Acessibilidade / Reportar erro
Ordenar publicações por
Movimento, Volume: 30, Publicado: 2024
  • MODELOS LEGISLATIVOS E SISTEMAS DE POLÍTICAS ESPORTIVAS:BRASIL E PORTUGAL EM PERSPECTIVA COMPARADA Artigos Originais

    Athayde, Pedro; Medeiros Filho, Adovaldo Dias de; Mascarenhas, Fernando; Figueiredo, António

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo aborda as normas gerais do esporte no Brasil e Portugal a partir de uma perspectiva comparativa. Parte-se do pressuposto que o esporte deve ser foco de atenção estatal e das políticas públicas como estratégia de desenvolvimento da cidadania. O objetivo principal é analisar comparativamente a legislação esportiva de Brasil e Portugal, sobretudo os atos que estabeleceram as normas gerais para este setor em âmbito nacional. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritivo-analítica de abordagem qualitativa e abrangência exploratória, organizada a partir de trabalho de campo e análise e tratamento do material empírico e documental. A análise de conteúdo dos documentos confirmou que no Brasil o financiamento é o tema de destaque na atuação normativa do Estado, ao passo que em Portugal o exercício regulatório é a principal preocupação. Nos dois países foi possível observar o impacto dos megaeventos na esfera legislativa, com a produção de atos excepcionais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo aborda las reglas generales del deporte en Brasil y Portugal, desde una perspectiva comparada. Se parte del supuesto de que el deporte debe ser el foco de atención estatal y de las políticas públicas como estrategia de desarrollo de la ciudadanía. El objetivo principal es analizar comparativamente la legislación deportiva en Brasil y Portugal, especialmente las leyes que establecieron las reglas generales para este sector a nivel nacional. Para ello, se realizó una investigación descriptivo-analítica con enfoque cualitativo y alcance exploratorio, organizada a partir del trabajo de campo y el análisis y tratamiento de material empírico y documental. El análisis de contenido de los documentos confirmó que en Brasil el financiamiento es el tema principal en la acción normativa del Estado, mientras que en Portugal el ejercicio regulatorio es la principal preocupación. En ambos países se pudo observar el impacto de megaeventos en el ámbito legislativo, con la producción de actos excepcionales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article addresses the general rules of sport in Brazil and Portugal, from a comparative perspective. It starts from the assumption that sport should be the focus of state attention and public policies as a citizenship development strategy. The main objective is to comparatively analyze the sports legislation in Brazil and Portugal, especially the acts that established the general rules for this sector at the national level. For this, a descriptive-analytical research with a qualitative approach and exploratory scope was carried out, organized from field work and analysis and treatment of empirical and documental material. The content analysis of the documents confirmed that in Brazil financing is the main issue in the State's normative action, while in Portugal the regulatory exercise is the main concern. In both countries, it was possible to observe the impact of mega-events in the legislative sphere, with the production of exceptional acts.
  • O MERCADO DAS ESCOLINHAS DE FUTEBOL EM BELO HORIZONTE Artigos Originais

    Dias, Cleber; Magalhães, Marcelo de Freitas Pires; Castilho, Cesar Teixeira; Parolini, Pedro Lucas; Lima, Marcelo Rochael de Melo

