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CAMINHADA DO PRIVILÉGIO E AS CAUSAS PERCEBIDAS DA DESIGUALDADE SOCIAL: UM DEBATE COM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

THE PRIVILEGE WALK AND THE SOCIAL PERCEIVED CAUSES OF INEQUALITY: A DEBATE WITH PHYSICAL EDUCATION STUDENTS

CAMINATA DEL PRIVILEGIO Y LAS CAUSAS PERCIBIDAS DE LA DESIGUALDAD SOCIAL: UN DEBATE CON LOS ESTUDIANTES DE EDUCACIÓN FÍSICA

Resumo

Colocar em perspectiva as representações sociais não é tarefa fácil. Neste trabalho, as percepções de dez estudantes de Educação Física antes e após a Caminhada do Privilégio - dinâmica que representa a trajetória de vida dos participantes através de passos - foram analisadas visando compreender os efeitos da atividade sobre o grupo a partir das percepções de suas posições sociais, dos fatores atribuídos a tais posições e das mudanças de perspectiva desencadeadas pela Caminhada do Privilégio. Os estudantes estimaram corretamente suas posições finais na Caminhada, porém esperavam encontrar pouca diferença entre eles, decorrente do esforço individual e do acesso a direitos e privilégios. Contudo, após a Caminhada do Privilégio, observaram uma grande distância entre eles e questões como gênero, orientação sexual, apoio familiar e condição econômica foram percebidas como centrais. O racismo foi citado, mas de forma reservada, em questionário, indicando a dificuldade de debate aberto de temas sociais.

Palavras chave:
Estudantes; Educação Física; Emoções; Percepção social

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