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Movimento, Volume: 24, Issue: 3, Published: 2018
  • EARLY CHILDHOOD EDUCATION AND TEACHERS’ TRAINING: ANALYSIS OS SYLLABI AND BIBLIOGRAPHIES OF COURSES IN PHYSICAL EDUCATION SCHOOLS Artigos Originais

    Martins, Rodrigo Lema Del Rio; Tostes, Luiza Fraga; Mello, André da Silva

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O objetivo da pesquisa é analisar as ementas e bibliografias de disciplinas relacionadas a Educação Infantil nos cursos de formação inicial em Educação Física, identificando os pontos de convergência e de divergência que elas estabelecem com os documentos norteadores dessa primeira etapa da Educação Básica no Brasil. Trata-se de uma pesquisa documental, realizada com 16 ementas e suas respectivas bibliografias (267) de 14 cursos de Educação Física de universidades públicas do país. Os dados foram sistematizados pelo software Iramuteq. Constata-se que a concepções de infância e de organização do trabalho pedagógico presentes nas ementas e bibliografias divergem dos pressupostos preconizados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e pela Base Nacional Curricular Comum. Nos documentos analisados predomina uma visão biologicista/universal de desenvolvimento infantil, amparada por autores da Psicologia do Desenvolvimento e do Comportamento Motor.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El objetivo de la investigación es analizar los contenidos y bibliografías de disciplinas relacionadas con Educación Infantil en los cursos de formación inicial en Educación Física, identificando los puntos de convergencia y de divergencia que establecen con los documentos orientadores de la primera etapa de la Educación Básica en Brasil. Se trata de una investigación documental realizada con los contenidos de 16 materias y sus respectivas bibliografías (267) de 14 cursos de Educación Física de universidades públicas del país. Los datos fueron sistematizados por el software Iramuteq. Se constata que la concepción de infancia y de organización del trabajo pedagógico presentes en los contenidos y bibliografías analizados divergen de los presupuestos preconizados por las Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Infantil y por la Base Nacional Curricular Común. En los documentos analizados predomina una visión biologicista/universal de desarrollo infantil, amparada por autores de la Psicología del Desarrollo y del Comportamiento Motor.

    Abstract in English:

    Abstract This study looks into syllabi and bibliographies courses related to Early Childhood Education in the initial training courses in Physical Education, identifying their points of convergence and divergence with guiding documents of that first stage of Elementary Education in Brazil. It is a documentary study conducted on 16 syllabi and their respective bibliographies (267) of 14 Physical Education Schools of public universities. Data were systematized by the Iramuteq software. Conceptions of childhood and organization of pedagogical work present in the analyzed syllabi and bibliographies differ from the assumptions recommended by the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education and by the National Curricular Common Base. A biologic/universal vision of child development prevails in the documents analyzed, based on Developmental Psychology and Motor Behavior authors.
  • THE CONCEPT OF INCLUSION OF PHYSICAL EDUCATION STUDENTS FROM PUBLIC UNIVERSITIES IN THE STATE OF SÃO PAULO, BRAZIL, IN THE SOCIAL CONTEXT OF ITS PRACTICE Artigos Originais

    Salerno, Marina Brasiliano; Carvalho, Camila Lopes de; D’Angelo, Silvia Mayeda; Araújo, Paulo Ferreira de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A formação inicial em Educação Física tem se reconstruído segundo os paradigmas inclusivos em implantação na sociedade. Assim, este estudo objetivou verificar o conceito de inclusão apresentado por estudantes universitários concluintes do curso de Educação Física em instituições públicas do estado de São Paulo. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa por meio da aplicação de questionário a 322 acadêmicos. Os dados foram analisados pelo programa Iramuteq, por meio das análises de Classificação pelo Método de Reinert, Análise de Similitude e Nuvem de Palavras. Como resultado, foi identificado que os discentes respondentes têm alcançado a construção de um conceito de inclusão condizente com a complexidade do princípio, considerando aspectos legais, sociais, psicológicos e afetivos imbuídos nessa proposta.

    Abstract in Spanish:

    Resumen La formación inicial en Educación Física se ha reconstruido según los paradigmas inclusivos en implantación en la sociedad. Así, ese estudio objetivó verificar cuál es el concepto de Inclusión presentado por los estudiantes universitarios que concluyen el curso de Educación Física en instituciones públicas del estado de São Paulo. Así, se desarrolló una investigación cualitativa a través de la aplicación de cuestionario a 322 académicos. Los datos fueron analizados con el programa Iramuteq, empleando los análisis de Clasificación por el Método de Reinert, Análisis de Similitud y Nube de Palabras. Como resultado, se ha identificado que los alumnos participantes han alcanzado la construcción de un concepto de Inclusión de acuerdo con la complejidad del principio, considerando aspectos legales, sociales, psicológicos y afectivos incluidos en esa propuesta.

    Abstract in English:

    Abstract Initial training in Physical Education has been rebuilt according to inclusive paradigms being established in society. This study looks into the concept of inclusion presented by senior Physical Education college students at public institutions of the state of São Paulo. Qualitative research was conducted through questionnaires answered by 322 students. Data were analyzed using Iramuteq software by Reinert Classification analysis. The results showed that students built a concept of inclusion compatible with the principle of complexity, considering legal, social, psychological and affective characteristics included in that proposition.
  • THE SPORT EDUCATION EXPERIENCE IN PHYSICAL EDUCATION CLASSES: USING THE TEACHING MODEL IN A FUTSAL TEACHING UNIT Artigos Originais

    Vargas, Tairone Girardon de; Morisso, Maríndia Mattos; Gonzále, Fernando Jaime; Sawitzki, Rosalvo Luis

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Esta pesquisa busca dialogar sobre as possibilidades educativas da utilização do modelo de ensino Sport Education nas aulas de Educação Física do ensino médio de uma escola pública. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa-ação, um processo cíclico que resultou na integração do modelo em uma unidade didática de futsal. A partir da proposta, entendemos que a principal vantagem de se fazer uso do modelo de ensino é a melhora no processo de aprendizagem dos alunos. Para os professores, o Sport Education possibilita uma visualização geral do planejamento da unidade didática a ser trabalhada. No entanto, isso demanda um trabalho contínuo do docente, que, por vezes, precisa desenvolver atividades fora de sua carga horária semanal. Diante disso, entendemos que se faz necessário testar a experiência em diferentes ambientes para conhecer outras vantagens e dificuldades de se trabalhar com essa proposta.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Esta investigación busca dialogar sobre las posibilidades educativas de la utilización del modelo de enseñanza Sport Education en las clases de Educación Física de la enseñanza media de una escuela pública. Para ello, desarrollamos una investigación-acción, un proceso cíclico que resultó en la integración del modelo en una unidad didáctica de futsal. A partir de la propuesta, entendemos que la principal ventaja de utilizar ese modelo de enseñanza es la mejoría del proceso de aprendizaje de los alumnos. Para los profesores, el Sport Education posibilita una visualización general de la planificación de la unidad didáctica a ser trabajada. Sin embargo, esto demanda un trabajo continuo del docente, que a veces necesita desarrollar actividades fuera de su carga horaria semanal. Frente a eso, entendemos que se hace necesario probar la experiencia en diferentes ambientes para conocer otras ventajas y dificultades de trabajar con esa propuesta.