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo analisa a quantidade e a distribuição territorial das escolinhas de futebol em Belo Horizonte. O objetivo é examinar quantos estabelecimentos desse tipo existem na cidade, onde estão localizados e quais critérios seus proprietários empregam para essa decisão. Para isso, utilizamos dados quantitativos e qualitativos, baseados, respectivamente, em informações sobre a localização desses estabelecimentos e dados censitários, de um lado, e entrevistas semiestruturadas realizadas com proprietários de escolinhas de futebol da cidade, de outro. Nossa interpretação geral é a de que escolinhas de futebol se distribuem aleatoriamente pela cidade em razão de circunstâncias que impõem uma lógica oportunista na tomada de decisão acerca da abertura de um estabelecimento comercial desse tipo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio analiza la cantidad y la distribución territorial de las “escuelas de fútbol” en Belo Horizonte. El objetivo es examinar cuántos establecimientos de este tipo existen en la ciudad, dónde están ubicados y qué criterios utilizan sus propietarios para esta decisión. Para ello, se utilizaron datos cuantitativos y cualitativos, basados en información sobre la ubicación de estos establecimientos y datos censales, por un lado, y entrevistas semiestructuradas a propietarios de escuelas de fútbol de la ciudad, por otro. Nuestra interpretación general es que las escuelas de fútbol se distribuyen aleatoriamente por la ciudad debido a circunstancias que imponen una lógica de opotunismo en la toma de decisiones sobre la apertura de un establecimiento comercial de este tipo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study analyzes the quantity and geographical distribution of “football schools” in Belo Horizonte. The objective is to examine how many of these establishments exist in the city, where they are located and what criteria their owners use to make this decision. For this, we used quantitative and qualitative data, based on information about the location of these establishments and census data, on the one hand, and semi-structured interviews with owners of soccer schools in the city, on the other. Our general interpretation is that football schools are distributed randomly throughout the city due to circumstances impose an opportunistic logic on decision-making.
  • A PERSPECTIVA TEÓRICA BOURDIEUSIANA NA ANÁLISE DO COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO NO INTERIOR DO ESPORTE PARALÍMPICO DO BRASIL Artigos Originais

    Valerio, Danilo Lutiano; Araújo, Paulo Ferreira de; Almeida, Marco Antônio Bettine de

    Resumo em Português:

    Resumo Utilizando como referencial teórico as Categorias de Campo, Capital e Habitus, o artigo tem como objetivo analisar se a institucionalização do Comitê Paralímpico Brasileiro foi determinante para o desenvolvimento esportivo paralímpico do Brasil. O estudo se configura como uma pesquisa qualitativa, tendo sua coleta de dados realizada a partir de entrevistas semiestruturadas com seis sujeitos (três atletas paralímpicos e três dirigentes esportivos paralímpicos). A institucionalização do Comitê Paralímpico Brasileiro foi fator fundamental para o desenvolvimento esportivo paralímpico do Brasil, dado que essa Entidade esportiva se tornou o coordenador central que sistematizou e efetuou um planejamento estratégico de caráter profissional, ancorado em três eixos (Governamental – Diretiva – Esportiva) que tiveram como princípios fundamentais o foco em práticas Organizacionais/Administrativas – Financeiras – Em Infraestrutura – Técnicas/Físicas/Esportivas. Essa sistematização estrutural fomentou a implementação de projetos e programas de prática esportiva paralímpica com o objetivo principal de formar e desenvolver atletas paralímpicos de rendimento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Utilizando las Categorías Campo, Capital y Habitus como marco teórico, el artículo tiene como objetivo analizar si la institucionalización del Comité Paralímpico Brasileño fue decisiva para el desarrollo del deporte paralímpico en Brasil. El estudio se configura como una investigación cualitativa, con su recolección de datos realizada a partir de entrevistas semiestructuradas con seis sujetos (tres atletas paralímpicos y tres líderes deportivos paralímpicos). La institucionalización del Comité Paralímpico Brasileño fue un factor fundamental para el desarrollo del deporte paralímpico en Brasil, dado que esta Entidad deportiva se convirtió en el coordinador central que sistematizaba y realizaba una planificación estratégica de carácter profesional, anclada en tres ejes (Gobernativa – Directiva – Deportiva) que tuvo como principios fundamentales, el enfoque en las prácticas Organizativas/Administrativas – Financieras – En Infraestructura – Técnicas/Físicas/Deportivas. Esta sistematización estructural impulsó la implementación de proyectos y programas para el deporte paralímpico con el objetivo principal de formar y desarrollar atletas paralímpicos de alto rendimiento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Using the Field, Capital, and Habitus Categories as a theoretical framework, the article aims to analyze whether the institutionalization of the Brazilian Paralympic Committee was decisive for the development of Paralympic sports in Brazil. The study is configured as qualitative research, with its data collection conducted from semi-structured interviews with six subjects (three Paralympic athletes and three Paralympic sports managers). The institutionalization of the Brazilian Paralympic Committee was a fundamental factor for the development of Paralympic sports in Brazil, given that this sports entity became the central coordinator that systematize and carried out strategic planning of a professional nature, anchored in three axes (Governmental; Management; Sports) that had as fundamental principles the focus on Organizational/Administrative; Financial; Infrastructure; Technical/Physical/Sports practices. This structural systematization encouraged the implementation of projects and programs for Paralympic sports with the main objective of training and developing high-performance Paralympic athletes.
  • EDUCAÇÃO FÍSICA E TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA Artigos Originais

