Acessibilidade / Reportar erro

DO ISOLAMENTO À COLABORAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE UMA COMUNIDADE DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

DEL AISLAMIENTO A LA COLABORACIÓN: DESARROLLO DE UNA COMUNIDAD DE PROFESORES DE EDUCACIÓN FÍSICA EN TIEMPOS DE PANDEMIA

Resumo

O objetivo deste estudo foi explorar o desenvolvimento de um grupo de professores de Educação Física (EF), que enfrentaram dificuldades com o ensino remoto, em uma comunidade de prática (CdP) durante a pandemia da COVID-19. O estudo teve como enfoque os fatores que apoiaram o processo de cultivo da CdP em formato on-line. Empregando a metodologia de pesquisa-ação, o estudo envolveu 15 professores de EF (uma professora atuou como professora-facilitadora) e uma amiga crítica. Os dados foram gerados por meio de encontros da CdP, entrevistas, conversas com amiga crítica e diário reflexivo. A análise temática resultou em quatro temas abrangentes: a) a pandemia como catalisadora da colaboração; b) auto-organização dos professores para viabilizar a comunidade; c) desenvolvimento de pesquisa colaborativa; e d) diálogo para um novo ciclo de colaboração. Notavelmente, a auto-organização dos professores foi fundamental para guiar a CdP ao longo de estágios de desenvolvimento. São discutidos outros aspectos que contribuíram para o desenvolvimento da CdP em um cenário de pandemia.

Palavras-chave:
Formação continuada de professores; Desenvolvimento profissional docente; Comunidades de prática; Tecnologia digital.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br