    Abstract in English:

    Abstract This research seeks to discuss the educational possibilities of the use of the Sport Education teaching model in Physical Education classes at a Secondary Education public school. For this, we conducted an action research study - a cyclical process that resulted in integration of the model into a futsal teaching unit. From the proposal, we understand that the main advantage of using the teaching model is the improvement in students’ learning process. For teachers, Sport Education provides an overview of the teaching unit plan to be used. However, this demands permanent work from teachers, who sometimes need to develop activities outside of their weekly workload. Therefore, we understand that testing the experience in different environments is necessary to know other advantages and difficulties of working with that proposal.
  • TPACKPEC: DESIGN OF ICT-MEDIATED LEARNING SITUATIONS IN PHYSICAL EDUCATION Artigos Originais

    Hernando, Meritxell Monguillot; Catasús, Montse Guitert; Arévalo, Carles González

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O presente estudo tem como objetivo identificar quais os principais elementos para a concepção de situações de aprendizagem mediadas pelas TIC na Educação Física através da colaboração docente. Para tal, seguiu-se o modelo de pesquisa baseada em design (IBD), na qual participaram três professores e quatro centros educacionais. As iterações entre professores e pesquisadores resultou numa evolução contínua dos elementos-chave, dando origem a uma tipologia de conhecimento com quatro categorias: o modelo TPACKPEC. Este modelo é uma evolução do TPACK (KOEHLER; MISHRA, 2009) porque não só integra tecnologia, pedagogia e currículo na sala de aula, mas também apresenta competências emocionais como elementos fundamentais no processo de ensino e aprendizagem.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El presente estudio tiene como objetivo identificar cuáles son los elementos clave para diseñar situaciones de aprendizaje mediadas por las TIC en Educación Física a través de la colaboración docente. Para ello, se ha seguido el modelo de investigación basada en diseño (IBD) en la que han participado tres docentes y cuatro centros educativos. Las iteracciones entre profesores e investigadores ha resultado en una evolución continua de los elementos clave, llevando a una tipología de conocimiento con cuatro categorías: el modelo TPACKPEC. Este modelo es una evolución del TPACK (KOEHLER; MISHRA, 2009) ya que no solo integra tecnología, pedagogía y currículo en las aulas, sino que también introduce las competencias emocionales como elementos fundamentales en el proceso de enseñanza y aprendizaje.

    Abstract in English:

    Abstract This study points out the key elements for designing ICT-mediated learning situations in Physical Education through educational collaboration. It has followed a Design-Based Research method in which three teachers and four educational centers have participated. As a result of the iterations carried out by the teachers and the researcher, a continuous evolution of the key elements led us to classify them in four categories of knowledge resulting in the TPACKPEC model. This model evolves from the TPACK model (KOEHLER; MISHRA, 2009) as it not only integrates technology, pedagogy and curriculum in the classroom but also introduces emotional competences as key elements in the teaching and learning process.
  • FREE TIME AND USE OF ALCOHOL AND OTHER DRUGS: A STUDY BETWEEN BRAZILIAN AND PORTUGUESE UNDERGRADUATE STUDENTS Artigos Originais

    Romera, Liana Abrão; Martins, Raul Aragão; Freitas, Heloisa Heringer; Tinoco, Derick dos Santos; Rondina, Regina Cassia

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O tempo livre está presente em todas as fases da vida e geralmente é associado ao lazer, que entre os jovens muitas vezes é acompanhado do uso de álcool e outras drogas. Investigar a forma como estudantes universitários utilizam este tempo e qual o padrão de consumo de drogas legais e ilegais é o objetivo deste trabalho, que analisa universitários brasileiros e portugueses. Participaram 238 jovens, sendo 60,5% deles portugueses, que apresentaram a média de idade de 19,9 anos. Resultados mostram que praticar esportes (31,0%), sair com amigos (18,8%) e namorar (13,4%) são as três atividades mais citadas. Bebidas alcoólicas e o tabaco são as drogas mais utilizadas, citadas por mais de 50% dos estudantes, seguidas de maconha, com 15,9% de usuários. Estudantes brasileiros apresentam padrão de beber excessivo maior do que os portugueses. Concluímos que estes estudantes praticam esportes, fato que não impede o uso de álcool.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El tiempo libre está en todas fases de la vida, generalmente se asocia al ocio, que entre los jóvenes muchas veces acompaña el uso de alcohol y drogas. La forma en que los estudiantes universitarios utilizan ese tiempo y cuál es el patrón de consumo de drogas legales e ilegales es el objetivo de este trabajo, que investiga universitarios brasileños y portugueses. Participaron 238 jóvenes, 60,5% de ellos portugueses, con edad media de 19,9 años. Los resultados muestran que practicar deportes (31,0%), salir con amigos (18,8%) y salir con una pareja (13,4%), son las tres actividades más citadas. Las bebidas alcohólicas y el tabaco son las drogas más utilizadas, citadas por más del 50% de los estudiantes; luego viene la marihuana, con un 15,9% de usuarios. Brasileños tienen un nivel más elevado que los portugueses de consumo excesivo de alcohol. Concluimos que estos estudiantes practican deportes, hecho que no impide el uso de alcohol.

    Abstract in English:

    Abstract Free time is an integral part of all life stages and is generally associated with leisure, which among youth often comes with the use of alcohol and drugs. The way undergraduate students from Portugal and Brazil use their free time and their patterns of legal and illegal drug consumption are the objectives of this work. The sample included 238 undergraduate students - 60.5% of whom were Portuguese, with an average age of 19.9. Results show that sports practice (31.0%); going out with friends (18.8%); and dating (13.4%) were the three most common activities. Alcoholic beverages and tobacco are the drugs most often mentioned by 50% of the sample, and marijuana use was reported by 15.9%. Heavy alcohol drinking patterns are more common among Brazilian undergraduate students than among Portuguese ones. In conclusion, we stress that these students practice sports but that it do not inhibit alcohol consumption.
  • THE PRESENCE OF ANTHONY GIDDENS IN SCIENTIFIC PRODUCTION OF BRAZILIAN PHYSICAL EDUCATION: BETWEEN REFLECTION AND SLIP Artigos Originais

    Bungenstab, Gabriel Carvalho

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O objetivo deste artigo é mapear a presença do sociólogo Anthony Giddens na produção científica do campo da Educação Física (EF) brasileira e analisar de que maneira suas contribuições teóricas aparecem na área. Este texto apresenta a descrição que Giddens faz sobre a sociedade moderna reflexiva e suas reconfigurações relacionadas ao agente/estrutura. Feito isso, o texto se ocupará de realizar um levantamento bibliográfico nos principais periódicos da área a fim de analisar aqueles artigos que referenciaram Giddens. Aponta, por fim, que: 1) há pouco diálogo entre a EF e o sociólogo inglês e 2) a maioria dos textos produzidos pela área não utiliza Giddens de maneira reflexiva, cometendo, assim, deslizes teóricos.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El objetivo de este artículo es mapear la presencia del sociólogo Anthony Giddens en la producción científica del campo de la Educación Física (EF) brasileña y analizar de qué manera sus contribuciones teóricas aparecen en el área. Este texto presenta la descripción que Giddens hace sobre la sociedad moderna reflexiva y sus reconfiguraciones relacionadas al agente/estructura. Hecho esto, el texto se ocupará por realizar un levantamiento bibliográfico en los principales periódicos del área a fin de analizar aquellos artículos que referenciaron a Giddens. Por último, apunta que: 1) hay poco diálogo entre la EF y el sociólogo inglés y 2) la mayoría de los textos producidos por el área no utilizan Giddens de manera reflexiva, cometiendo, así, deslices teóricas.

    Abstract in English:

    Abstract This article maps the presence of sociologist Anthony Giddens in Brazilian scientific production in the field of Physical Education (PE) and analyzes how his theoretical contributions appear in the area. This text presents Giddens’ description of modern reflective society and its reconfigurations related to agent/structure. Afterwards, a bibliographical survey is conducted in the main journals of the area in order to analyze articles referencing Giddens. Finally, it points out that 1) there is little dialogue between PE and the English sociologist and 2) most of the texts produced by the area do not use Giddens in a reflexive way, thus committing theoretical slips.
  • NON-FAMOUS EMPLOYEES AND THEIR TIES TO PROFESSIONAL FOOTBALL CLUBS IN SOUTHERN RIO GRANDE DO SUL: NARRATIVES, BELONGING AND IDENTITIES Artigos Originais

