Acessibilidade / Reportar erro

Uso de extrato de nim no controle de acaríase por Myobia musculi Schranck (Acari: Miobidae) e Myocoptes musculinus Koch (Acari: Listrophoridae) em camundongos (Mus musculus var. albina L.)

Use of neem extract in the control of acariasis by Myobia musculi Schranck (Acari: Miobidae) and Myocoptes musculinus Koch (Acari: Listrophoridae) in mice (Mus musculus var. albina L.)

O objetivo do trabalho foi avaliar a ação acaricida do extrato de nim sobre a forma de pomada, no tratamento da acaríase em camundongos (Mus musculus var. albina L.) naturalmente infestados por Myobia musculi Schrank e Myocoptes musculinus Koch. Foram selecionados 20 animais parasitados e distribuídos em quatro grupos: controle (vaselina), nim a 5%, 10% e 20%. Os animais foram submetidos ao tratamento a cada 48h e mantidos confinados em gaiolas, com alimento e água ad libitum e acompanhados diariamente ao longo de 24 dias. Houve redução significativa do número médio de ácaros recuperados a partir de 96h na concentração de nim a 20%, em comparação com as demais concentrações (P < 0,05). A partir das 120h da aplicação, as concentrações de 10% e 20% também apresentaram resultados significativos quando comparados com o grupo controle (P < 0,05 e P < 0,01; respectivamente). A partir de 168h, os animais tratados com as concentrações de 10% e 20% mostraram resultados significativos (P < 0,01) em comparação com o controle e os ácaros não foram mais observados. Após 216h da aplicação, a pelagem estava totalmente recuperada e os animais permaneceram livres da infestação, nas concentrações de 10% e 20% (P < 0,01). A pomada de nim apresentou atividade acaricida nas concentrações de 10% e 20% em camundongo quando aplicada topicamente, além de mostrar boa atividade flogística, cicatrizante e não desenvolver efeitos colaterais.

Acaricida; Azadirachta indica


Sociedade Entomológica do Brasil Sociedade Entomológica do Brasil, R. Harry Prochet, 55, 86047-040 Londrina PR Brasil, Tel.: (55 43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: editor@seb.org.br