Open-access STEPHEN JOHN BALL E A PESQUISA STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DO MODO DE APROPRIAÇÃO

STEPHEN JOHN BALL AND STRICTO SENSU RESEARCH IN PHYSICAL EDUCATION: ANALYSIS OF THE MODE OF APPROPRIATION

STEPHEN JOHN BALL Y LA INVESTIGACIÓN STRICTO SENSU EN EDUCACIÓN FÍSICA: ANÁLISIS DEL MODO DE APROPIACIÓN

Resumo

Este artigo analisa como as pesquisas de Educação Física no Brasil se apropriam do referencial teórico de Stephen Ball. Utilizando uma revisão integrativa de teses e dissertações, identificamos que a abordagem de Ball é adotada para entender a influência das políticas educacionais nas práticas pedagógicas e na formação de professores. A pesquisa revela três tipos de apropriação: incidental, conceitual tópica e do modo de trabalho. A maioria dos estudos utiliza teorias críticas e pós-estruturalistas para examinar as relações de poder e a governamentalidade na educação. Concluímos que a abordagem de Ball oferece ferramentas valiosas para analisar a interação entre política e prática na Educação Física, destacando a importância de considerar tanto os aspectos macro quanto micro das políticas educacionais. Sugere-se ampliar a adoção desse referencial para aprofundar a compreensão sobre políticas curriculares e práticas docentes.

Palavras-chave
Educação Física; Políticas; Revisão Integrativa

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