    Correia, Jones Mendes; Freitas, Gustavo da Silva; Knuth, Alan Goularte

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo analisa a constituição dos pertencimentos clubísticos e a produção de identidades de funcionários infames que atuam ou atuaram em diferentes clubes do futebol profissional da Região Sul do RS. Tendo como metodologia a História Oral, foram entrevistados quatro funcionários de clubes distintos, possibilitando concluir que o seu pertencimento clubístico se constituiu de diferentes formas. Tais como: idas aos estádios durante a infância, noções de sociabilidade construídas no clube, necessidade de uma atividade remunerada e a influência, mesmo que indireta, da família. Além disso, percebeu-se a importância dos clubes na constituição das identidades dos sujeitos, visto que os narradores, ao construírem uma hierarquia, colocam os clubes atrás apenas de suas famílias. Também foi possível analisar que os funcionários infames empregam diferentes maneiras de torcer durante os jogos, em que o local escolhido e determinadas atitudes são marcadores interessantes de análise.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este artículo analiza la constitución de la pertenencia clubística y la producción de identidades de funcionarios infames que actúan o actuaron en diferentes clubes del fútbol profesional de la región Sur de RS. Teniendo como metodología la Historia Oral, fueron entrevistados cuatro funcionarios de clubes distintos, posibilitando que la pertenencia clubística de los mismos se constituyó de diferentes modos, como: idas a los estadios durante la niñez, nociones de sociabilidad construidas en el club, necesidad de una actividad remunerada y la influencia, aunque indirecta de la familia. Además, se percibió la importancia de los clubes en la constitución de las identidades de los sujetos, ya que los narradores al construir una jerarquía, ponen a los clubes detrás de sus familias. También fue posible analizar que los empleados infames emplean diferentes maneras de torcer durante los juegos en que el local escogido y determinadas actitudes son marcadores interesantes de análisis.

    Abstract in English:

    Abstract This article analyzes how club belonging and identity production are created for non-famous employees who work or have worked in different professional football clubs in the southern region of the state of Rio Grande do Sul, Brazil. Based on the methodology of Oral History, four employees from different clubs were interviewed, leading to the conclusion that club belonging was built in different ways, such as: going to stadiums during childhood; notions of sociability established at the club; the need for an income source; and family influence, even if indirect. Furthermore, the importance of clubs in building subjects’ identities was perceived as the narrators placed clubs only after their families when setting hierarchies. It was also possible to see that non-famous employees root for their teams in different ways during matches, and places chosen and certain attitudes are considered relevant markers for analysis.
  • “ARE YOU PLAYING?” FACTORS INFLUENCING PARTICIPATION OF ADOLESCENTS WITH CEREBRAL PALSY IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION Artigos Originais

    Figueiredo, Priscilla Rezende Pereira; Mancini, Marisa Cotta; Brandão, Marina De Brito

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O objetivo do estudo foi compreender fatores que influenciam a participação de adolescentes com paralisia cerebral (PC) na Educação Física Escolar. Dez adolescentes com PC foram entrevistados utilizando roteiro de entrevista semiestruturado, cujo conteúdo foi gravado, transcrito e submetido à Análise de Conteúdo. Três categorias e sete subcategorias emergiram dessa análise. Verificou-se que fatores ambientais (atitudinais e físicos) e pessoais influenciaram a participação. Especificamente, as atitudes de colegas, professores e monitores, bem como a disponibilidade de dispositivos de auxílio para marcha e a acessibilidade física da escola foram elementos importantes que impactaram, negativamente ou positivamente, a participação na Educação Física. Características pessoais, como medo de realizar as atividades e baixa ou alta percepção de autoeficácia, também influenciaram o engajamento dos adolescentes na Educação Física e devem ser consideradas por profissionais da Educação Física e reabilitação.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El objetivo del estudio es comprender factores que influencian la participación de adolescentes con parálisis cerebral (PC) en la Educación Física escolar. Diez adolescentes con PC fueron entrevistados utilizando un modelo de entrevista semiestructurado, cuyo contenido fue grabado, transcrito y sometido al análisis de contenido. Tres categorías y siete subcategorías surgieron de este análisis. Se verificó que factores ambientales (actitudinales y físicos) y personales influenciaron la participación. Específicamente, las actitudes de colegas, profesores y monitores, así como la disponibilidad de aparatos de ayuda para la marcha y la accesibilidad física de la escuela, fueron elementos importantes que han impactado, negativamente o positivamente, sobre la participación en la Educación Física. Características personales, como miedo a realizar las actividades y baja o alta percepción de autoeficacia, también influyeron en la participación de los adolescentes en la Educación Física y deben ser consideradas por profesionales de la Educación Física y rehabilitación.

    Abstract in English:

    Abstract The aim of the study was to understand factors influencing participation of adolescents with cerebral palsy (CP) in school Physical Education (PE). Semi-structured interviews were conducted with ten adolescents with CP. The interviews were recorded, transcribed and submitted to content analysis, resulting in three categories and seven subcategories. Environmental (attitudinal and physical) and personal factors influenced participation. Specifically, attitudes of peers, teachers and instructors, and availability of mobility devices and physical accessibility were important elements that influenced - negatively or positively - participation in PE. Personal characteristics such as fear of performing activities and low or high self-efficacy perception also influenced the engagement of adolescents in PE and should be considered by teachers and rehabilitation professionals.
  • SYMBOLIC VIOLENCE IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION: A CRITICAL ANALYSIS OF THE NEGATIVE EXPERIENCES OF FUTURE TEACHERS IN PRIMARY EDUCATION Artigos Originais

    Camacho-Miñano, Maria José; Grau, María Prat

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este estudo aprofunda as experiências negativas da Educação Física Escolar cursada pelo futuro docente de Educação Primária, usando o conceito de violência simbólica de Bourdieu para a análise. Foi realizada uma análise de 155 narrativas de estudantes de graduação em Educação Primária de duas universidades espanholas. Os resultados indicam que a violência simbólica é exercida pela inadequação das identidades físicas dos graduandos aos discursos do rendimento, os quais, por sua vez, são legitimados pelos docentes e por estudantes exitosos. Este tipo de violência subliminar projeta-se também nas identidades físicas e profissionais do futuro docente.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este estudio profundiza sobre las experiencias negativas de la Educación Física escolar cursada por el futuro profesorado de Educación Primaria, utilizándose para el análisis el concepto de violencia simbólica de Bourdieu. Se ha realizado un análisis de 155 narrativas de estudiantes de grado de Educación Primaria en dos universidades españolas. Los resultados muestran que la violencia simbólica se ejerce por la inadecuación de las identidades físicas de este alumnado a los discursos del rendimiento, que son, a su vez, legitimados por el profesorado y otros estudiantes exitosos. Este tipo de violencia oculta se proyecta en las identidades físicas y profesionales del futuro profesorado.

    Abstract in English:

    Abstract This is an in-depth study into future Primary Education teachers’ negative experiences in Physical Education School, using Bourdieu’s concept of symbolic violence. An analysis was conducted of 155 narratives of Primary Education teacher students in two Spanish universities. The results show that symbolic violence is exercised through the inadequacy of those students’ physical identities to performance discourses, which, in turn, are legitimized by teachers and other successful students. This hidden violence is projected onto their physical and professional identities as future teachers.
  • STRUCTURE OF PRACTICE TASKS IN COLLECTIVE SPORTS: ANALYSIS OF SCIENTIFIC PRODUCTION Artigos Originais

    Dallegrave, Eduardo José; Folle, Alexandra; Oliveira, Vinícius Plentz de; Nascimento, Juarez Vieira do

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O objetivo deste estudo foi mapear as investigações que analisaram a estrutura das tarefas de treinamento em equipes de categorias de formação de modalidades esportivas coletivas, considerando as variáveis pedagógicas (tipo de conteúdos, fases de jogo e situações de jogo) e organizativas (tempo total da tarefa, tempo útil e tipo de participação). Foram empregadas três buscas de informação: bases de indexação; sites de periódicos; e referências dos artigos rastreados nas duas primeiras buscas. A abrangência temporal dos estudos correspondeu aos anos de 2000 a 2017. Os resultados elucidaram que, nas variáveis pedagógicas, as tarefas pautaram-se em treinamentos de condutas táticas (tipo de conteúdo), de ações mistas (fases de jogo) e situações de igualdade numérica (situações de jogo). Na variável organizativa, as tarefas indicaram predomínio da participação consecutiva nos treinamentos (tipo de participação).

