Acessibilidade / Reportar erro

DANÇA, EDUCAÇÃO FÍSICA E HETERONORMATIVIDADE: ENQUADRAMENTOS CORPORAIS E SUBVERSÕES PERFORMATIVAS

DANCE, PHYSICAL EDUCATION AND HETERONORMATIVITY: BODY FRAMES E PERFORMATIVE SUBVERSIONS

DANSE, ÉDUCATION PHYSIQUE ET HÉTÉRONORMATIVITÉ: CADRES CORPORELS ET SUBVERSIONS PERFORMATIVES

Resumo

Neste estudo procurei (re)conhecer, por meio de narrativa autoetnográfica, como gênero e sexualidade foram experienciados em meio a relações de poder na dança, atentando-me ao modo como desafiavam a heteronormatividade no contexto escolar. Por meio desse exercício autorreflexivo, busquei produzir linhas de histórias que resultaram na organização de análises voltadas aos enquadramentos corporais heteronormativos e às subversões performativas, o que contribuiu para análises acerca das relações de poder que operam na materialização do corpo, ora a partir da reiteração, ora a partir da subversão normativa.

Palavras-chave:
Corpo; Homossexualidade; Gênero; Sexualidade.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br