| Elementos 14, 16, 17, 21, 24, 25, 27, 31, 39, 41, 45, 50 |
Empoderamento do estudante |
Produzir uma pedagogia do(a) oprimido(a) e não para ele(a), respeitando os seus saberes relacionados com as manifestações da cultura corporal. Obra: Bossle (2023) Sistematizar reflexões sobre a cultura corporal para afirmar os interesses de classe das camadas populares, substituindo o individualismo pela cooperação. Obra: Soares et al. (1992)
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| Elemento 6, 8, 11, 18 |
Desenvolvimento da consciência crítica e ativismo juvenil |
Problematizar as desigualdades socioeconômicas que atravessam as práticas corporais. Obra: Soares et al. (1992) Buscar coletivamente a construção de um corpo consciente, que se liberta no processo de leitura de mundo sobre as práticas corporais. Obra: Bossle (2023)
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| Elemento 16, 30, 34, 40, 42, 63, 71 |
Aprendizagem autêntica e significativa |
Propor uma ressignificação do esporte dentro do ambiente escolar, adaptando-o às necessidades educativas dos(as) educandos(as) sem fazer uma mera transposição das atividades esportivas de rendimento para o contexto escolar. Obra: Kunz (1994)
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| Elemento 6, 7, 8, 9, 11, 18, 19, 38, 46, 51 |
Aprendizagem holística |
Tratar pedagogicamente as manifestações da cultura corporal levando em consideração as questões sócio-políticas, possibilitando que o(a) estudante sempre analise o contexto social com vistas a transformação da realidade. Obra: Soares et al. (1992) Tematizar e problematizar as práticas corporais, a partir de diferentes linguagens produzidas pela humanidade ao longo do tempo, com a intencionalidade que o(a) educando(a) compreenda os fatores sociais, políticos, históricos e econômicos que atravessam as danças, lutas, ginásticas, esportes, jogos e brincadeiras. Obra: Nogueira, Maldonado e Freire (2023)
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| Elemento 5, 27 |
Resistência às formas de opressão |
Problematizar as opressões produzidas pelo esporte de alto nível no corpo dos sujeitos. Obra: Kunz (1994)
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| Elemento 5, 14, 16, 17, 31, 37, 47, 54, |
Reconhecimento das subjetividades e diversidades |
Respeitar as histórias de vida e experiências anteriores dos(as) estudantes como o movimento humano. Obra: Kunz (1994) Tematizar e problematizar os marcadores socioculturais de raça, gênero, classe social, religiosidade, etc., que atravessam as danças, lutas, ginásticas, esportes, jogos e brincadeiras. Obra: Nogueira, Maldonado e Freire (2023) |
| Elemento 3, 27 |
Participação democrática e dialogada dos sujeitos |
Sistematizar o planejamento participativo e dialógico para organizar os temas da cultura corporal durante o projeto educativo. Obra: Bossle (2023) e Nogueira, Maldonado e Freire (2023)
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| Não tratado |
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Superação do paradigma da esportivo e da aptidão física. Obra: Soares et al. (1992)
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| Não tratado |
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Cultura corporal como objeto de estudo da Educação Física. Obra: Soares et al. (1992)
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| Não tratado |
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Apreender as expressões corporais dos jogos, brincadeiras, esportes, lutas, ginásticas e danças como linguagens Obra: Soares et al. (1992)
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