    Abstract in Spanish:

    Resumen El objetivo de este estudio fue mapear las investigaciones que analizaron la estructura de las tareas de entrenamiento en equipos de categorías de formación de modalidades deportivas colectivas, considerando las variables pedagógicas (tipo de contenidos, fases de juego y situaciones de juego) y organizativas (tiempo total de la tarea, tiempo útil y tipo de participación). Se utilizaron tres búsquedas de información: bases de indexación; sitios web de periódicos; y referencias de los artículos rastreados en las dos primeras búsquedas. El alcance temporal de los estudios correspondió a los años 2000 a 2017. Los resultados elucidaron que, en las variables pedagógicas, las tareas se pautaron en entrenamientos de conductas tácticas (tipo de contenido), de acciones mixtas (fases de juego) y situaciones de igualdad numérica (situaciones de juego). En la variable organizativa, las tareas indicaron predominio de la participación consecutiva en los entrenamientos (tipo de participación).

    Abstract in English:

    Abstract This study maps research on the structure of practice tasks in teams from beginner categories in collective sports modalities, considering pedagogical (type of content; game stages; and game situations) and organizational (total time of the task; useful time; and type of participation) variables. Three information searches were conducted: on indexation databases; journal’s websites; and references from the articles found in the first two searches. The studies’ time scope was 2000-2017. The results showed that, regarding pedagogical variables, tasks were based on tactical behaviors (type of content), mixed actions (game stages), and situations of numerical equality (game situations). Regarding the organizational variable, the tasks indicated predominance of consecutive participation in the practice (type of participation).
  • SPORT IN RIO DE JANEIRO’S OUTSKIRTS: CRICKET IN BANGU (1904-1912) Artigos Originais

    Melo, Victor Andrade; Santos Junior, Nei Jorge

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este estudo teve por objetivo investigar as experiências com o críquete promovidas no Bangu Atlético Clube entre 1904 - data de criação da agremiação - e 1912, último ano em que houve boa movimentação ao redor da prática. Foram utilizadas fontes de duas naturezas: periódicos publicados no Rio de Janeiro no recorte temporal em tela e atas das reuniões da diretoria. Sugere-se que este artigo tem o potencial de ampliar o entendimento sobre: a conformação do esporte na cidade, por abordar uma região ainda pouco investigada; as particularidades do processo de trânsito cultural, por tratar de uma modalidade raramente pesquisada; as estratégias de sociabilidade de um importante grupo social, os britânicos.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo investigar las experiencias con el cricket promovidas en el Bangu Atlético Clube entre 1904 -fecha de creación de esa asociación- y 1912, último año en que hubo un buen movimiento alrededor de esa práctica. Se utilizaron fuentes de dos naturalezas: periódicos publicados en Río de Janeiro en ese recorte temporal y actas de reuniones de la dirección. Sugerimos que este artículo tiene el potencial de ampliar la comprensión sobre: la conformación del deporte en la ciudad, por abordar una región aún poco investigada; las particularidades del proceso de tránsito cultural, al tratar de una modalidad raramente estudiada; las estrategias de sociabilidad de un importante grupo social, los británicos.

    Abstract in English:

    Abstract This study aims to investigate experiences with cricket at the Bangu Atlético Clube between the club’s foundation in 1904 and 1912 - the last year when several events related to cricket were held. Two types of sources were used: periodicals published in Rio de Janeiro and minutes of the club’s meetings. We suggest that this article may broaden our understanding of: the conformation of sport in the city by addressing an area still little researched; the particularities of the cultural transit process by approaching a sport that has been little researched; strategies of sociability of an important group of foreigners - the British.
  • CHILDREN’S GAMES DURING SCHOOL RECESS IN THE FIRST CYCLE OF BASIC EDUCATION IN NORTHERN PORTUGAL Artigos Originais

    Pereira, Vânia Sofía; Fernández, José Eugenio Rodríguez; Pereira, Beatriz; Condessa, Isabel

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este estudo teve como objetivo identificar os jogos realizados e preferidos nos recreios das escolas do 1º ciclo, fazendo a diferenciação entre género e ano de escolaridade. Foi aplicado um questionário em duas escolas do 1º ciclo do ensino básico do norte de Portugal. A amostra foi constituída por 317 alunos dos 4 anos de escolaridade, dos quais 167 são rapazes e 150 raparigas. Verificamos que os jogos de “correr” e “caçadinhas” são os que se realizam com mais frequência, mas os rapazes também gostam muito de “futebol” e as raparigas de “conversar”. O estudo confirma a pouca diversificação nos jogos realizados pelos alunos e, de acordo com os resultados, é necessário o enriquecimento das atividades lúdicas desenvolvidas pelas crianças utilizando novas intervenções lúdico-pedagógicas ou novos materiais no espaço de recreio.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: Este estudio tuvo como objetivo identificar los juegos realizados y preferidos por los niños en los recreos de las escuelas de primer ciclo, estableciendo una diferenciación entre el género y el año de escolaridad. Se aplicó un cuestionario en dos escuelas de enseñanza básica en Braga, norte de Portugal. La muestra estuvo formada por 317 alumnos de los cuatro años de escolaridad que dura la etapa, de los cuales 167 son niños y 150 son niñas. Se pudo comprobar que los juegos de “correr” y de “pillar” son los que se realizan con más frecuencia, aunque a los niños les gusta también mucho el fútbol y, a las niñas, conversar unas con otras. El estudio confirma la poca diversificación de los juegos realizados por el alumnado, haciéndose necesario un enriquecimiento de las actividades lúdicas desarrolladas por los niños, utilizando nuevas intervenciones lúdico-pedagógicas o nuevos materiales para emplear en el espacio de recreo.

    Abstract in English:

    Abstract This study sought to identify the games played and preferred by children during school recess in the so-called first cycle, breaking that information down by gender and school year. A questionnaire was applied in two basic education schools in northern Portugal. The sample included 317 students from the four years in that stage - 167 boys and 150 girls. It found that “running” and “chasing” are the most frequent, even though boys prefer football while girls prefer talking. The study confirms low diversification in the games played by children and, according to its findings, children’s playful activities must be enriched by using new playful-pedagogic interventions or new materials during recess.
  • YOUTH SPORTS COMPETITIONS EVALUATION: DEFINITION OF CATEGORIES AND APPLICATIONS TO HANDBALL Artigos Originais

    Leonardo, Lucas; Scaglia, Alcides José

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Competições esportivas de jovens devem ser elaboradas com metas distintas dos cenários competitivos orientados aos adultos, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem esportivo. O objetivo deste estudo foi formular uma proposta avaliativa para competições que permita verificar sua adequação às necessidades do público jovem. Baseados em estudos sobre programas esportivos e competitivos de jovens, estabelecemos critérios de avaliação aplicados a três competições de handebol de jovens realizadas no estado de São Paulo, Brasil. Notamos que a Liga de Handebol do Estado de São Paulo e a Federação Paulista de Handebol destoam de ambientes ajustados aos jovens e que a Liga de Desenvolvimento do Handebol Paulista se alinha aos pressupostos defendidos pela base teórica desta investigação. Ainda, o compromisso esperado pelos treinadores para que atletas participem das competições se afasta das metas competitivas modificadas ao jovem, assim, a influência do treinador pode subverter as propostas destes cenários.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Competiciones deportivas juveniles deben ser elaboradas con metas distintas de los escenarios competitivos orientados a los adultos, contribuyendo con el proceso de enseñanza-aprendizaje deportivo. Este estudio formula una propuesta evaluativa para competiciones que permita verificar su adecuación a las necesidades del público joven. Basados ​​en estudios sobre programas deportivos y competitivos de jóvenes, establecimos criterios de evaluación aplicados a tres competiciones de balonmano realizadas en São Paulo, Brasil. Notamos que la Liga de Balonmano do Estado de San Pablo y la Federación Paulista de Balonmano desatan de ambientes ajustados a los jóvenes y que la Liga de Desarrollo del Balonmano Paulista se alinea con los presupuestos defendidos por la base teórica de esta investigación. Además, el compromiso esperado por los entrenadores para que los atletas participen en las competiciones se aleja de las metas competitivas modificadas al joven, así, la influencia del entrenador puede subvertir las propuestas de estos escenarios.

