Open-access EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

PHYSICAL EDUCATION IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: A LOOK AT PEDAGOGICAL PRACTICE

LA EDUCACIÓN FÍSICA EN LA EDUCACIÓN INFANTIL: UNA MIRADA A LA PRÁCTICA PEDAGÓGICA

Resumo

A partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, a Educação Física foi considerada um componente curricular obrigatório na Educação Infantil, fato que acabou intensificando os estudos sobre a presença e a legitimidade da área nesta etapa educacional. O estudo teve como objetivo analisar a prática pedagógica de professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil, da RMESJ. A investigação se caracterizou como descritiva. Foram entrevistados sete professores, por meio do aplicativo Microsoft Teams, e sua análise foi desenvolvida mediante a análise temática, com o auxílio do software Nvivo. Os resultados apontam que os professores buscam aproximação nas abordagens mais críticas da Educação Física, mas ainda se apoiam em abordagens voltadas ao desenvolvimento motor, refletindo em suas escolhas pelos temas propostos, suas estratégias didático-pedagógicas e avaliação. Conclui-se que a potencialização de formações continuadas e o desenvolvimento de estudos na Rede promovem momentos reflexivos e diálogos, para que os professores possam construir práticas com maiores sentidos e significados junto às crianças.

Palavras-chave
Educação Infantil; Educação Física; Ensino; Prática pedagógica

location_on
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro