Open-access A INFLUÊNCIA DA SÍNDROME DE BURNOUT DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA AUTOEFICÁCIA DOCENTE E NA MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS

THE INFLUENCE OF PHYSICAL EDUCATION TEACHERS' BURNOUT SYNDROME ON TEACHER SELF-EFFICACY AND STUDENT MOTIVATION

LA INFLUENCIA DEL SÍNDROME DE BURNOUT EN LOS PROFESORES DE EDUCACIÓN FÍSICA EN LA AUTOEFICACIA DOCENTE Y LA MOTIVACIÓN DE LOS ALUMNOS

Resumo

A Síndrome de Burnout é uma das doenças mais comuns em profissionais que lidam diretamente com pessoas, como os professores. Docentes com burnout podem ter uma percepção negativa de sua autoeficácia, o que pode afetar a motivação dos alunos para a Educação Física. Este ensaio busca discutir a relação entre o Burnout de professores de Educação Física, sua Autoeficácia e a Motivação dos alunos para a Educação Física. A falta de estudos relacionando as três temáticas justifica a importância deste trabalho. A análise das variáveis sugere que o estado de saúde mental do professor pode estar diretamente relacionado à sua Autoeficácia e pode impactar na Motivação dos alunos para a disciplina no âmbito escolar.

Palavras-chave
Síndrome de Burnout; Autoeficácia Docente; Motivação Estudantil; Educação Física Escolar

location_on
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro