação Física e o conhecimento da disciplina que deve ser transmitido; e a diferença entre a didática das disciplinas e o conhecimento do ensino ou a transformação do conhecimento didático das disciplinas em conhecimento do ensino. Para exemplificar a discussão é apresentada uma proposta curricular modularizada à formação de professores de Educação Física, elaborada pelos autores durante o desenvolvimento de um projeto curricular internacional e, na sequência, um Módulo com o objetivo de mostrar sua estrutura baseada na teoria educacional da autoeducação e na teoria dialógica do movimento.

Palavras chave: Currículo; Formação em Educação Física; Licenciatura

location_on
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br
rss_feed Stay informed of issues for this journal through your RSS reader
Acessibilidade / Reportar erro