Roth (2013)ROTH, Kristi. Adapt with apps. Journal of Physical Education Recreation & Dance, v. 84, n. 2, p. 4-6, 2013. DOI: https://doi.org/10.1080/07303084.2013.757168 https://doi.org/10.1080/07303084.2013.75...
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Adapt with Apps / Adaptar-se com aplicativo |
Descrever como encontrar e utilizar aplicativos que auxiliam professores na inclusão escolar na disciplina de Educação Física. |
Descritivo |
São apresentados diversos aplicativos de celular/tablet para que professores de Educação Física possam utilizá-los durante sua prática para auxiliar no processo de inclusão escolar. |
Schultz et al. (2013)SCHULTZ, Jessica L. et al. Ensuring the success of deaf students in inclusive physical education. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v. 84, n. 5, p. 51-56, 2013. DOI: https://doi.org/10.1080/07303084.2013.779535 https://doi.org/10.1080/07303084.2013.77...
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Ensuring the Success of Deaf Students in Inclusive Physical Education / Garantindo o sucesso de alunos surdos na Educação Física inclusiva |
Descrever estratégias que possam auxiliar professores de Educação Física a garantir a inclusão de alunos surdos nas aulas de educação física escolar |
Descritivo |
São apresentadas diversas estratégias e como implementá-las, a fim de auxiliar professores de Educação Física Escolar a garantir o acesso e continuidade de alunos com deficiência auditiva em suas aulas. |
Brian e Haegele (2014)BRIAN, Ali; HAEGELE, Justin A. Including students with visual impairments: softball. Journal of Physical Education, Recreation and Dance, v. 85, n. 3, p. 39-45, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/07303084.2014.875808 https://doi.org/10.1080/07303084.2014.87...
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Including Students with Visual Impairments: Softball/Incluindo estudante com deficiência visual: softbol |
Descrever ideias para modificações de equipamentos e progressões para o Softball.
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Descritivo |
Ao implementar as modificações sugeridas no artigo, os professores de Educação Física podem dar um passo significativo para a criação de um ambiente de aprendizagem inclusivo. |
Ferreira e Ranieri (2016)FERREIRA, Natasha Reis; RANIERI, Leandro Penna. O uso da tecnologia assistiva por professores de educação física. Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 3, p. 215-229, 2016. DOI: https://doi.org/10.14244/198271991593 https://doi.org/10.14244/198271991593...
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O uso da tecnologia assistiva por professores de Educação Física |
Investigar as formas de atuação dos professores de Educação Física envolvendo alunos com deficiência e os meios de adaptação de suas aulas, sondando a respeito do uso da Tecnologia Assistiva |
Exploratório |
A análise dos relatos, permitiu identificar que são realizados adaptações e improvisos nas atividades envolvendo alunos com deficiência, sendo a Tecnologia Assistiva pouco conhecida pela maioria. |
Fiorini e Manzini (2017)FIORINI, Maria Luiza Salzani; MANZINI, Eduardo José. Formação continuada para professores de Educação Física: a tecnologia assistiva favorecendo a inclusão escolar. Práxis Educativa, v. 12, n. 2, p. 334-355, 2017. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0003 https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2....
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Formação continuada para professores de Educação Física: a Tecnologia Assistiva favorecendo a inclusão escolar |
Descreve o desenvolvimento de uma formação continuada para professores de Educação Física visando à incorporação da Tecnologia Assistiva nas aulas e à criação de condições favoráveis à inclusão escolar. |
Exploratório |
A Tecnologia Assistiva foi essencial, pois foram estabelecidas estratégias de ensino e recursos pedagógicos adequados às necessidades e às potencialidades dos alunos. Ademais, os resultados indicam que a inclusão escolar de alunos com deficiência e alunos com TGD implica em garantir um processo de formação contínua para os professores. |
Laughlin et al. (2018)LAUGHLIN, Michael K. et al. Assistive technology: what physical educators need to know. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v. 89, n. 3, p. 38-45, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/07303084.2017.1417930 https://doi.org/10.1080/07303084.2017.14...
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Assistive Technology: What Physical Educators Need to Know/ Tecnologia assistiva : o que os educadores físicos precisam saber |
Fornecer aos educadores físicos um conhecimento prático do processo de TA, destacando alguns dos dispositivos e serviços atualmente utilizados em ambientes de Educação Física. E fornecer recomendações que os professores de Educação Física devem considerar para garantir que os alunos com deficiência maximizem seu potencial de aprendizagem com o aumento da TA. |
Descritivo |
O processo de TA pode envolver uma série complexa de ações, mas isso não deve obscurecer o valor potencial para os alunos com deficiência. Os serviços existem para garantir que os alunos tenham total suporte durante a seleção, aquisição e uso dos dispositivos necessários. Na educação física, os dispositivos estão sendo usados pelos alunos para aumentar sua capacidade funcional a fim de acessar e alcançar resultados de aprendizagem. É importante que os professores de Educação Física trabalhem em estreita colaboração com todos os membros da equipe escolar, para que as decisões de tecnologia assistiva incorporem uma funcionalidade prática, útil e escolhida individualmente.. |
Simpson e Taliaferro (2021)SIMPSON, A. Chloe; TALIAFERRO, Andrea Ruth. Designing inclusion: using 3D printing to maximize adapted physical education participation. TEACHING Exceptional Children, v. 54, n. 1, p. 26-35, 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/00400599211010191 https://doi.org/10.1177/0040059921101019...
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Designing Inclusion Using 3D Printing to Maximize Adapted Physical Education Participation / Projetando Inclusão Usando Impressão 3D para Maximizar a Participação da Educação Física Adaptada |
Discutir a capacidade da TA impressa em 3D em ambientes educacionais, e ilustrar como professores, especialistas em Educação Física Adaptada e outras equipes de serviço relacionadas podem utilizar a impressão 3D para auxiliar no sucesso de alunos na Educação Física. Além de auxiliar profissionais a localizar, carregar e utilizar coleções existentes de modelos 3D TA de sites de código aberto. |
Descritivo |
Este artigo discutiu a capacidade da TA por meio da impressora 3D para utilização na Educação Física escolar, ilustrou como educadores físicos, especialistas em Atividade Física Adaptada e outros provedores de serviços relacionados podem tirar proveito da tecnologia de impressão 3D. O potencial da impressão 3D foi demonstrado em outras áreas da educação e deve ser considerado para uso em Educação Física para promover a inclusão e participação dos alunos com deficiências. |