    Pereira, Taylor Brian Lavinscky; Braz, Aline Basso; Gonçalves, Adriana Garcia

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do estudo foi verificar a produção científica envolvendo as áreas de conhecimento Educação Física (EF) e a Tecnologia Assistiva (TA) como possibilidade de inclusão nas aulas de EF escolar. Trata-se de revisão sistemática da literatura, utilizando as palavras chave "Physical Education” e “Assistive Technology” para busca no portal Periódicos da CAPES. Após aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foram identificados na base de dados 715 estudos e adicionados dois pela busca manual. A leitura na íntegra resultou na inclusão de sete estudos. Os resultados apontam que há carência de pesquisas aplicadas sobre o tema, sendo que três tratavam de produtos e recursos, três de estratégias e apenas um de programa de ensino no contexto escolar. Conclui-se que há necessidade de novas pesquisas aplicadas utilizando os conceitos da TA com o intuito de verificar seus efeitos no contexto da inclusão escolar nas aulas de EF.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo fue verificar la producción científica involucrando las áreas de conocimiento Educación Física (EF) y Tecnología Asistiva (TA) como posibilidad de inclusión en las clases escolares de EF. Se trata de una revisión sistemática de la literatura, utilizando las palabras clave "Educación Física" y "Tecnología Asistiva" en el portal de revistas de la CAPES. Después de aplicar los criterios de inclusión y exclusión, se identificaron 715 estudios y se agregaron dos por búsqueda manual. La lectura completa resultó en la inclusión de siete estudios. Los resultados indican que existe una falta de investigación aplicada sobre el tema, uno con entrevistas y otro referido a los efectos de la TA en la inclusión del PAEE. Se concluye que existe la necesidad de nuevas investigaciones aplicadas utilizando conceptos de TA y con el objetivo de verificar sus efectos en el contexto de la inclusión escolar en las clases de EF.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of the study was to verify the scientific production involving the areas of Physical Education (PE) and Assistive Technology (AT) as a possibility of inclusion in school PE classes. This is a systematic literature review, using the keywords "Physical Education" and "Assistive Technology" to search the CAPES journal portal. After applying the inclusion and exclusion criteria, 715 studies were identified in the database and two were added by manual search. Reading in full resulted in the inclusion of seven studies. The results indicate that there is a lack of applied research on the subject. Only two studies were applied, one using interviews, and the other referring to the effects of AT on the inclusion of the PAEE. It is concluded that there is a need for new applied research using AT concepts and aiming to verify its effects in the context of school inclusion in PE classes.
  • IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA PRODUÇÃO DE ARTIGOS COM IDOSOS: COMO A ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA FOI AFETADA? Artigos Originais

    Pinto, Vanderlei Porto; Melo, Sarah Jane Lemos de; Cruz, Arthur Duarte Fantesia Costa; Dias, Sophia Garcia de Oliveira; Burke, Thomaz Nogueira; Christofoletti, Gustavo

