Acessibilidade / Reportar erro

O QUE TEM SIDO OU NÃO TEM SIDO A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL? REFLEXÕES E PROVOCAÇÕES A PARTIR DA TEORIA DA MODERNIZAÇÃO REFLEXIVA

WHAT HAS OR HAS NOT PROFESSIONAL TRAINING IN PHYSICAL EDUCATION BEEN LIKE IN BRAZIL? REFLECTIONS AND PROVOCATIONS FROM REFLEXIVE MODERNIZATION THEORY

¿QUÉ HA SIDO, O NO HA SIDO, LA FORMACIÓN PROFESIONAL EN EDUCACIÓN FÍSICA EN BRASIL? REFLEXIONES Y PROVOCACIONES A PARTIR DE LA TEORÍA DE LA MODERNIZACIÓN REFLEXIVA

Resumo

Este texto, de caráter teórico e bibliográfico, pretende ser uma digressão primeira sobre a formação profissional em Educação Física no Brasil a partir de algumas contribuições abertas pela teoria da modernização reflexiva de Beck e Giddens. Na primeira parte do texto, trazemos alguns insights sobre a dinâmica de modernização reflexiva para pensar a formação profissional na área. Já na segunda seção do manuscrito, procuramos dimensionar o que tem sido, não tem sido e pode vir a ser o processo de formação inicial em EF a partir da recuperação hermenêutica do processo de modernização reflexiva.

Palavras-chave
Educação Física; Currículo; Epistemologia

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br