Acessibilidade / Reportar erro

A Predação Como Fator de Mortalidade em Populações da Cigarrinha-das-Pastagens, Deois flavopicta Stål (Homoptera: Cercopidae)

A cigarrinha-das-pastagens Deois flavopicta Stål é a principal praga de pastagens cultivadas nos Cerrados do Brasil Central. O inseto apresenta distribuição sazonal com três gerações anuais discretas durante a estação chuvosa (setembro-abril) e população sincronizada de ovos diapáusicos durante a estação seca (maio-agosto). Experimentos em pastagens cultivadas mostraram que predadores não-específicos foram capazes de alterar significativamente as taxas de mortalidade de ovos diapáusicos e ninfas de D. flavopicta. Predação foi um fator de mortalidade independente da densidade, reduzindo os ovos diapáusicos em aproximadamente 60% e ninfas de 20% a 47%. A taxa de mortalidade das ninfas resultante da predação não variou significativamente entre a primeira e a segunda geração anual. No entanto, a mortalidade de ninfas na terceira geração foi significativamente mais baixa, fato relacionado ao maior grau de agregação das ninfas em refúgios espaciais. Observações diretas de interações predador-presa nas pastagens sugerem que, potencialmente, as formigas representam o grupo que mais contribui para a mortalidade observada, embora esse impacto deva ainda ser verificado experimentalmente. Taxas de mortalidade mais altas em ovos e ninfas de D. flavopicta expostos aos predadores indicam que a predação pode ser um fator importante na determinação da população de adultos. Desta forma, práticas de manejo das pastagens que perturbam a comunidade de predadores podem resultar em densidades mais altas das cigarrinhas.

Insecta; comunidade de insetos; dinâmica populacional; curva de sobrevivência


Sociedade Entomológica do Brasil Sociedade Entomológica do Brasil, R. Harry Prochet, 55, 86047-040 Londrina PR Brasil, Tel.: (55 43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: editor@seb.org.br