Open-access SENTIDO, MOBILIZAÇÃO E APRENDIZAGEM: AS RELAÇÕES DOS ALUNOS COM OS SABERES DAS LUTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

MEANING, MOBILIZATION AND LEARNING: STUDENT’S RELATIONS TO MARTIAL ARTS KNOWLEDGE IN PHYSICAL EDUCATION CLASSES

SENTIDO, MOVILIZACIÓN Y APRENDIZAJE: LAS RELACIONES DE LOS ALUMNOS CON LOS SABERES DE LAS LUCHAS EN LAS CLASES DE EDUCACIÓN FÍSICA

Resumo

Com base na teoria da relação com o saber, o objetivo desta investigação é compreender como os alunos se relacionam com os saberes das lutas nas aulas de Educação Física. Trata-se de um estudo de caso que se utilizou de entrevistas com alunos e docente, e observação de aulas. Os resultados apontam que relações identitárias e sociais condicionaram os sentidos iniciais e o interesse dos alunos pelas lutas, bem como as estratégias de ensino condicionaram a mobilização ou desmobilização para a aprendizagem. Conclui-se que o ensino de lutas na escola encontra-se permeado por tensões, sendo necessária a ressignificação dos preconceitos dos alunos, a (re)construção do conhecimento pedagógico deste conteúdo por parte do professor, e que a Educação Física como disciplina escolar deve inter-relacionar todas as figuras do aprender: saber-objeto, saber-domínio e saber-relacional.

Palavras-chave  Artes marciais; Conhecimento; Estudantes

location_on
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br
rss_feed Stay informed of issues for this journal through your RSS reader
Acessibilidade / Reportar erro