Acessibilidade / Reportar erro

DO PAPEL DO TREINADOR AO AMBIENTE COMPETITIVO NO FUTEBOL INFANTIL: O QUE ESTÁ EM JOGO?

FROM COACHES' ROLES TO THE COMPETITIVE ENVIRONMENT IN CHILDREN’S FOOTBALL: WHAT’S AT PLAY?

DEL PAPEL DEL ENTRENADOR AL ENTORNO COMPETITIVO EN EL FÚTBOL INFANTIL: ¿QUÉ ESTÁ EN JUEGO?

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo averiguar a percepção dos treinadores sobre o papel do treinador e o ambiente competitivo no futebol da categoria sub-10. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 12 treinadores e observadas cinco partidas das fases finais da competição. Os resultados evidenciam que os treinadores reconhecem o seu papel formador, mas não orientam as suas intervenções para valores e competências mais adequados para essa etapa de formação. Os treinadores percebem a competição como um ambiente de aprendizagem, reconhecendo o jogo e a competição como ambientes de pressão inerentes a outras tarefas da vida, mas salientam que em muitas situações esse ambiente de pressão se torna excessivo, por conta do comportamento dos adultos. Assim, os propósitos dos adultos são sobrepostos às possibilidades de experiência e aprendizado das crianças na competição.

Palavras-chave:
Futebol; Esportes; Comportamento Competitivo

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br