    Abstract in English:

    Abstract Youth sports competitions’ goals should be different from adult-oriented competitive scenarios in order to contribute to the process of teaching and learning sports. This study presents an evaluative proposal for youth competitions to verify their suitability to the needs of young people. Based on studies about sports and competitive youth programs, we established evaluation criteria applied to three youth handball competitions held in the state of São Paulo, Brazil. We note that the São Paulo State Handball League and the São Paulo State Handball Federation are not youth-friendly environments and that the São Paulo Handball Development League is aligned with the assumptions advocated by the theoretical basis of this investigation. Furthermore, the commitment expected by coaches to allow their athletes to participate in competitions is not in line with competitive goals modified for youth. Therefore, coaches’ influence may subvert the proposals of these scenarios.
  • TACTICAL LEARNING IN INVASION SPORTS IN PHYSICAL EDUCATION: INFLUENCE OF STUDENTS’ BASELINE LEVEL Artigos Originais

    Guijarro-Romero, Santiago; Mayorga-Vega, Daniel; Viciana, Jesús

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O objetivo do presente estudo foi comparar o efeito de um programa de esportes de invasão durante as aulas de Educação Física sobre a aprendizagem tática objetiva em função de no nível inicial de alunos. 85 estudantes de 5º - 6º ano da educação primária fizeram duas unidades didáticas de futsal e basquete durante as aulas de Educação Física. O grupo de controle realizou as unidades didáticas seguindo uma abordagem técnico-tática tradicional e o grupo experimental seguindo uma abordagem tática. Os estudantes do grupo experimental foram divididos de acordo com a habilidade tática inicial em baixa (< P50) e alta (≥ P50). Antes e depois da intervenção, a habilidade tática objetiva em esportes de invasão foi avaliada. Os resultados mostraram que apenas estudantes com baixo nível inicial melhoraram significativamente sua habilidade tática em esportes de invasão após um programa de curto prazo.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El objetivo del presente estudio fue comparar el efecto de un programa de deportes de invasión durante las clases de Educación Física sobre el aprendizaje táctico objetivo en función del nivel inicial de los estudiantes. 85 estudiantes de 5º y 6º curso de educación primaria realizaron dos unidades didácticas de fútbol sala y baloncesto durante las clases de Educación Física. El grupo de control realizó las unidades didácticas siguiendo un enfoque tradicional técnico-táctico y el grupo experimental siguiendo un enfoque táctico. Los estudiantes del grupo experimental fueron divididos según la habilidad táctica inicial en baja (< P50) y alta (≥ P50). Antes y después de la intervención se evaluó la habilidad táctica objetiva en deportes de invasión. Los resultados mostraron que solo los estudiantes con bajo nivel inicial mejoraron significativamente su habilidad táctica en deportes de invasión tras un programa a corto plazo.

    Abstract in English:

    Abstract The purpose of the present study was to compare the effect of an invasion sports program during Physical Education lessons on objective tactical learning according to students’ baseline skill level. Eighty-five students from 5th to 6th grade of primary education attended two teaching units of futsal and basketball during Physical Education lessons. The control group performed the teaching units following a traditional technical-tactical approach while the experimental group followed a tactical approach. Students in the experimental group were divided in low (< P50) and high (≥ P50) according to their baseline tactical skills. Objective tactical skills in invasion sports were assessed before and after the intervention. Results showed that only students with low baseline level significantly improved their tactical skills in invasion sports after a short-term program.
  • PERCEPTION OF UNDERGRADUATE PHYSICAL EDUCATION STUDENTS ABOUT THEIR SUPERVISED PRACTICUM AS SPORTS COACHES: A STUDY CONDUCTED IN A BRAZILIAN PUBLIC UNIVERSITY Artigos Originais

    Milistetd, Michel; Brasil, Vinicius Zeilmann; Salles, William das Neves; Tozetto, Alexandre Vinicius Bobato; Saad, Michel Angillo

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este estudo descritivo-interpretativo buscou investigar as percepções de estudantes universitários de Educação Física acerca do Estágio Curricular Supervisionado em treinamento esportivo. Entrevistaram-se nove estudantes de uma universidade pública brasileira regularmente matriculados no estágio em treinamento esportivo, e os dados foram analisados por meio da técnica de Análise do Conteúdo. Os resultados indicaram que a atividade desenvolvida pelos estudantes foi, predominantemente, auxiliar seu supervisor de estágio. Os estudantes avaliaram positivamente o desenvolvimento em ambiente de estágio de conhecimentos adquiridos em disciplinas na universidade e o compartilhamento de experiências, enquanto a ausência de disciplinas que abrangem práticas pedagógicas na área do esporte e falta de acolhimento por determinados locais foram avaliadas negativamente. Os estudantes indicaram, para a melhoria do estágio, a oferta diversificada de áreas para a realização desta atividade, assim como a relação mais próxima da universidade e dos professores orientadores com os locais de estágio e com seus profissionais.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este estudio descriptivo-interpretativo buscó investigar las percepciones de estudiantes universitarios de Educación Física sobre la Práctica Curricular Supervisada en entrenamiento deportivo. Fueron entrevistados nueve estudiantes de una universidad pública brasileña regularmente matriculados en la práctica en entrenamiento deportivo, y los datos fueron analizados con la técnica de Análisis de Contenido. Los resultados indicaron que la actividad desarrollada por los estudiantes fue, esencialmente, dar asistencia al supervisor de su práctica. Los estudiantes evaluaron positivamente el desarrollo, en el ambiente de la práctica curricular, de conocimientos adquiridos en la universidad y el intercambio de experiencias, mientras que la ausencia de asignaturas que abarcasen prácticas pedagógicas en el área del deporte, así como la falta de acogida en determinados locales fueron aspectos evaluados negativamente. Las sugerencias de los estudiantes para mejorar la práctica supervisada comprenden el ofrecimiento de áreas diversificadas para realizarla, así como la relación más cercana de la universidad y sus profesores con los locales de práctica y sus profesionales.

    Abstract in English:

    Abstract This descriptive-interpretative study sought to investigate Physical Education undergraduate students’ perceptions about their supervised practicum as sports coaches. We interviewed nine students regularly enrolled in supervised practicum for sports coaches at a Brazilian public university, and data underwent Content Analysis. Results indicated that the students’ main activity was to assist their practicum advisor. The students evaluated positively their knowledge acquisition in curricular practicum situations at the university and the experiences shared with colleagues, while they viewed negatively the lack of courses covering pedagogical practices in sport and not being welcome at certain practicum places. As suggestions for improving the practicum, students indicated the need to offer more areas for it as well as closer relations between the university/advisors and places for practicum/their professionals.
  • THEATER GAMES WITH DRUG ADDICTS: AN ACTION-RESEARCH STUDY IN PHYSICAL EDUCATION Artigos Originais

    Correia, Sara Noêmia Cavalcanti; Gomes-da-Silva, Pierre Normando

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este estudo objetivou investigar e descrever os significados relacionados ao Bem-estar Subjetivo relatados por drogadictos quando expostos a um programa de aulas com jogos teatrais. É uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo investigação-ação. Dezoito jovens internos na Comunidade Terapêutica Fazenda da Esperança, em Alhandra/PB, fizeram parte deste estudo. Para realizar as observações foram aplicados um Roteiro de Observação de aula e o Roteiro de Entrevista Semiestruturada. Os jogos foram gravados em vídeo e os depoimentos das entrevistas em áudio. Foi possível observar e descrever com mais frequência relatos emocionais de bem-estar, liberdade para se expressar, alegria, felicidade e sentir-se vinculado ao grupo. Acredita-se que tais significados são justificados pela junção de estruturas pedagógicas de aula em que os momentos são didaticamente organizados em Sentir, Reagir e Refletir conjuntamente aplicados ao método Viola Spolin de jogos teatrais, com estruturação pela Pedagogia da Corporeidade.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo investigar y describir los significados relacionados con el bienestar subjetivo reportado por adictos a las drogas cuando son expuestos a un programa de clases con juegos teatrales. Es un estudio cualitativo del tipo investigación-acción. Dieciocho jóvenes internos en la Comunidad Terapéutica Hacienda Esperanza, en Alhandra, Paraíba, formaron parte de ese estudio. Para llevar a cabo las observaciones se aplicaron un Plan de Observación de Clases y un Plan de Entrevista Semiestructurada. Los juegos fueron grabados en video y los testimonios de las entrevistas se grabaron en audio. Fue posible observar y describir con mayor frecuencia relatos emocionales de bienestar, libertad para expresarse, alegría, felicidad y de sentirse vinculado al grupo. Se cree que tales significados son justificados por la unión de estructuras pedagógicas de clase donde los momentos se organizan didácticamente en Sentir, Reaccionar y Reflexionar conjuntamente aplicados al método Viola Spolin de juegos teatrales, estructurados por la Pedagogía de la Corporeidad.

    Abstract in English:

    Abstract This study aimed to investigate and describe meanings related to subjective well-being reported by drug addicts when exposed to a program of classes including theater games. This is a qualitative action-research study whose participants were eighteen young clients of the Fazenda da Esperança therapeutic community in Alhandra, Paraíba, Brazil. It used Lesson Observation and a Semi-structured Interview Script. Games were recorded on video and interviews were recorded on audio. Emotional accounts of well-being, freedom for self-expression, joy, happiness, and bonds to the group were more often observed and described. Such meanings would be justified by the convergence of pedagogical class structures, when moments are didactically organized as Feeling, Reacting and Reflecting, jointly applied to the Viola Spolin theater games method, structured under The Pedagogy of Corporeity.
  • THE SPORT EDUCATION MODEL IN ELEMENTARY AND SECONDARY EDUCATION: A SYSTEMATIC REVIEW Artigos Originais

    Evangelio, Carlos; Sierra-Díaz, Jacob; González-Víllora, Sixto; Fernández-Río, Javier

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este estudo consistiu em oferecer uma revisão atualizada das implementações mais recentes do Modelo de Sport Education (SEM) do primeiro ao 12º ano (6-18 anos), incluindo as mais novas tendências de pesquisa para estudos futuros. Uma revisão sistemática de 2013 a 2017 foi realizada utilizando os bancos de dados de maior referência e os artigos originais que incluíam informações sobre as implementações do SEM em qualquer grau escolar. A implementação do SEM expandiu-se enormemente nos últimos cinco anos para incluir todos os diferentes domínios de aprendizagem: físico, social, cognitivo e afetivo. Entretanto, a implementação do SEM não é fácil e precisa de formação específica de professores. O SEM parece ser uma abordagem pedagógica adequada para praticar esporte, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades motoras, conhecimento técnico-tático e valores.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El objetivo del estudio fue ofrecer una revisión de las implementaciones más recientes del Modelo Sport Education (SEM), desde primero de Educación Primaria hasta segundo de Bachillerato (6-18 años), incluyendo las más nuevas tendencias de investigación para estudios futuros. Se realizó una revisión sistemática desde 2013 hasta 2017, usando las principales bases de datos y los artículos originales que incluían informaciones sobre las implementaciones del SEM en cualquier grado escolar. La implementación del SEM se ha expandido enormemente en los últimos cinco años para incluir a todos los dominios del aprendizaje: físico, social, cognitivo y afectivo. Sin embargo, dicha implementación no es fácil y requiere formación específica del profesorado. El SEM parece un abordaje pedagógico adecuado para practicar deporte, al mismo tiempo que desarrolla habilidades motoras, conocimiento técnico-táctico y valores.

    Abstract in English:

    Abstract This study is an updated review of the most recent implementations of the Sport Education Model (SEM) from 1st to 12th grades (ages 6-18), including the newest research trends for future studies. A systematic review conducted from 2013 to 2017 used the main reference databases and original articles including information about instances of SEM implementation in any school grade. Results showed that SEM implementation has expanded enormously over the last five years to include all learning domains: physical, social, cognitive, and affective. However, such implementation is not easy and it demands specific teacher training. SEM seems to be a proper pedagogical approach for sports practice while developing motor skills, tactical-technical knowledge, and values.
  • YOGA’S CONTRIBUTIONS TO HEALTH CONDITIONS, ATTITUDES AND BEHAVIORS OF ADULT AND ELDERLY WOMEN Artigos Originais

    Mizuno, Julio; Brandani, Jeniffer Zanetti; Deutsch, Silvia; Rossi, Fernanda; Monteiro, Henrique Luiz

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este estudo analisa as percepções de mulheres adultas e idosas sobre as mudanças nas condições de saúde, atitudes e comportamentos, relacionadas à prática de Hatha Yoga. Dez mulheres com idades entre 54 e 72 anos participaram desta pesquisa qualitativa, do tipo descritivo. Foi realizada uma sessão de grupo focal com temas relacionados à prática de ioga, condições físicas, de saúde e doença, social e psicoemocional. Os resultados indicam que o programa proporcionou às mulheres a aprendizagem e incorporação dos ásanas, tornando-as mais conscientes e autônomas nos cuidados com a saúde física. O entendimento dos conceitos filosóficos do ioga refletiu no enfrentamento de situações e problemas pessoais, nas relações familiares e sociais, além de proporcionar um novo olhar sobre si mesmas em relação ao autocuidado e à individualidade. Conclui-se que o ioga, pautado na integralidade do indivíduo, representa um importante recurso terapêutico para a saúde e bem-estar do ser humano.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este estudio analiza las percepciones de mujeres adultas y de la tercera edad acerca de los cambios en las condiciones de salud, actitudes y comportamientos, relacionados con la práctica de Hatha Yoga. Participaron en esta investigación cualitativa, de tipo descriptivo, diez mujeres con edades entre 54 y 72 años. Se realizó una sesión de grupo focal con temas relacionados a la práctica del yoga, condiciones físicas, de salud y enfermedad, social y psicoemocional. Los resultados indican que el programa proporcionó a las mujeres el aprendizaje e incorporación de los asanas, haciéndolas más conscientes y autónomas en el cuidado de la salud física. La comprensión de los conceptos filosóficos del yoga se reflejó en el enfrentamiento de situaciones y problemas personales, en las relaciones familiares y sociales, además de proporcionar una nueva mirada sobre sí misma en relación al autocuidado y a la individualidad. Se concluye que el yoga, pautado en la integralidad del individuo, representa un importante recurso terapéutico para la salud y el bienestar del ser humano.

    Abstract in English:

    Abstract T his study looks into adult and elderly women’s perceptions about changes in health conditions, attitudes and behaviors related to their practice of Hatha Yoga. Ten women aged 54-72 were included in the qualitative, descriptive study. A focus group session was held with themes related to the practice of yoga, as well as physical, health, illness, social, and psychoemotional conditions. The results indicate that the program provided women with learning and incorporation of asanas, making them more conscious and autonomous in their physical health care. Understanding yoga’s philosophical concepts helped them face personal situations and problems in their family and social relations, besides providing them with a new view about themselves regarding self-care and individuality. It concluded that yoga, based on individual wholeness, is an important therapeutic resource for human being’s health and well-being.
  • BODY AND IDENTITY: ON FEMALE BODYBUILDERS Artigos Originais

    Araújo, Amanda Mello Andrade de; Vaz, Alexandre Fernandez; Bassani, Jaison José

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O estudo tratou de investigar a relação entre a modificação corporal e o processo de construção identitária em mulheres praticantes de bodybuilding na cidade de Brasília/DF. Para isso, foram entrevistadas sete mulheres que aderem ao treinamento intenso de musculação e dieta alimentar restrita, sendo seis delas atletas e apenas uma não atleta. Os resultados, apresentados e discutidos sob a forma de eixos de análise, revelam: 1) modos ascéticos particulares como as entrevistadas operam com restrições (alimentares e de treinamentos musculares) a que estão submetidas em busca do corpo almejado; 2) que a forma de operar e dar sentido ao corpo tanto para as atletas quanto para a veterana indica construção de identidades distintas.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El estudio buscó investigar la relación entre la modificación del cuerpo y el proceso de construcción identitaria en mujeres practicantes de fisiculturismo en Brasilia/DF. Para ello, fueron entrevistadas siete mujeres que adhieren al entrenamiento intenso de la musculatura y a una dieta alimentaria restringida, seis de ellas atletas y solo una no atleta. Los resultados, presentados y discutidos bajo la forma de ejes de análisis, revelan: 1) formas ascéticas particulares en que las entrevistadas operan con restricciones (alimentarias y de entrenamiento muscular) a que están sometidas para obtener el cuerpo deseado, 2) que la forma de operar y dar sentido al cuerpo, tanto para las atletas como para la veterana no atleta, indica la construcción de identidades distintas.

