Acessibilidade / Reportar erro

APRENDIZAGEM DO TREINADOR ESPORTIVO COMO UM PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL: UMA PERSPECTIVA À PESQUISA CIENTÍFICA

EL APRENDIZAJE DEL ENTRENADOR DEPORTIVO COMO UN PROCESO DE PARTICIPACIÓN SOCIAL: UNA PERSPECTIVA PARA LA INVESTIGACIÓN CIENTÍFICA

Resumo

O objetivo deste ensaio teórico foi apresentar a Teoria Social da Aprendizagem (TSA) e indicar como o quadro conceitual adjacente tem sido utilizado nas investigações sobre a aprendizagem e o desenvolvimento de treinadores esportivos. A TSA oferece um escopo analítico e instrumental amplo, com potencial para a compreensão e a promoção da aprendizagem do treinador. Os direcionamentos temáticos emergentes na agenda investigativa nesta área refletem a amplitude do quadro conceitual que constitui a TSA. As contribuições destes estudos contemplam a demanda de se utilizar matrizes teóricas que preservem a complexidade, a natureza social e o caráter contextual da aprendizagem dos treinadores.

Palavras-chave:
Aprendizagem; Educação Física e Treinamento; Esportes; Teoria Social

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br