A DIVERSIDADE NAS IMAGENS DOS MANUAIS DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL

DIVERSITY IN THE IMAGES OF PHYSICAL EDUCATION TEACHER MANUALS IN BRAZIL

LA DIVERSIDAD EN LAS IMÁGENES DE LOS MANUALES DEL PROFESOR DE EDUCACIÓN FÍSICA EN BRASIL

Alexandre Paulo Loro Irene Moya-Mata Alexandra Valencia-Peris Meire Aparecida Lóde Nunes José Devís-Devís Sobre os autores

Resumo

A imagem é uma linguagem icônica com o poder de transmitir informações, reproduzir estereótipos e influenciar o professor. Este estudo trata dos manuais do professor de Educação Física elaborados no Brasil e aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (BRASIL, 2017). Especificamente, analisa as imagens de pessoas neles existentes, com vistas a verificar se existem estereótipos relacionados às práticas corporais. Foi realizada a análise com 854 imagens por meio dos testes de Xis ao Quadrado de independência que revelaram estereótipos relacionados às práticas corporais. Os resultados mostram a predominância de grupos mistos de crianças, com corpos ectomorfos, de cor ou raça branca e sem deficiência. Embora a diversidade de sexos esteja representada, os materiais ainda favorecem a reprodução de estereótipos e grupos hegemônicos tradicionais, perpetuando a invisibilidade da diversidade de corpos, de cor ou raça e de pessoas com deficiência.

Palavras-chave:
Materiais de ensino; Educação Física; Imagem Corporal; Diversidade cultural

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br