    Abstract in English:

    Abstract This study looked into the relationship between body modification and the process of identity construction in female bodybuilders in Brasilia, DF. Seven women - six athletes and one non-athlete - who practice intense bodybuilding and restricted diet were interviewed. The results are presented and discussed as interconnected categories and reveal that 1) they have particular ascetic ways to deal with (dietary and muscle training) restrictions to reach the desired body and 2) the ways of operating and ascribing meaning to their own bodies are very important to build the identities of both the athletes and the non-athlete.
  • AN ASSESSMENT OF THE APPROACH TO ADVENTURE BODILY PRACTICES IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION IN ILHÉUS, BA Artigos Originais

    Tahara, Alexander Klein; Darido, Suraya Cristina

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo realizar um diagnóstico junto aos professores de Educação Física da rede municipal e estadual de ensino de Ilhéus/BA, a respeito da abordagem do conteúdo referente às Práticas Corporais de Aventura (PCA), avaliando suas opiniões sobre questões que tangenciam o processo de inserção nas aulas. Como instrumento para coleta dos dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada contendo quatro questões, aplicada para 18 professores (dez homens e oito mulheres), faixa etária de 25 a 57 anos, todos com formação acadêmica em Educação Física. Os dados foram analisados utilizando-se a Análise de Conteúdo, e os resultados indicam que a maioria dos professores desconhece as PCA, sendo que somente quatro professores já inseriram tal conteúdo em suas aulas. Entretanto, a maioria dos professores aponta que existe a viabilidade em pensar estratégias para que haja inserção dessas práticas em suas aulas.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Esta investigación cualitativa tuvo como objetivo realizar un diagnóstico junto a los profesores de Educación Física de la red municipal y estatal de enseñanza de Ilhéus/BA, acerca de la forma de abordar el contenido referente a las Prácticas Corporales de Aventura (PCA), evaluando sus opiniones sobre cuestiones referentes al proceso de inserción en las clases. Como instrumento para la recolección de datos se utilizó una entrevista semiestructurada que contenía cuatro preguntas, aplicada a 18 profesores (diez hombres y ocho mujeres), con edades de 25 a 57 años, todos con formación académica en Educación Física. Los datos fueron analizados utilizando el Análisis de Contenido, y los resultados indican que la mayoría de los profesores desconocen las PCA, y que solamente cuatro profesores ya introdujeron tal contenido en sus clases. Sin embargo, la mayoría de los profesores señalan que es viable pensar estrategias para que se incorporen estas prácticas en sus clases.

    Abstract in English:

    Abstract This qualitative research assessed Physical Education teachers of municipal and state schools of Ilhéus, Bahia, regarding their approach to Adventure Body Practices (ABP), by evaluating their opinions on issues related to the inclusion of that content in class. A semi-structured interview containing four questions was used to collect data. It was applied to 18 teachers (ten men and eight women) aged 25-57, all of them with academic training in Physical Education. The data were examined by Content Analysis and the results indicated that most teachers were not aware of ABP and only four had already included such content in their classes. However, most teachers pointed out that strategies for including these practices in their classes are viable.
  • SPORT AND LEISURE POLICIES FOR PEOPLE WITH DISABILITIES Artigos Originais

    Caravage, Andresa; Oliver, Fátima Corrêa

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Estudos brasileiros sobre políticas públicas de esporte e lazer são incipientes, principalmente aqueles que abordam as pessoas com deficiência. A temática é complexa e, embora este estudo traga o contexto específico de um município do estado de São Paulo, buscou-se uma visão ampliada sobre a constituição dos programas esportivos e demais políticas públicas a partir da compreensão da organização (polity), das disputas internas (politics), da política pública resultante (policy) e dos atores que compõem a rede (policy network). No mapeamento e entrevistas com gestores e profissionais, foram identificados três programas e cinco modalidades adaptadas às pessoas com deficiência. Mesmo sem uma política intersetorial articulada e as relações entre os atores sendo, predominantemente, informais até então, o surgimento de demanda, a organização social e a sensibilidade dos órgãos competentes para articularem condições, instituições e pessoas capazes do enfrentamento da questão foram pontos-chave para o desenvolvimento das ações.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Los estudios brasileños sobre políticas públicas de deporte y ocio son incipientes, especialmente aquellos sobre las personas con discapacidad. El tema es complejo, y aunque este artículo aporte el contexto específico de un municipio del estado de São Paulo, se buscó una visión ampliada sobre la constitución de los programas deportivos y demás políticas públicas desde la comprensión de la organización (polity), de las disputas internas (politics), de la política pública resultante (policy) y de los actores que componen la red (policy network). En el mapeo y entrevistas con los gestores y profesionales se identificaron tres programas y cinco modalidades adaptadas para personas con discapacidad. Incluso sin una política intersectorial articulada y pese a que las relaciones entre los actores son, predominantemente, informales, el surgimiento de la demanda, la organización social y la sensibilidad de los órganos competentes para articular condiciones, instituciones y personas capaces de enfrentar el problema fueron puntos clave para el desarrollo de acciones.

    Abstract in English:

    Abstract Brazilian studies about policies for sport and leisure are incipient, especially those addressing people with disabilities. The subject is complex and although this study approaches the specific context of a municipality in the state of São Paulo, it sought to provide an expanded view on the constitution of sports programs and other public policies by understanding the organization (polity), internal disputes (politics), the resulting guidelines (policy), and the actors that make up the network (policy network). Mapping and interviews with managers and professionals found three programs and five sports adapted to people with disabilities. Even without coordinated inter-sector policies and with relationships among actors being predominantly informal so far, the emergence of demand, social organization, and sensitivity of competent agencies to coordinate conditions, institutions and people capable of facing the issue were the key points for developing the actions.
  • FROM IMPERFECT TO HIGHLY PERFECT: THE KALOKAGATHÍA OF PARALYMPIC ATHLETES Artigos Originais

    Tonon, Luciane Maria Micheletti; Rubio, Katia

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O presente artigo tem como objetivo discutir a kalokagathía (o bom e o belo) na passagem do atleta que transcendeu as limitações físicas, ou imperfeições, impostas pela deficiência para a posição de excelência alcançada na carreira de atleta paralímpico. Em se tratando de esporte, cabe a metáfora “imperfeito” para situar quem são e onde estão as pessoas com deficiência, quando e por que as práticas esportivas tornam-se acessíveis e onde elas se encontram na atualidade. Para tanto, foi utilizado como método as narrativas biográficas, que permitiram entender os processos de transição dos atletas estudados. Todos eles estavam em trajetória de carreira olímpica quando sofreram um acidente ou doença que os limitou fisicamente. O que se viu e se ouviu desses atletas é o amor à vida reluzindo acima de qualquer musculatura atrofiada, de qualquer penumbra no campo visual ou de qualquer parte faltante do corpo.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El presente artículo tiene como objetivo discutir la kalokagathía (lo bueno y lo bello) del atleta que trascendió las limitaciones físicas, o imperfecciones, impuestas por la deficiencia hacia la posición de excelencia alcanzada en la carrera de atleta paralímpico. En lo que se refiere al deporte, cabe la metáfora "imperfecto" para situar quiénes son y dónde están las personas con discapacidad, cuándo y por qué las prácticas deportivas se vuelven accesibles y dónde se encuentran en la actualidad. Para ello, como método se utilizan las narrativas biográficas, que permitieron entender los procesos de transición de los atletas estudiados. Todos ellos estaban en trayectoria de carrera olímpica cuando sufrieron un accidente o enfermedad que los limitó físicamente. Lo que se vio y se oyó de esos atletas es el amor a la vida reluciendo por encima de cualquier musculatura atrofiada, de cualquier penumbra en el campo visual o de cualquier parte del cuerpo que falte.

