Acessibilidade / Reportar erro

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO HIP-HOP NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

PEDAGOGICAL PRACTICES OF HIP-HOP IN PHYSICAL EDUCATION CLASSES: A SYSTEMATIC REVIEW

PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS DEL HIP-HOP EN LAS CLASES DE EDUCACIÓN FÍSICA: UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar publicações sobre o hip-hop como prática pedagógica no contexto da Educação Física Escolar. Para tanto realizamos revisão sistemática em quatro bases de dados, utilizando os descritores hip-hop e Educação Física, publicados entre os anos de 2011 e 2021. Selecionamos 15 trabalhos que abordavam o hip-hop na Educação Física Escolar. As produções acadêmicas sobre o tema se espalham por diversas áreas do conhecimento, no entanto são raros os estudos sobre práticas pedagógicas desta cultura urbana na educação básica. Concluímos que há a necessidade de novos estudos sobre o hip-hop na escola que demonstrem diálogos e problematizações nas aulas.

Palavras-chave:
Hip-hop; Educação Física Escolar; Prática pedagógica.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br