Implicações biofísiológicas do exercício físico |
Böhm e Silva (2012BÖHM, Andrea Wendt; SILVA, Rose Meri Santos. A experiência de trabalhar temas relacionados à saúde no estágio de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental na disciplina de Educação Física. Revista Didática Sistêmica, v. esp., n.1, p. 197-207, 2012. Disponível em: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2759 . Acesso em: 20 jul. 2020. https://periodicos.furg.br/redsis/articl...
), Ribeiro et al. (2013RIBEIRO, José Antonio Bicca; CAVALLI, Adriana Schüler; CAVALLI, Marcelo Olivera; AFONSO, Mariângela de Rosa. Nível e importância atribuídos à prática de atividade física por estudantes do ensino fundamental de uma escola pública de Pelotas/RS. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 12, n. 2, p.13-25, 2013. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/3791. Acesso em: 15 jan. 2020. http://editorarevistas.mackenzie.br/inde...
), Cardoso et al. (2014CARDOSO, Marcel Anghinoni; PEREIRA, Flávio Medeiros; AFONSO, Mariângela da Rosa; ROCHA JUNIOR, Ivon Chagas. Educação física no ensino médio: desenvolvimento de conceitos e da aptidão física relacionados à saúde. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 28, n. 1, p.147-161, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1807-55092014000100147. Acesso em: 15 jan. 2020. https://doi.org/10.1590/S1807-5509201400...
), Dias e Farias (2014DIAS, Graziany Penna; FARIA, Miguel Fabiano. Pedagogia histórico-crítica, cultura corporal, saúde e atividade física: aspectos teóricos e metodológicos para o ensino médio. Instrumento: revista de estudo e pesquisa em educação, v. 16, n. 2, p. 183-192, 2014.), Spohr et al. (2014SPOHR, Carla; FORTES, Milena; ROMBALDI, Airton; HALLAL, Pedro; AZEVEDO, Mario. Atividade física e saúde na Educação Física escolar: efetividade de um ano do projeto “Educação Física +”. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 19, n. 3, p. 300-313, 2014. Disponível em: https://rbafs.emnuvens.com.br/RBAFS/article/view/3578/pdf173. Acesso em: 15 dez. 2019. https://rbafs.emnuvens.com.br/RBAFS/arti...
) Vieira, Jesus e Copetti (2014VIEIRA, Márcio José Ibarra; JESUS, Rhenan Ferraz; COPETTI, Jaqueline. Atividade física, diabetes e obesidade nas aulas de educação física: percepções de escolares do 7º ano. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 12, n. 1, p. 85-93, 2014. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/10928. Acesso em: 15 dez. 2019. http://e-revista.unioeste.br/index.php/c...
), Dias et al. (2016), Gouvêa e Silva (2019GOUVÊA, Bruno dos Santos; SILVA, Katia Regina Xavier da. Proposta de ensino de conceitos de saúde nas aulas de Educação Física pela abordagem da teoria social cognitiva. Motrivivência, v. 31, n. 60, p. 01-21, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e59662. Acesso em: 20 jan. 2020. https://periodicos.ufsc.br/index.php/mot...
) |
Aspectos Nutricionais |
Böhm e Silva (2012BÖHM, Andrea Wendt; SILVA, Rose Meri Santos. A experiência de trabalhar temas relacionados à saúde no estágio de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental na disciplina de Educação Física. Revista Didática Sistêmica, v. esp., n.1, p. 197-207, 2012. Disponível em: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2759 . Acesso em: 20 jul. 2020. https://periodicos.furg.br/redsis/articl...
), Ribeiro et al. (2013RIBEIRO, José Antonio Bicca; CAVALLI, Adriana Schüler; CAVALLI, Marcelo Olivera; AFONSO, Mariângela de Rosa. Nível e importância atribuídos à prática de atividade física por estudantes do ensino fundamental de uma escola pública de Pelotas/RS. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 12, n. 2, p.13-25, 2013. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/3791. Acesso em: 15 jan. 2020. http://editorarevistas.mackenzie.br/inde...
), Cardoso et al. (2014CARDOSO, Marcel Anghinoni; PEREIRA, Flávio Medeiros; AFONSO, Mariângela da Rosa; ROCHA JUNIOR, Ivon Chagas. Educação física no ensino médio: desenvolvimento de conceitos e da aptidão física relacionados à saúde. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 28, n. 1, p.147-161, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1807-55092014000100147. Acesso em: 15 jan. 2020. https://doi.org/10.1590/S1807-5509201400...
), Dias e Farias (2014DIAS, Graziany Penna; FARIA, Miguel Fabiano. Pedagogia histórico-crítica, cultura corporal, saúde e atividade física: aspectos teóricos e metodológicos para o ensino médio. Instrumento: revista de estudo e pesquisa em educação, v. 16, n. 2, p. 183-192, 2014.), Spohr et al. (2014SPOHR, Carla; FORTES, Milena; ROMBALDI, Airton; HALLAL, Pedro; AZEVEDO, Mario. Atividade física e saúde na Educação Física escolar: efetividade de um ano do projeto “Educação Física +”. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 19, n. 3, p. 300-313, 2014. Disponível em: https://rbafs.emnuvens.com.br/RBAFS/article/view/3578/pdf173. Acesso em: 15 dez. 2019. https://rbafs.emnuvens.com.br/RBAFS/arti...
