Open-access OUÇA-ME! RAP E POESIA DE RUA NO CONTEXTO ESCOLAR

HEAR ME! HIP-HOP AND STREET POETRY IN THE SCHOOL CONTEXT

¡ÓYEME! RAP Y POESÍA CALLEJERA EN EL CONTEXTO ESCOLAR

Resumo

Este estudo investiga a relevância do Rap e da Poesia de Rua no ambiente escolar, destacando seu papel na formação do senso crítico dos(as) estudantes. A pesquisa foi realizada em uma escola pública de ensino fundamental e médio, culminando em uma oficina afim de explorar tais formas de expressão. Utilizando grupos focais, foram coletadas informações sobre as percepções dos(as) estudantes em relação ao Rap e à Poesia de Rua, abordando questões sociais como raça e gênero. Os resultados indicam que essas manifestações culturais não apenas enriquecem o aprendizado, mas promovem reflexões profundas sobre a realidade dos jovens. Este trabalho contribui para a compreensão de como o rap e a poesia de rua podem contribuir para um processo educativo, incentivando diálogos significativos e a conscientização social entre os(as) estudantes.

Palavras-chave
Adolescente; Ensino Fundamental e Médio; Fatores Raciais; População Negra

location_on
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro