Acessibilidade / Reportar erro

“COMO ESTÁ MEU ENSINO?”: ESTILOS DE ENSINO ENTRE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA MEXICANOS

Resumo

Objetivo: comparar estilos de ensino (EE) e anos de experiência entre professores de Educação Física (EF) mexicanos. Método: 129 professores de EF da cidade de Chihuahua, média de idade: 42,3 anos (± 9,6) anos; experiência como professor de EF: 15,7 (± 7,9) anos; completaram o Questionário sobre EE em EF. Os sujeitos foram divididos em seis grupos de acordo com os anos de experiência: - 6, 6-11, 12-17, 18-23, 24-29 e 30+. Resultados: não foram encontradas diferenças em EE tradicional por grupo, mas todos os professores de EF mostraram tendência elevada a usar esse EE. O grupo 30+ apresentou valores superiores ao grupo 6-11 entre estilo cognitivo e escala criativa (p <0,05). Conclusão: há uma tendência a implementar o EE tradicional, embora os anos de experiência permitam aos professores de EF usar um EE ajustado às necessidades e interesses dos alunos em participar do curso de EF.

Palavras-chave
Educação Física e Treinamento; Ensino; Professores escolares; Pratica profissional

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br