Open-access FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: REVISÃO DE ESCOPO SOBRE AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 6/2018) E AS REPERCUSSÕES NA DOCÊNCIA

FORMATION IN PHYSICAL EDUCATION: SCOPING REVIEW OF THE NATIONAL CURRICULAR GUIDELINES (CNE/CES RESOLUTION NO. 6/2018) AND THERE PERCUSSIONS ON TEACHING

FORMACIÓNEN EDUCACIÓN FÍSICA: REVISIÓN DEL ALCANCE DE LÃS DIRECTRICES CURRICULARES NACIONALES (RESOLUCIÓN CNE/CES Nº 6/2018) Y LÃS REPERCUSIONES EN LA DOCENCIA

Resumo

O objetivo do estudo foi mapear e analisar as repercussões da resolução CNE/CES nº 6/2018 na formação inicial de professores em Educação Física, conforme instituído pelas atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Licenciatura. Trata-se de uma revisão de escopo (scoping review) conforme as orientações do Instituto Joanna Briggs (JBI). Na análise da produção acadêmico-científica, foi identificado um campo marcado por disputas e dificuldades de se chegar a um consenso sobre a formação profissional em Educação Física. O recorte histórico-social revela as críticas, as fragilidades, as contradições que se impõem como desafios para as Instituições de Ensino Superior (IES). O contexto exposto lança questões para o campo dos estudos/pesquisas que buscam identificar os efeitos das atuais políticas curriculares nos processos de formação inicial diante do cenário “crítico”, cujos horizontes apontados para os cursos de Licenciatura são de um esvaziamento quantitativo e qualitativo da formação.

Palavras-chave
Diretrizes Curriculares Nacionais; Resolução CNE/CES nº 06/2018; Formação profissional; Educação Física

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