Resumo
O ambiente escolar sofre, muitas vezes, de certa ausência de corpo presente que afeta diretamente as relações em sala de aula. A partir desta delimitação problemática, foi desenvolvida uma pesquisa com professores escolares que cederam entrevistas. Diários de campo foram produzidos pelo pesquisador. A produção dos dados se constituiu como um exercício de experimentação do pensamento, para tanto, buscou-se respaldo na Filosofia da Diferença, em composição com os estudos contemplativos. Observou-se que a realidade escolar coloca os professores face aos fatores distratores, que desencadeiam os circuitos reativos do professor, gerando adoecimentos. Verificou-se que esses fatores fazem parte da aula e, portanto, devem ser encarados a partir de uma atitude menos reativa – o que é um grande desafio para o professor. É nesta direção que se destacam o humor e a empatia, entendidos como princípios de ação que operam ações de enfrentamento potentes ao problema da ausência de corpo presente na escola.
Palavras-chave
Presença; Práticas Contemplativas; Filosofia da Diferença; Escola