Open-access ESTUDO DESCRITIVO DOS COMPORTAMENTOS DE VITIMIZAÇÃO E PERPETRAÇÃO DO BULLYING EM ADOLESCENTES. COMPARAÇÃO ENTRE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O CONTEXTO EDUCACIONAL GERAL

Resumo

Vários estudos apontam a Educação Física como uma disciplina adequada para a prevenção do bullying.

Objetivo  o objetivo deste estudo foi identificar e analisar a perpetração e a vitimização que ocorrem em nível geral e na Educação Física no Ensino Médio.

Método  o estudo foi realizado com 1.352 alunos de escolas públicas.

Resultados  a análise dos resultados mostra diferenças na vitimização, com violência direta e verbal no contexto geral e insultos e exclusão na Educação Física; e na perpetração, com violência direta e verbal no contexto geral e insultos e agressões na Educação Física. Há uma menor ocorrência de bullying entre os alunos mais velhos e diferenças no tipo de bullying de acordo com o gênero, entre meninas e meninos.

Conclusão  os comportamentos de vitimização e perpetração são reproduzidos de forma semelhante no contexto educacional geral e no contexto específico da Educação Física.

Palavras-chave
Bullying; Educação Física; Prevenção; Ensino Médio

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