Bauer, Sauer e Schmitt (2005BAUER, Hans; SAUER, Nicola; SCHMITT, Philipp. Customer‐based brand equity in the team sport industry. European Journal of Marketing, v. 39, n. 5/6, p. 496-513, 2005. DOI: 10.1108/03090560510590683 https://doi.org/10.1108/0309056051059068...
) |
Notoriedade (Reconhecimento, Familiaridade) e Imagem (Sucesso Atlético, Jogadores Estrela, Treinador, Gestão, Design do Logotipo, Estádio, Atmosfera do Estádio, Importância Regional, Identificação do Fã, Interesse da Família e Amigos, Nostalgia, Fulga) |
Questionário/ survey online |
Análise de Equações Estruturais |
Ross (2006ROSS, Stephen. Conceptual framework for understanding spectator-based brand equity. Journal of Sport Management, v. 20, n. 1, p. 22-38, 2006. DOI: 10.1123/jsm.20.1.22 https://doi.org/10.1123/jsm.20.1.22...
) |
Notoriedade e Associações |
Não se aplica |
Não se aplica |
Villarejo-Ramos e Martín-Velicia (2007) |
Notoriedade, Imagem, Qualidade Percebida e Lealdade |
Não se aplica |
Não se aplica |
Kerr e Gladden (2008KERR, Anthony; GLADDEN, James. Extending the understanding of professional team brand equity to the global marketplace. International Journal of Sport Management and Marketing, v. 3, n. 1/2, p. 58-77, 2008. DOI: 10.1504/IJSMM.2008.015961 https://doi.org/10.1504/IJSMM.2008.01596...
) |
Notoriedade, Imagem, Qualidade Percebida e Lealdade |
Não se aplica |
Não se aplica |
Ross; Russell e Bang (2008ROSS, Stephen.; RUSSELL, Keith; BANG, Hyejin. An empirical assessment of spectator-based brand equity. Journal of Sport Management, v.22, n. 3, p. 322-337, 2008. DOI: 10.1123/jsm.22.3.322 https://doi.org/10.1123/jsm.22.3.322...
) |
Notoriedade (Identificação, Internalização) e Associações (Marca, Rivalidade, Zonas de Restauração, Interação Social, Comprometimento, História do Clube, Atributos Organizacionais, Sucesso da Equipe, Características do Jogo da Equipe, Pessoal Não-Jogador, Estádio) |
Questionário/ survey online |
Análise de Equações Estruturais |
Chanavat e Bodet (2009CHANAVAT, Nicolas.; BODET, Guillaume. Internationalisation and sport branding strategy: a French perception of the Big Four brands. Qualitative Market Research: an International Journal, v.12, n. 4, p. 460-481, 2009. DOI: 10.1108/13522750910993356 https://doi.org/10.1108/1352275091099335...
) |
Notoriedade e Imagem |
Entrevista semiestruturada |
Não especificada |
Suckow (2009SUCKOW, Christina. Literature review on brand equity in professional team sport: a German perspective on ice hockey. International Journal of Sport Management and Marketing, v. 5, n. 1/2, p. 211-225, 2009. DOI: 10.1504/IJSMM.2009.021760 https://doi.org/10.1504/IJSMM.2009.02176...
) |
Notoriedade, Imagem (Associações/Significado), Sentimentos/Envolvimento e Relacionamentos Consumidor-Marca |
Não se aplica |
Não se aplica |
Naik e Gupta (2012NAIK, Anish Yousaf; GUPTA, Anil. Indian Premier League and team brand building: validating the Spectator-Based Brand Equity Model in context of television viewers. Metamorphosis, v.11, n. 1, p. 36-51, 2012. DOI: 10.1177/0972622520120107 https://doi.org/10.1177/0972622520120107...