    Abstract in English:

    Abstract This article aims to discuss kalokagathia (the good and the beautiful) in the passage of the athlete who transcended physical limitations or imperfections imposed by disability to the position of excellence achieved in a career as Paralympic athlete. When it comes to sports, the “imperfect” metaphor points out who people with disabilities are and where they are, when and why sports practices become accessible, and where they are today. Biographical narratives were used as a method, which allowed understanding the transition processes of the athletes studied. All of them were on an Olympic career path when they suffered an accident or illness that physically limited them. What has been seen and heard of these athletes is their love of life shining over any atrophied muscles, darkness in their visual fields or missing body parts.
  • URBAN BICYCLING AS A HUMAN RIGHT TO ACTIVE MOBILITY IN THE CITY OF SAO PAULO Artigos Originais

    Troncoso, Leandro Dri Manfiolete; Puttini, Rodolfo Franco; Gonçalves Junior, Luiz; Toro-Arévalo, Sérgio Alejandro

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O ciclismo urbano é um fenômeno recente valorizado como alternativa ao transporte motorizado individual. O objetivo do artigo é compreender os processos educativos do ciclismo urbano, decorrentes da prática social do cicloativismo atuante na cidade de São Paulo. Realizamos quatro entrevistas com pessoas que habitam e se locomovem de bicicleta neste município. A trajetória metodológica seguiu a modalidade fenômeno situado da Fenomenologia. Na construção dos resultados, as unidades de significado: a) luta por reconhecimento no direito de fruir o território em bicicleta; b) solidariedade com outrem no compartilhamento seguro das vias públicas; c) percepção do entorno e d) comunicação do movimento cicloativista resultaram na categoria “Pedalar como direito humano à mobilidade ativa na cidade”. Constatamos que, apesar do processo legítimo de diálogo, as demandas cicloativistas são pouco incorporadas às políticas públicas de mobilidade urbana por falta de representação institucional.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El ciclismo urbano es un fenómeno reciente valorado como alternativa al transporte motorizado individual. El objetivo del artículo es comprender los procesos educativos del ciclismo urbano, derivados de la práctica social del cicloactivismo que actúa en la ciudad de São Paulo. Realizamos cuatro entrevistas con personas que habitan y se desplazan en bicicleta en este municipio. La trayectoria metodológica siguió la modalidad fenómeno situado, de la Fenomenología. En la construcción de los resultados, las unidades de significado: a) lucha por reconocimiento en el derecho de disfrutar del territorio en bicicleta; b) solidaridad con otros al compartir de manera segura las vías públicas; c) percepción del entorno y d) comunicación del movimiento cicloactivista, resultaron la categoría "Pedalear como derecho humano a la movilidad activa en la ciudad". Constatamos que, a pesar del proceso legítimo de diálogo, las demandas cicloactivistas son poco incorporadas a las políticas públicas de movilidad urbana por falta de representación institucional.

    Abstract in English:

    Abstract Urban bicycling is a recent phenomenon valued as an alternative to individual transportation by motor vehicles. This article looks into the educational processes of urban bicycling that resulted from the social practice of bicycling activism in the city of Sao Paulo. We conducted four interviews with people who live and use bicycles in that city. The methodological trajectory followed Phenomenology’s view on situated phenomena. In the construction of results, the units of meaning a) fight for recognition of the right to enjoy territory by bicycle; b) solidarity with others in safe sharing of public roads; c) perception of the environment; and d) communication of the bicycling activist movement resulted in the category “Pedaling as a human right to active mobility in the city”. We found that, despite the legitimate process of dialogue, the demands of bicycling activism are not highly incorporated into public policies for urban mobility due to lack of institutional representation.
  • CRITIQUE OF THE “SCHOOLS WITHOUT PARTIES” MOVEMENT:A LOOK THROUGH THE CRITICAL-OVERCOMING PERSPECTIVE OF PHYSICAL EDUCATION Ensaios

    Bernardi, Guilherme Bardemaker; Fazenda Junior, Carlos Alberto Perdomo

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este ensaio tem por objetivo analisar e debater criticamente o movimento denominado Escola sem Partido, discutindo sua origem, o contexto sociopolítico no qual ele se desenvolve e quais são as teses que o sustentam. Busca traçar um breve olhar pela área de conhecimento da Educação Física, especificamente pelo viés da perspectiva crítico-superadora, e quais são os desdobramentos e as consequências, imediatas e futuras, para o seu ensino e para o trabalho do professor no âmbito da escola pública. Por fim, sugere possibilidades e ações de enfrentamento ao discurso conservador em defesa de uma educação e uma Educação Física crítica em que alunos e alunas sejam sujeitos ativos do processo de ensino-aprendizagem.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este ensayo tiene por objetivo analizar y debatir críticamente el movimiento denominado “Escuela sin Partido”, discutiendo su origen, el contexto sociopolítico en el que se desarrolla y cuáles son las tesis que lo sostienen. Busca lanzar una breve mirada por el área de conocimiento de la Educación Física, específicamente por el sesgo de la perspectiva crítico-superadora, y cuáles son los desdoblamientos y las consecuencias, inmediatas y futuras, para la enseñanza y para el trabajo del profesor en el ámbito de la educación pública. Por último, sugiere posibilidades y acciones de enfrentamiento al discurso conservador en defensa de una educación y de una Educación Física crítica, donde alumnos y alumnas sean sujetos activos del proceso de enseñanza y aprendizaje.

    Abstract in English:

    Abstract This essay aims to analyze and critically discuss the movement called “schools without parties”, looking into its origin, the socio-political context in which it develops and the arguments that sustain it. It attempts to take a brief look at it through the Physical Education knowledge area, specifically through the critical-overcoming perspective, and see what its immediate and future ramifications and consequences are for PE teaching and PE teachers’ work in the public school context. Finally, it suggests possibilities and actions to confront the conservative discourse and advocate critical education and Physical Education in which students are active subjects of the teaching-learning process.
  • THE PSYCHOKINETICS OF JEAN LE BOULCH AND BODY KNOWLEDGE IN PHYSICAL EDUCATION Ensaios

    Silva, Christyan Giullianno de Lara Souza; Andrieu, Bernard; Nóbrega, Terezinha Petrúcia da

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O presente ensaio apresenta o pensamento de Jean Le Boulch e suas ideias sobre a Psicocinética e o esquema corporal. Trata-se de um estudo teórico, apoiando-se nas obras do autor publicadas no Brasil e sua tese doutoral, defendida em 1960. Utilizamos também uma entrevista concedida à revista francesa Éducation Physique et Sport (EPS) (1983), além de outros trabalhos desenvolvidos por ele, tais como conferências, palestras e seminários. Com essa reflexão espera-se contribuir para a compreensão de suas ideias, em particular sobre o conhecimento do corpo na Educação Física.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este ensayo presenta el pensamiento de Jean Le Boulch y sus ideas sobre la psicocinética y el esquema corporal y la propiocepción. Se trata de un estudio teórico que se apoya en las obras del autor publicadas en Brasil y en su tesis doctoral, defendida en 1960. Utilizamos también una entrevista concedida a la revista francesa Éducation Physique et Sport - EPS (1983), además de otros trabajos desarrollados por él, tales como conferencias, conferencias y seminarios. Con esta reflexión se espera contribuir a la comprensión de sus ideas, en particular sobre el conocimiento del cuerpo en la Educación Física.

    Abstract in English:

    Abstract The present essay presents Jean Le Boulch’s thinking and his views on psychokinetics and body schema. It is a theoretical study based on the author’s works published in Brazil and his doctoral thesis defended in 1960. We also used an interview given to French magazine Éducation Physique et Sport - EPS (1983) as well as conferences, lectures and seminars. This reflection is intended to contribute to understanding his ideas, particularly about the body in the field of Physical Education.
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