Acessibilidade / Reportar erro

AUTOAPRESENTAÇÃO CORPORAL DE LUTADORAS DE ARTES MARCIAIS MISTAS (MMA) NO INSTAGRAM

BODILY SELF-PRESENTATION OF FEMALE MIXED MARTIAL ARTS (MMA) FIGHTERS ON INSTAGRAM

AUTOPRESENTACIÓN CORPORAL DE LUCHADORAS DE ARTES MARCIALES MIXTAS (MMA) EN INSTAGRAM

Resumo

Objetivamos analisar a autoapresentação corporal de lutadoras de MMA no Instagram. Foram analisadas imagens postadas por lutadoras campeãs do Ultimate Fighting Championship (UFC), considerando a representação midiática da imagem da mulher atleta, a objetificação e a hipersexualização de seus corpos. Para tal, utilizamos um esquema de codificação com categorias para análise de imagens baseado nos estudos de Goffman. Verificamos que o Instagram foi utilizado com a finalidade típica das redes sociais (compartilhamento de informações pessoais e interação social), mas a marca do UFC aparece com frequência nas imagens postadas por todas as lutadoras. Em geral, as imagens analisadas não apresentam a tendência, persistente na cobertura da mídia esportiva, de sexualização do corpo das mulheres atletas. As imagens que remetem a essa representação foram observadas nos contextos específicos que envolvem a organização UFC. As imagens analisadas mostram uma feminilidade plural.

Palavras chave:
Esportes de Combate; Estudos de Gênero; Rede social

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br