Insaurriaga
(2010)
|
Análise política e pedagógica do processo de reformulação curricular na UFPel. |
Análise documental, observação, entrevistas semiestruturadas. |
S. Ball (4), Z. Baumann (1), B. Bernstein (2), G. Deleuze (2), M. Foucault (5), S. Hall (3), A. Lopes (5), T. Silva (3) |
Nunes
(2011)
|
Subjetivação de sujeitos e representação em um currículo de Licenciatura em Educação Física com influência da cultura empresarial. |
Estudo etnográfico, análise do cotidiano institucional e projeto pedagógico. |
S. Ball (6), Z. Baumann (5), M. Foucault (14), S. Hall (9), A. Lopes (3), T. Silva (8), J. Derrida (2), M. Apple (1), M. Arroyo (1), H. Bhabha (1), H. Giroux (3), E. Macedo (2) |
Finoqueto
(2012)
|
Análise dos efeitos da reforma educacional nos currículos e identidade profissional dos acadêmicos. |
Análise de discursos, textos oficiais, produção de texto político e normativas oficiais. |
S. Ball (6), Z. Baumann (1), B. Bernstein (1), G.Deleuze (1), M. Foucault (4), A. Lopes (2), S. Hall (2), T. Silva (4), J. Mainardes (2) |
Millen Neto
(2013)
|
Análise da dinâmica curricular da EFE com foco na performatividade frente aos documentos e políticas. |
Catalogação e análise de documentos, entrevistas com docentes. |
S. Ball (6), Z. Baumann (2), B. Bernstein (1), S. Hall (1), A. Lopes (2), M. Apple (1), H. Giroux (2), E. Macedo (4), J. Mainardes (1) |
Fernandes
(2020)
|
Mapeamento e problematização dos fundamentos teóricos e metodológicos do campo da EF nos textos/documentos curriculares. |
Análise de documentos curriculares, abordagem teórica de análise. |
S. Ball, Bowe, J. Mainardes, A. Lopes, E. Macedo, P. Bourdieu, M. Apple, M. Young, T. Silva, C. Galian |
Oliva
(2021)
|
Análise dos discursos sobre o movimento nas políticas de currículo dedicadas à Educação Infantil. |
Análise teórica dos discursos e políticas curriculares. |
A. Lopes, E. Macedo, S. Ball, J. Mainardes |
Farias
(2022)
|
Compreensão dos contextos político-pedagógicos da BNCC e seus desdobramentos na construção do Documento Orientador Curricular. |
Pesquisa qualitativa descritiva, diário de campo, questionário online, entrevistas semiestruturadas. |
S. Ball (5), J. Mainardes (3) |
Santos
(2022)
|
Análise da contribuição das ações do subprojeto de Educação Física/PIBID/UFMA para a formação continuada de professores. |
Abordagem qualitativa, análise de documentos oficiais, questionários e entrevistas semiestruturadas. |
S. Ball (2), J. Mainardes (3), E. Macedo (1) |
Vargas
(2017)
|
Identificação e análise crítica dos procedimentos de elaboração da proposta curricular de EF de Minas Gerais. |
Revisão bibliográfica, análise de conteúdo documental, análise de contextos de influência, entrevista não estruturada. |
A. F. Moreira, T. Silva, M. Neira, M. Nunes, S. Ball (2), Z. Baumann (2), S. Hall (1), A. Lopes (2), M. Apple (2), H. Giroux (2), E. Macedo (1), J. Mainardes (2) |
Ferreira
(2020)
|
Identificação dos regimes de verdade que governam o corpo dos infantis através de textos/documentos curriculares. |
Análise pós-estrutural de currículo, abordagem teórica de ciclo de políticas curriculares. |
M. Apple (5), S. Ball (5), P. Bourdieu (14), R. Bowe (1), A. Lopes (5), E. Macedo (4), J. Mainardes (6), A.F.Moreira (4), M. Neira (7), T. Silva (2), M. Young (4) |