Celante (2000)CELANTE, Adriano Rogério. Educação Física e a cultura corporal: uma experiência de intervenção pedagógica no Ensino Médio. 189 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.
|
Reflexão crítica sobre os conhecimentos da cultura corporal. |
Escola particular de Jundiaí. |
Oliveira (2002)OLIVEIRA, Diná Teresa Ramos. Por uma ressignificação crítica do esporte na Educação Física: uma intervenção na escola pública. 170 p. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2002.
|
Proposta participativa e promotora da ressignificação crítica do esporte. |
Escola pública de Campinas. |
Oliveira (2010)OLIVEIRA, Glycia Melo. Formação do juízo moral e Educação Física Escolar: o jogo como espaço de convivência. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade de Pernambuco/Universidade Federal de Pernambuco, 2010.
|
Elaboração de contos-dilemas para discutir relações de ordem moral das crianças. |
Escola pública de Natal. |
Costa (2010)COSTA, Elizângela Ricardo de Souza. Corpo, saúde e padrões de beleza: reflexões sobre uma intervenção pedagógica com escolares adolescentes. 141 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2010.
|
Educação dialógica norteada pelo conteúdo corpo, saúde e beleza nas aulas de EF. |
Escola pública de São Paulo. |
Cruz (2014)CRUZ, Rodrigo Wanderley de Sousa. As aprendizagens interativas e cognitivas em jogos tradicionais/populares nas aulas de Educação Física. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.
|
Utilização de jogos tradicionais/populares na perspectiva de compreender as aprendizagens interativas e cognitivas dos(das) alunos(as). |
Escola pública de João Pessoa. |
Oliveira (2014)OLIVEIRA, Valeria Manna. Inclusão de alunos público-alvo da educação especial e a Educação Física: ensino colaborativo como estratégia de trabalho. 187 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
|
Elaboração de uma proposta de intervenção inclusiva para estudantes com deficiência. |
Escola pública de Uberlândia. |
Franco (2015)FRANCO, Liliane Isabel Aparecida. Um caminho para dança na Educação Física Escolar: dinâmicas pautadas nos pilares básicos da Educação/UNESCO. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2015.
|
Organização de um material didático para o Ensino da dança na escola inspirado nos pilares básicos da educação propostos pela UNESCO. |
Escola pública de Uberaba. |
Milani (2015)MILANI, Amanda Gabriele. Gênero nas aulas de Educação Física Escolar: diálogos possíveis com os conteúdos do currículo do Estado de São Paulo e o facebook. 174 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2015.
|
Intervenções pedagógicas sobre a temática de gênero e as TICs inspiradas no currículo do Estado de São Paulo. |
Escola pública de São Paulo. |
Castro (2015)CASTRO, Poliana Nery. Educação e prevenção: a Educação Física como espaço preventivo ao uso de drogas. 130f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015.
|
Aplicação do programa de prevenção contra o uso de drogas nas aulas de EFE. |
Escola pública de Cariacica. |
Morais (2017)MORAIS, Maryana Pryscilla Silva. A psicomotricidade relacional como prática educativa para inclusão de adolescentes com deficiência intelectual na Educação Física Escolar. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
|
Psicomotricidade relacional como prática educativa nas aulas de EF. |
Escola pública de Natal. |
Lemes (2017)LEMES, Vanilson Batista. Relatos de uma proposta de educação física escolar: a promoção da saúde na educação de jovens e adultos (EJA). 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano), Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
|
Proposta de EF para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) com foco na promoção da saúde. |
Escola pública de Charqueadas. |
Cauper (2018)CAUPER, Dayse Alisson Camara. O ensino do esporte Orientação na escola: possibilidades e limites de uma proposta à luz da metodologia crítico-superadora. 307 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
|
Sequência didático-pedagógica sobre o esporte de orientação nas aulas de EF no Ensino Médio. |
Escola pública de Goiânia. |
Lucca (2018)LUCCA, Mateus Henrique Servilha. TIC e Sport Education: uma proposta pedagógica para o ensino dos saberes conceituais técnicos do handebol no Ensino Médio. 161 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2018.
|
Ensino e aprendizagem sobre os saberes conceituais do handebol por meio das características do Sport Education.
|
Escola pública de São Paulo. |
Serafim (2020)SERAFIM, Lielle. A construção da identidade histórico-cultural no espaço escolar: uma experiência de trabalho com a dança afro no Ensino da Educação Física. 151 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, 2020.
|
Ação didático-pedagógica com os(as) estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental sobre as danças afro-brasileiras. |
Escola pública de São Mateus. |
Silva (2020)SILVA, Elisa Barcellos da Cunha. Teatro e a cultura corporal de movimento: possibilidades pedagógicas para a Educação Física Escolar. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) - Universidade Federal do Mato Grosso, Presidente Prudente, 2020.
|
Atividades de expressão corporal e uso do teatro como recurso metodológico no Ensino da EF. |
Escola pública de Vitória. |