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo desse estudo foi avaliar o impacto da pandemia da COVID-19 na produção de artigos de Educação Física com idosos. Nesse estudo bibliométrico, 558 pesquisadores de programas de pós-graduação do Brasil na área da Educação Física tiveram sua produção científica avaliada entre os anos 2018 e 2022. Foram incluídos apenas artigos cujo público-alvo era idoso. Os artigos foram analisados segundo os estratos Qualis e o fator de impacto das revistas. De um total de 17.932 artigos, 969 eram estudos com idosos. Durante a pandemia, houve uma queda na quantidade de artigos publicados sobre idosos (P = 0,001), com piora nos estratos Qualis (P = 0,001). O fator de impacto das revistas não foi afetado pela pandemia (P = 0,426). Os resultados apontam impacto da pandemia da COVID-19 na produção de artigos sobre idosos, fato que deve ser considerado por agências de fomento antes de avaliar pesquisadores e programas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo evaluar el impacto de la pandemia de COVID-19 en la producción de artículos de Educación Física que involucran a adultos mayores. En este estudio bibliométrico, se evaluaron 558 investigadores de programas de posgrado en Educación Física de Brasil entre 2018 y 2022. Solo fueron incluidos artículos con adultos mayores. Los artículos fueron analizados según el Qualis y el factor de impacto de las revistas. De un total de 17,932 manuscritos, 969 envolvieran adultos mayores. Durante la pandemia, hubo una disminución en el número de artículos publicados (P = 0.001), acompañada por un empeoramiento del Qualis (P = 0.001). La pandemia no afectó el factor de impacto de los periodicos (P = 0.426). Los resultados resaltan el impacto de la pandemia en la producción de artículos con adultos mayores, subrayando la necesidad de que las agencias de financiamiento consideren este aspecto antes de evaluar investigadores y programas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to assess the impact of the COVID-19 pandemic on the production of Physical Education articles involving older individuals. In this bibliometric study, 558 researchers of Physical Education graduate programs in Brazil were evaluated between 2018 and 2022. Only articles targeting older individuals were included. The articles were analyzed based on Qualis ranking and the journals’ impact factors. Out of a total of 17,932 manuscripts, 969 involved older individuals. During the COVID-19 pandemic, there was a decline in the number of articles published with older adults (P = 0.001), accompanied by a worsening of Qualis ranking (P = 0.001). The COVID-19 pandemic, differently, did not affect the impact factor of the journals (P = 0.426). The findings highlight the impact of the COVID-19 pandemic on the production of articles with older individuals, reinforcing the need for funding agencies to consider this aspect before evaluating researchers and programs.
  • PARACANOAGEM NO BRASIL: FINANCIAMENTO E DESENVOLVIMENTO Artigos Originais

    Maiola, Leonardo; Santos, Luiz Gustavo Teixeira Fabricio dos; Baião Junior, Arlindo Antonio; Duarte, Edison

    Resumo em Português:

    Resumo A paracanoagem é uma das modalidades que foram incluídas nos Jogos Paralímpicos de Verão. O presente estudo teve como objetivo analisar o desenvolvimento financeiro da paracanoagem no Brasil, por meio de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de cunho exploratório, descritiva por meio de levantamento bibliográfico e documental. Como resultado foi observado aporte financeiro a atletas e às entidades esportivas durante o ciclo 2012 e 2016, havendo redução nestes incentivos no ciclo 2016 e 2018. Concluímos que houve aumento de recursos após sua inclusão nos Jogos Paralímpicos, porém sem investimentos de recursos privados. Ainda que os resultados demonstram evolução é fundamental entender como foi aplicado o recurso para avaliar a eficiência do investimento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La paracanotaje es una de las modalidades incluidas en los Juegos Paralímpicos. El presente estudio tuvo como objetivo analizar el desarrollo financiero de la paracanotaje en Brasil, a través de una investigación con enfoque cualitativo, de carácter exploratorio, descriptivo a través de una investigación bibliográfica y documental. Como resultado, se observó un gran aporte financiero a los atletas y a las entidades deportivas durante los ciclos 2012 y 2016, habiendo una pequeña reducción en estos incentivos en los ciclos 2016 y 2018. Concluimos que hubo un aumento significativo de recursos después de su inclusión en los Juegos Paralímpicos, pero sin inversiones de recursos privados. Aunque los resultados demuestran evolución, es fundamental entender cómo se aplicó el recurso para evaluar la eficiencia de la inversión.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Paracanoeing is one of the sports included in the Paralympic Games. The present study aimed to analyze the financial development of paracanoeing in Brazil, through a qualitative research approach, exploratory in nature, descriptive through literature and documentary research. As a result, it was observed a significant financial contribution to athletes and sports entities during the 2012 and 2016 cycles, with a small reduction in these incentives in the 2016 and 2018 cycles. We conclude that there was a significant increase in resources after its inclusion in the Paralympic Games but without private resource investments. Although the results demonstrate evolution, it is essential to understand how the resource was applied to evaluate the efficiency of the investment.
  • CULTURA INDÍGENA KAINGANG E O CUIDADO AMBIENTAL: ABORDAGENS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Artigos Originais

