COMPETÊNCIAS OSTENSIVAS: O COTIDIANO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTES EM ACADEMIAS DE MUSCULAÇÃO

OSTENSIVE COMPETENCES: THE DAILY LIVES OF PHYSICAL EDUCATION TEACHERS WORKING AT BODYBUILDING GYMS

HABILIDADES OSTENSIVAS: EL COTIDIANO DE LOS PROFESORES DE EDUCACIÓN FÍSICA QUE ACTÚAN EN GIMNASIOS DE MUSCULACIÓN

Siony Rocha de Sousa Christiane Garcia Macedo Roberta de Sousa Mélo Sobre os autores

Resumo

Centrado nas referências de corpo e subjetividade fornecidas pelo capitalismo em suas formas atuais, bem como nas supostas ressonâncias desses modelos na rotina de professores de Educação Física atuantes em academias de musculação, o estudo teve como objetivo compreender os modos pelos quais os participantes articulam suas atribuições profissionais às demais experiências de seu cotidiano. Utilizou-se uma metodologia de pesquisa qualitativa, sendo o material empírico obtido através de 16 entrevistas semiestruturadas. Os materiais analisados evidenciam uma mobilização constante da dimensão corporal dos professores. Em geral, sua rotina lhes exige uma intensa disposição física, além de uma racionalização de si e do corpo que lhes permita evidenciar os atributos estéticos e de desempenho pelos quais sua competência profissional é atestada.

Palavras-chave
Docentes; Educação Física; Academias de ginástica; Aparência física

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br