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FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A QUESTÃO DA DIFERENÇA: UM OLHAR A PARTIR DA RESOLUÇÃO 06/2018

FORMATION IN PHYSICAL EDUCATION AND THE DIFFERENCE ISSUE: A LOOK FROM RESOLUTION 06/2018

FORMACIÓN EN EDUCACIÓN FÍSICA Y EL TEMA DE LA DIFERENCIA: UNA MIRADA DESDE LA RESOLUCIÓN 06/2018

Resumo

O objetivo desta pesquisa é problematizar a constituição da diferença nas legislações que orientam os currículos de formação em Educação Física. As lentes teórico-metodológicas que guiaram a pesquisa têm o aporte dos Estudos Foucaultianos, operando com a ferramenta da governamentalidade, sob uma inspiração genealógica. Foram realizados dois movimentos: a análise dos saberes que constituíram a formação de professores em Educação Física e a análise da atual resolução para a formação em Educação Física do Brasil. As análises indicam que os saberes que se direcionam para a formação em Educação Física tiveram ênfases médicas, disciplinares, biológicas e normalizadoras em relação ao outro, sem considerar a diferença. Também mostram que as orientações atuais, embora tragam políticas de inclusão, não são suficientes para abarcar a discussão sobre diferença, reforçando práticas anteriores. É possível compreender que algumas pautas foram esmaecidas ou silenciadas, não indicando a composição e a compreensão da diferença nas formações.

Palavras-chave:
Educação Física; Currículo; Diferença; Docência.

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