Acessibilidade / Reportar erro

EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA: (RE)DESCRIÇÕES DA ATIVIDADE EPISTEMOLÓGICA NO SÉCULO XXI

EPISTEMOLOGY OF BRAZILIAN PHYSICAL EDUCATION: (RE) DESCRIPTIONS OF EPISTEMOLOGICAL ACTIVITY IN THE 21ST CENTURY

EPISTEMOLOGÍA DE LA EDUCACIÓN FÍSICA BRASILEÑA: (RE)DESCRIPCIONES DE LA ACTIVIDAD EPISTEMOLÓGICA EN EL SIGLO XXI

Resumo:

O objetivo deste texto é mapear e analisar, em termos de artigos científicos, a produção desenvolvida pelo campo da Educação Física brasileira no que diz respeito às (re)configurações do debate epistemológico da área. A partir do debate travado no fim do século XX que polarizou as teorias entre a “vertente científica” e a “vertente pedagógica”, foi realizada uma revisão sistemática de literatura nos principais periódicos da área a fim de analisar aqueles artigos que atualmente se interessam em discutir a relação entre a Educação Física e a ciência. Indica, por fim, que o debate epistemológico atual é acalorado no que tange aos giros epistemológicos, mas também vê emergir uma atividade epistemológica que visa defender a pluralidade de teorias e ideias na área.

Palavras-chave:
Educação Física; Epistemologia; Indicadores de Produção Científica; Artigo de revista

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br