), Dias et al. (2016), Gouvêa e Silva (2019GOUVÊA, Bruno dos Santos; SILVA, Katia Regina Xavier da. Proposta de ensino de conceitos de saúde nas aulas de Educação Física pela abordagem da teoria social cognitiva. Motrivivência, v. 31, n. 60, p. 01-21, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e59662. Acesso em: 20 jan. 2020. https://periodicos.ufsc.br/index.php/mot...
) |
Capacidades Físicas |
Cardoso et al. (2014CARDOSO, Marcel Anghinoni; PEREIRA, Flávio Medeiros; AFONSO, Mariângela da Rosa; ROCHA JUNIOR, Ivon Chagas. Educação física no ensino médio: desenvolvimento de conceitos e da aptidão física relacionados à saúde. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 28, n. 1, p.147-161, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1807-55092014000100147. Acesso em: 15 jan. 2020. https://doi.org/10.1590/S1807-5509201400...
), Spohr et al. (2014SPOHR, Carla; FORTES, Milena; ROMBALDI, Airton; HALLAL, Pedro; AZEVEDO, Mario. Atividade física e saúde na Educação Física escolar: efetividade de um ano do projeto “Educação Física +”. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 19, n. 3, p. 300-313, 2014. Disponível em: https://rbafs.emnuvens.com.br/RBAFS/article/view/3578/pdf173. Acesso em: 15 dez. 2019. https://rbafs.emnuvens.com.br/RBAFS/arti...
) |
Relação entre exercício físico e doenças crônico-degenerativas |
Ribeiro et al. (2013RIBEIRO, José Antonio Bicca; CAVALLI, Adriana Schüler; CAVALLI, Marcelo Olivera; AFONSO, Mariângela de Rosa. Nível e importância atribuídos à prática de atividade física por estudantes do ensino fundamental de uma escola pública de Pelotas/RS. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 12, n. 2, p.13-25, 2013. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/3791. Acesso em: 15 jan. 2020. http://editorarevistas.mackenzie.br/inde...
), Spohr et al. (2014SPOHR, Carla; FORTES, Milena; ROMBALDI, Airton; HALLAL, Pedro; AZEVEDO, Mario. Atividade física e saúde na Educação Física escolar: efetividade de um ano do projeto “Educação Física +”. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 19, n. 3, p. 300-313, 2014. Disponível em: https://rbafs.emnuvens.com.br/RBAFS/article/view/3578/pdf173. Acesso em: 15 dez. 2019. https://rbafs.emnuvens.com.br/RBAFS/arti...
), Vieira, Jesus e Copetti (2014) |
Saúde, atividade física, exercício físico e aptidão física: aspectos conceituais |
Bisconsini, Rinaldi e Barbosa-Rinaldi (2011BISCONSINI, Camila Rinaldi; RINALDI, Wilson; BARBOSA-RINALDI, Ieda Parra. Viabilidade do trabalho com a temática saúde em aulas de Educação Física. Caderno de Educação Física e Esporte, v.10, n. 18, p. 11-20, 2011. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/6567/5722. Acesso em: 15 dez. 2019. http://e-revista.unioeste.br/index.php/c...
), Silva (2011SILVA, Markus de Lima; SANTOS, Valdione Evangelista Alves; MEZZAROBA, Cristiano. A compreensão de alunos do ensino fundamental de uma escola pública sobre saúde, corpo e mídia a partir da telenovela “Malhação”. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 10, n. 19, p. 43-54, 2011. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/5506/5770. Acesso em: 20 jan. 2020. http://e-revista.unioeste.br/index.php/c...
), Dias e Farias (2014DIAS, Graziany Penna; FARIA, Miguel Fabiano. Pedagogia histórico-crítica, cultura corporal, saúde e atividade física: aspectos teóricos e metodológicos para o ensino médio. Instrumento: revista de estudo e pesquisa em educação, v. 16, n. 2, p. 183-192, 2014.), Spohr et al. (2014SPOHR, Carla; FORTES, Milena; ROMBALDI, Airton; HALLAL, Pedro; AZEVEDO, Mario. Atividade física e saúde na Educação Física escolar: efetividade de um ano do projeto “Educação Física +”. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 19, n. 3, p. 300-313, 2014. Disponível em: https://rbafs.emnuvens.com.br/RBAFS/article/view/3578/pdf173. Acesso em: 15 dez. 2019. https://rbafs.emnuvens.com.br/RBAFS/arti...
), Dias et al. (2016) |
Políticas públicas e saúde |
Bisconsini, Rinaldi e Barbosa-Rinaldi (2011BISCONSINI, Camila Rinaldi; RINALDI, Wilson; BARBOSA-RINALDI, Ieda Parra. Viabilidade do trabalho com a temática saúde em aulas de Educação Física. Caderno de Educação Física e Esporte, v.10, n. 18, p. 11-20, 2011. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/6567/5722. Acesso em: 15 dez. 2019. http://e-revista.unioeste.br/index.php/c...