    Silveira, Adir; Silva, Tatiane Motta da Costa e; Silva, Renata Colbeich da; Noronha, Diego de Matos; Cunha, Álvaro Luís Ávila da

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo busca analisar as diferentes percepções das práticas pedagógicas de uma professora indígena e de uma professora não indígena, além de investigar as opiniões dos estudantes em relação à incorporação da cultura indígena Kaingang e da conscientização ambiental nas aulas de Educação Física. A metodologia adotada enfocou as experiências e narrativas de duas professoras atuantes em escolas indígenas, bem como envolveu a aplicação de questionários aos estudantes. Os resultados revelaram que a professora indígena introduz a cultura Kaingang por meio de atividades como jogos indígenas, o enfoque no meio ambiente é realizado através de trilhas e atividades relacionadas. Os estudantes enfatizaram a importância de incorporar a cultura indígena e a conscientização ambiental nas aulas. Assim, este estudo se propôs a trazer novas perspectivas às práticas pedagógicas, destacando a interação entre seres humanos e o ambiente natural como uma reflexão relevante para a Educação Física escolar.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El estudio busca analizar las diferentes percepciones sobre las prácticas pedagógicas de una maestra indígena y una maestra no indígena, además de investigar las opiniones de los estudiantes respecto de la incorporación de la cultura indígena Kaingang y la conciencia ambiental en las clases de Educación Física. La metodología adoptada se centró en las experiencias y narrativas de dos docentes que trabajan en escuelas indígenas, además de involucrar la aplicación de cuestionarios a los estudiantes. Los resultados revelaron que el maestra indígena introduce la cultura Kaingang a través de actividades como juegos indígenas, y el enfoque en el medio ambiente lo realiza a través de senderos y actividades afines. Los estudiantes enfatizaron la importancia de incorporar la cultura indígena y la conciencia ambiental en las clases. Así, este estudio se propuso aportar nuevas perspectivas a las prácticas pedagógicas, destacando la interacción entre los seres humanos y el medio natural como una reflexión relevante para la Educación Física escolar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study seeks to analyze the different perceptions of the pedagogical practices of an indigenous teacher and a non-indigenous teacher, in addition to investigating students' opinions regarding the incorporation of Kaingang indigenous culture and environmental awareness in Physical Education classes. The methodology adopted focused on the experiences and narratives of two teachers working in indigenous schools, as well as involving the application of questionnaires to students. The results revealed that the indigenous teacher introduces the Kaingang culture through activities such as indigenous games, and the focus on the environment is carried out through trails and related activities. Students emphasized the importance of incorporating indigenous culture and environmental awareness into classes. Thus, this study aimed to bring new perspectives to pedagogical practices, highlighting the interaction between human beings and the natural environment as a relevant reflection for school Physical Education.
  • MULHERES EM PEDAGOGIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ABORDAGEM DAS DIFICULDADES EM SUAS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS Artículos Originales

    Castillo, Carlos Matus; Rodríguez, Mery; Contreras, Johana

    Resumo em Português:

