1-2 |
Avaliação diagnóstica (inicial) |
Apresentação dos alunos Realização de cartazes apresentando o conhecimento dos esportes Apresentação oral |
3-4 |
Organização das equipes |
Apresentação das equipes de trabalho do professor Atividades que proporcionavam a cooperação (jogos cooperativos, atividades em equipe) |
5-6 |
Introdução das regras do trabalho em equipe Jogos simplificados |
Compreensão da importância do trabalho em equipe Importância do fair play
|
7-8 |
Responsabilização dos alunos na realização das tarefas Construção do quadro de notícias Exercícios Tipo 1 (passe/recepção) Exercícios Tipo 2 (passe e drible) |
Apresentação dos objetivos das aulas e de cada tarefa Divulgação das atividades desenvolvidas pela turma Estímulo na realização das tarefas pelos alunos com dificuldade motora com instrução direta |
9-10 |
Organização dos papéis dos alunos Exercícios Tipo 3 (2X1) Exercícios Tipo 4 (1X1) |
Os alunos escolheriam as atividades de sua preferência, em que seriam responsáveis na sua equipe de trabalho (papéis) Melhoria na compreensão das tarefas e execução motora |
11-12 |
Elaboração do regulamento do evento culminante Exercícios Tipo 1 (passe) Exercícios Tipo 2 (passe e chute) |
Reflexão sobre as regras necessárias para a realização do evento Melhoria na compreensão das tarefas e execução motora com instrução direta |
13-14 |
Elaboração do grito de guerra da equipe Discussão sobre fair play Exercícios Tipo 3 (2X1) Exercícios Tipo 4 (3X3) |
Atividades em grupo, fundamental para afiliação em suas equipes de trabalho Reflexão sobre as ações de fair play
|
15-16 |
Evento Culminante - Torneio de Futsal 3X3 Entrega de certificados |
Elaboração de regras Distribuição de tarefas Realização dos diferentes papéis dos alunos |
Basquetebol |
17-18 |
Organização das equipes pelos alunos com a orientação da professora Jogos Simplificados |
Reflexão sobre a necessidade de formação de equipes de trabalho diferenciadas |
19-20 |
Introdução das regras do trabalho em equipe Habilidades com bola (jogos pré-desportivos) |
Compreensão das regras do jogo durante sua execução |
21-22 |
Responsabilização na realização das tarefas Construção do quadro de notícias Exercícios Tipo 1 (arremesso) Exercícios Tipo 2 (drible, passe e arremesso) |
Apresentação dos objetivos das aulas e de cada tarefa Divulgação das atividades desenvolvidas pela turma Estímulo na realização das tarefas pelos alunos com dificuldade motora |
23-24 |
Organização dos papéis dos alunos Exercícios Tipo 3 (2X1) Exercícios Tipo 4 (2X2) |
Os alunos escolheriam as atividades de sua preferência, em que seriam responsáveis na sua equipe de trabalho (papéis) Participação efetiva dos alunos nas aulas - discussão sobre as dificuldades dos alunos (erro) Melhoria na compreensão das tarefas e execução motora com instrução direta |
25-26 |
Elaboração do regulamento do evento culminante Exercícios Tipo 1 (bloqueio de rebote) Exercícios Tipo 2 (rebote, passe e arremesso) |
Elaboração do regulamento do evento culminante Melhoria na compreensão das tarefas e execução motora e da capacidade tática Implementação de ações didáticas gestão da aula e definição de regras de conduta e com o estabelecimento de rotinas durante o processo de ensino e aprendizagem |
27-28 |
Elaboração do grito de guerra Discussão sobre fair play Exercícios Tipo 3 (3X2) Exercícios Tipo 4 (3X3) |
Elaboração de paródia para representação da equipe Execução das tarefas motoras com maior facilidade Introdução dos critérios de êxito (metas para as atividades) com aumento da motivação Melhoria da capacidade tática |
29-30 |
Evento Culminante - Torneio de Basquetebol 2X2 Entrega de certificados |
Distribuição de tarefas Discussão sobre a participação e o “merecimento” da premiação pelos participantes no evento culminante |
Handebol |
31 |
Organização das equipes pelos próprios alunos com a supervisão do professor Jogos Simplificados |
Organização das equipes de trabalho - a execução de equipes mistas: meninos e meninas compreenderam e valorizaram a participação de todos em suas equipes |
32-33 |
Introdução das regras do trabalho em equipe Habilidades com bola (jogos pré-desportivos) |
Compreensão das regras do jogo durante sua execução |
34-35 |
Responsabilidade na realização das tarefas Construção do quadro de notícias Exercícios Tipo 1 (arremesso) Exercícios Tipo 2 (drible, passe e arremesso) |
Estímulo na autonomia para apresentação dos objetivos Divulgação das atividades desenvolvidas pela turma por meio de fotos e vídeos Critérios de êxitos definidos a priori melhorando os questionamentos e reflexão (dificuldades e “erros”) |
36-37 |
Organização dos papéis dos alunos Exercícios Tipo 3 (2X1) Exercícios Tipo 4 (2X2) |
Os papéis de cada aluno não foram avaliados pelo professor: os alunos participavam por interesse, de acordo com sua facilidade Melhoria na compreensão das tarefas e execução motora |
38-39 |
Elaboração do regulamento do evento culminante Exercícios Tipo 1 (arremesso com progressão) Exercícios Tipo 2 (drible, passe e arremesso com progressão) |
Aperfeiçoamento do regulamento do evento culminante Melhoria na compreensão das tarefas e execução motora com instrução direta |
40-41 |
Elaboração do grito da equipe Discussão sobre fair play Exercícios Tipo 3 (3X2) Exercícios Tipo 4 (4X4) |
Elaboração de paródia e dança para representação da equipe Execução das tarefas motoras com maior facilidade Compreensão dos elementos táticos elementares e tomada de decisão |
42-44 |
Evento Culminante - Torneio de Handebol 3X3 Entrega de certificados |
Distribuição de tarefas Entrega de certificados: os alunos apresentam suas potencialidades e fragilidades no processo |
45 |
Avaliação final |
Reflexão sobre o processo de aprendizagem |