) Cardoso et al (2014CARDOSO, Marcel Anghinoni; PEREIRA, Flávio Medeiros; AFONSO, Mariângela da Rosa; ROCHA JUNIOR, Ivon Chagas. Educação física no ensino médio: desenvolvimento de conceitos e da aptidão física relacionados à saúde. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 28, n. 1, p.147-161, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1807-55092014000100147. Acesso em: 15 jan. 2020. https://doi.org/10.1590/S1807-5509201400...
), Spohr et al. (2014SPOHR, Carla; FORTES, Milena; ROMBALDI, Airton; HALLAL, Pedro; AZEVEDO, Mario. Atividade física e saúde na Educação Física escolar: efetividade de um ano do projeto “Educação Física +”. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 19, n. 3, p. 300-313, 2014. Disponível em: https://rbafs.emnuvens.com.br/RBAFS/article/view/3578/pdf173. Acesso em: 15 dez. 2019. https://rbafs.emnuvens.com.br/RBAFS/arti...
), Gouvêa e Silva (2019GOUVÊA, Bruno dos Santos; SILVA, Katia Regina Xavier da. Proposta de ensino de conceitos de saúde nas aulas de Educação Física pela abordagem da teoria social cognitiva. Motrivivência, v. 31, n. 60, p. 01-21, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e59662. Acesso em: 20 jan. 2020. https://periodicos.ufsc.br/index.php/mot...
) |
Saúde e Sociedade: relacionamentos, barreiras e padrões sociais |
Ribeiro et al. (2013RIBEIRO, José Antonio Bicca; CAVALLI, Adriana Schüler; CAVALLI, Marcelo Olivera; AFONSO, Mariângela de Rosa. Nível e importância atribuídos à prática de atividade física por estudantes do ensino fundamental de uma escola pública de Pelotas/RS. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 12, n. 2, p.13-25, 2013. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/3791. Acesso em: 15 jan. 2020. http://editorarevistas.mackenzie.br/inde...
), Dias e Farias (2014DIAS, Graziany Penna; FARIA, Miguel Fabiano. Pedagogia histórico-crítica, cultura corporal, saúde e atividade física: aspectos teóricos e metodológicos para o ensino médio. Instrumento: revista de estudo e pesquisa em educação, v. 16, n. 2, p. 183-192, 2014.), Spohr et al. (2014SPOHR, Carla; FORTES, Milena; ROMBALDI, Airton; HALLAL, Pedro; AZEVEDO, Mario. Atividade física e saúde na Educação Física escolar: efetividade de um ano do projeto “Educação Física +”. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 19, n. 3, p. 300-313, 2014. Disponível em: https://rbafs.emnuvens.com.br/RBAFS/article/view/3578/pdf173. Acesso em: 15 dez. 2019. https://rbafs.emnuvens.com.br/RBAFS/arti...
), Dias et al. (2016) Cardoso, et al. (2014CARDOSO, Marcel Anghinoni; PEREIRA, Flávio Medeiros; AFONSO, Mariângela da Rosa; ROCHA JUNIOR, Ivon Chagas. Educação física no ensino médio: desenvolvimento de conceitos e da aptidão física relacionados à saúde. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 28, n. 1, p.147-161, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1807-55092014000100147. Acesso em: 15 jan. 2020. https://doi.org/10.1590/S1807-5509201400...
) Oliveira, Martins e Bracht (2015bOLIVEIRA, Victor José Machado de; MARTINS, Izabella Rodrigues; BRACHT, Valter. Projetos e práticas em educação para a saúde na educação física escolar: possibilidades! Revista da Educação Física UEM, v. 26, n. 2, p. 243-255, 2015b . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832015000200243&lng=en&nrm=iso . Acesso em: 15 jan. 2020. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
), Gouvêa e Silva (2019GOUVÊA, Bruno dos Santos; SILVA, Katia Regina Xavier da. Proposta de ensino de conceitos de saúde nas aulas de Educação Física pela abordagem da teoria social cognitiva. Motrivivência, v. 31, n. 60, p. 01-21, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e59662. Acesso em: 20 jan. 2020. https://periodicos.ufsc.br/index.php/mot...
) |
Tematização de Práticas Corporais |
Rufino e Darido (2013RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. Educação física escolar, tema transversal, saúde e livro didático: possíveis relações durante a prática pedagógica. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 21, n. 3, p. 21-34, 2013. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/3641/2734 Acesso em: 15 jan. 2020. https://portalrevistas.ucb.br/index.php/...
); Oliveira, Martins e Bracht (2015aOLIVEIRA, Victor José Machado de; MARTINS, Izabella Rodrigues; BRACHT, Valter. Relações da educação física com o programa saúde na escola: visões dos professores das escolas de Vitória/ES. Pensar a Prática, v. 18, n. 3, 2015a. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/33028/19027. Acesso em: 15 jan. 2020. https://www.revistas.ufg.br/fef/article/...
), Oliveira, Martins e Brach (2015b) |