) |
Notoriedade (Identificação, Internalização) e Associações (Marca, História do Clube, Sucesso da Equipe, Rivalidade) |
Questionário/ survey
|
Análise de Equações Estruturais |
Yoshida e Gordon (2012YOSHIDA, Masayuki; GORDON, Brian. Who is more influenced by customer equity drivers? a moderator analysis in a professional soccer context. Sport Management Review, v.15, n. 4, p. 389-403, 2012. DOI: 10.1016/j.smr.2012.03.001 https://doi.org/10.1016/j.smr.2012.03.00...
) |
Notoriedade, Imagem, Atitude e Lealdade |
Questionário/ survey
|
Análise de Equações Estruturais |
Biscaia et al. (2013BISCAIA, Rui; CORREIA, Abel; ROSS, Stephen; ROSADO, Antonio; MAROCO, João. Spectator-based brand equity in professional soccer. Sport Marketing Quarterly, v. 22, n. 1, p. 20-32, 2013.) |
Internalização e Associações (Marca, Gestão, Estádio, Zonas de Restauração, Interação Social, Treinador, Comprometimento, História do Clube, Atributos Organizacionais, Sucesso da Equipe) |
Questionário/ survey online |
Análise de Equações Estruturais |
Naik e Gupta (2013bNAIK, Anish Yousaf; GUPTA, Anil. Illuminating viewer-based brand equity in sports. International Journal of Engineering and Management Sciences, v. 4, n. 2, p. 160-172, 2013b.) |
Notoriedade (Identificação, Internalização) e Associações (Marca, Interação Social, Rivalidade, Sucesso da Equipe, História do Clube, Comprometimento, Atributos Organizacionais, Pessoal Não-jogador, Imagem do Evento, Patrocinadores, Jogadores Celebridades) |
Focus group
|
Não especificada |
Naik e Gupta (2013aNAIK, Anish Yousaf; GUPTA, Anil. Branding of sport teams: Re-conceptualizing the fan based brand-equity model. International Journal of Marketing & Business Communication, v. 2, n. 3, p. 31-40, 2013a.) |
Identidade da Equipe (Notoriedade), Significado da Equipe (Performance, Imagem), Respostas dos Fãs (Julgamentos e Sentimentos) e Relacionamentos Fãs-Equipes |
Não se aplica |
Não se aplica |
Biscaia et al. (2016BISCAIA, Rui et al. Investigating the role of fan club membership on perceptions of team brand equity in football. Sport Management Review, v. 19, n. 2, p. 157-170, 2016. DOI: 10.1016/j.smr.2015.02.001 https://doi.org/10.1016/j.smr.2015.02.00...
) |
Internalização e Associações (Marca, Gestão, Estádio, Zonas de Restauração, Interação Social, Treinador, Comprometimento, História do Clube, Atributos Organizacionais, Sucesso da Equipe) |
Questionário/ survey online |
Análise de Equações Estruturais |
Shuv-Ami (2016) |
Notoriedade, Imagem, Personalidade, Atitude Geral, Comprometimento |
Questionário/ survey online |
Análise de Equações Estruturais e Regressão Linear |
Yousaf, Gupta e Mishra (2017YOUSAF, Anish; GUPTA, Anil; MISHRA, Abhishek. Sport team brand-equity index: A new measurement. Journal of Indian Business Research, v. 9, n. 2, p. 169-188, 2017. DOI: 10.1108/jibr-07-2016-0069 https://doi.org/10.1108/jibr-07-2016-006...
) |
Notoriedade, Performance (Sucesso da Equipe, Rivalidade) Associações (História do Clube, Pessoal Não-jogador, Socialização) e Lealdade (Identificação, Internalização) |
Questionário/ survey
|
Mínimos Quadrados Parciais |
Hattula (2018HATTULA, Stefan. The link between brand equity and on-field performance in professional sports: an exploratory study. Sport Marketing Quarterly, v. 27, n. 2, p. 154-166, 2018.) |
Notoriedade e Associações |
Fonte secundária* |
Regressão Linear e não Linear |