    Resumo A literatura tem destacado a masculinização da carreira de Pedagogia em Educação Física (PEF). Neste estudo, buscou-se compreender, a partir da perspectiva de gênero, as dificuldades nas experiências formativas das estudantes de PEF no contexto de uma carreira masculinizada. Adotando uma abordagem qualitativa dentro do paradigma interpretativo, foram realizados seis grupos focais com um total de 20 estudantes mulheres de seis universidades chilenas, nos quais foi utilizado um roteiro semiestruturado. Os dados coletados foram analisados tematicamente para identificar temas recorrentes e variações nas respostas. Foram feitas interpretações para buscar relações e significados subjacentes. Três descobertas relevantes emergiram: a) uma baixa consciência sobre a presença da masculinização na carreira; b) a persistência do sexismo e estereótipos de gênero, aos quais as estudantes reagiram por meio de justificação, resignação e questionamento; e c) uma divisão e, às vezes, hierarquização entre o esporte e a pedagogia em termos de gênero.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La literatura ha destacado la masculinización de la carrera de Pedagogía en Educación Física (PEF). En este estudio, se buscó comprender desde la perspectiva de género las dificultades en las experiencias formativas de las estudiantes de PEF en el contexto de una carrera masculinizada. Adoptando un enfoque cualitativo dentro del paradigma interpretativo, se llevaron a cabo seis grupos focales con un total de 20 estudiantes mujeres de seis universidades chilenas en los cuales se utilizó un guión semiestructurado. Los datos recopilados se analizaron temáticamente para identificar temas recurrentes y variaciones en las respuestas. Se realizaron interpretaciones para buscar relaciones y significados subyacentes. Tres hallazgos relevantes surgieron: a) una baja conciencia sobre la presencia de la masculinización en la carrera; b) la persistencia de sexismo y estereotipos de género, a los cuales las estudiantes reaccionaron mediante justificación, resignación y cuestionamiento; y c) una división y, a veces, jerarquización entre el deporte y la pedagogía en términos de género.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The literature has highlighted the masculinization of the Physical Education Teacher Education (PETE) career. This study aimed to understand, from a gender perspective, the difficulties in the formative experiences of female PETE students within the context of a masculinized career. Adopting a qualitative approach within the interpretative paradigm, six focus groups were conducted with a total of 20 female students from six Chilean universities using a semi-structured script. The data collected were analyzed thematically to identify recurrent themes and variations in the responses. Interpretations were made to search for relationships and underlying meanings. Three relevant findings emerged: a) a low awareness of the presence of masculinization in the career; b) the persistence of sexism and gender stereotypes, to which students reacted through justification, resignation and questioning; and c) a division and, at times, hierarchization between sport and pedagogy in terms of gender.
  • ARTES MARCIAIS PARA ALUNOS EM RISCO DE EXCLUSÃO SOCIAL; INVESTIGAÇÃO AÇÃO PARTICIPATIVA EM UM CENTRO DIA Articulos Originales

    Fernández, Jorge Carlos Lafuente; Farias, Claudio; Gutiérrez-García, Carlos; Zubiaur, Marta; Fernández-Río, Javier

    Resumo em Português:

