Acessibilidade / Reportar erro

AS MONOGRAFIAS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESPÍRITO SANTO: CIRCULAÇÃO E PRODUÇÃO DE SABERES (1932-1939)

THE MONOGRAPHS FROM THE ESPÍRITO SANTO SCHOOL OF PHYSICAL EDUCATION: KNOWLEDGE CIRCULATION AND PRODUCTION (1932-1939)

LAS MONOGRAFÍAS DE LA ESCUELA DE EDUCACIÓN FÍSICA DE ESPÍRITO SANTO: CIRCULACIÓN Y PRODUCCIÓN DE CONOCIMIENTOS (1932-1939)

Resumo

Analisa o processo de elaboração de monografias na Escola de Educação Física do Espírito Santo para compreender a formação de professores, a circulação de saberes e sua materialização como dispositivo de controle dos conhecimentos incorporados. Utiliza como fontes os documentos presentes no Arquivo Permanente do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, entre os anos de 1932 e 1939. Usa como referencial teórico e metodológico os conceitos de lutas de representações e circulação e o modelo do paradigma indiciário. Os indícios nos permitem compreender que as monografias eram um dispositivo que reforçava a utilização do Método Francês. Os alunos usaram os recursos disponíveis na escola, como livros e periódicos, para sua elaboração. Os temas presentes nos trabalhos referiam-se aos saberes apresentados para a formação dos professores e à forma como o Método Francês foi utilizado no Estado.

Palavras-chave
Educação Física; Método Francês; Monografia

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br