    Resumo Foram definidos dois objetivos: (O1) analisar os efeitos de uma intervenção de artes marciais nas atitudes face à violência; (O2) Apontar estratégias pedagógicas para esse tipo de programa. Um estudo de caso foi desenhado dentro de um processo de pesquisa-ação participativa. Participaram sete alunos do ensino básico (6-11 anos), utentes de um centro de dia. Foi implementada uma intervenção de oito semanas (15 sessões) baseada no Brazilian Jiu-Jitsu. As informações foram coletadas por meio de grupos focais, entrevistas individuais e diário do professor. A análise produziu três categorias/temas (nove subcategorias): mudanças (atitudes perante à violência, comportamento, relações sociais), sensações (positivas, negativas) e estratégias pedagógicas (contato físico, etiqueta, gerente, jogos com momentos de calma). Os objetivos declarados foram em grande parte alcançados através da redução das atitudes dos participantes face à violência (O1) e da indicação de estratégias pedagógicas para poder replicar a intervenção em diferentes contextos (O2). Portanto, o programa pode ser considerado um sucesso por melhorar as atitudes face à violência entre os jovens em risco de exclusão que frequentam um centro de dia.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Se plantearon dos objetivos: (O1) analizar los efectos de una intervención de artes marciales sobre las actitudes hacia la violencia; (O2) Señalar estrategias pedagógicas útiles para este tipo de programas. Se diseñó un estudio de caso dentro de un proceso de investigación-acción participativa. Participaron siete estudiantes de educación primaria (6-11 años) usuarios de un centro de día. Se implementó una intervención de ocho semanas (15 sesiones) basada en el Brazilian Jiu-Jitsu (BJJ). Se recogió información a través de grupos de discusión, entrevistas individuales y diario del profesor. El análisis produjo tres categorías/temas (nueve subcategorías): cambios (actitudes hacia la violencia, comportamiento, relaciones sociales), sensaciones (positivas, negativas) y estrategias pedagógicas (contacto físico, etiqueta, encargado, juegos con momentos de calma). Los objetivos planteados fueron ampliamente conseguidos, disminuyendo las actitudes hacia la violencia de los participantes (O1) y señalando estrategias pedagógicas para poder replicar la intervención en diferentes contextos (O2). Por lo tanto, el programa puede considerarse un éxito para la mejora de las actitudes hacia violencia de jóvenes en riesgo de exclusión que acudan a un centro de día.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Two objectives were set: (O1) to analyze the effects of a martial arts intervention on attitudes towards violence; (O2) Point out pedagogical strategies for this type of program. A case study was designed within a participatory-action-research process. Seven primary school students (6-11 years old), users of a day center, participated. An eight-week intervention (15 sessions) based on Brazilian Jiu-Jitsu was implemented. Information was collected through focus groups, individual interviews and the teacher's diary. The analysis produced three categories/themes (nine subcategories): changes (attitudes towards violence, behavior, social relationships), sensations (positive, negative) and pedagogical strategies (physical contact, etiquette, manager, games with moments of calm). The stated objectives were largely achieved by reducing participants' attitudes towards violence (O1) and indicating pedagogical strategies to be able to replicate the intervention in different contexts (O2). Therefore the program can be considered a success for improving attitudes towards violence among young people at risk of exclusion who attend a day center.
  • EM BUSCA DE MAIS EXCITAÇÃO: REFLEXÕES ACERCA DAS APOSTAS ESPORTIVAS Ensaios

    Cavalcante, Fernando Resende

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste ensaio é refletir acerca das apostas esportivas a partir da base teórica de Norbert Elias e Eric Dunning. Além disso, como suporte, analisa-se a estrutura dos sites de apostas esportivas e os estudos produzidos acerca do assunto. Assim, diante dos referenciais apresentados, conclui-se que os indivíduos que apostam no esporte estão em busca de mais excitação para além do que a assistência dessa atividade proporciona. Logo, se as apostas eram condimento para a excitação a fim de assistir uma luta, como apresentado por Elias no passado, hoje, certamente, diante da expansão do mercado das apostas esportivas, os indivíduos têm procurado cada vez mais esse condimento, ou seja, estão em busca de mais excitação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este ensayo es reflexionar sobre las apuestas deportivas desde la base teórica de Norbert Elias y Eric Dunning. Además, como apoyo, se analiza la estructura de los sitios de apuestas deportivas y los estudios producidos sobre el tema. Basándose en los referentes presentados, se concluye que los individuos que apuestan en deportes buscan más emoción que la que proporciona la mera asistencia a la actividad. Si las apuestas eran un condimento para la emoción de ver una pelea, como lo presentó Elias en el pasado, hoy, ante la expansión del mercado de las apuestas deportivas, los individuos sin duda buscan cada vez más este condimento, es decir, buscan más emoción.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this essay is to reflect on sports betting from the theoretical basis of Norbert Elias and Eric Dunning. Additionally, this essay analyzes the structure of sports betting websites and the studies produced on the subject. Based on the references presented, it is concluded that individuals who bet on sports are seeking more excitement beyond what the mere spectating of the activity provides. If betting was a condiment for the excitement of watching a fight, as Elias presented in the past, today, with the expansion of the sports betting market, individuals are undoubtedly seeking this condiment even more, that is, they are looking for increased excitement.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br